Conheça as aventuras de Dóris, formiga filósofa interessada em compreender os seres humanos

Formigas são seres que aguçam a nossa imaginação. Pequeninas, são também organizadas, trabalhadoras e muito unidas umas às outras. Em Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos), lançamento da PAULUS, Mônica Guttmann conta a história da formiguinha Dóris, muito especial e diferente.

Segundo a autora, Dóris também é filósofa, pois gosta e necessita observar, refletir e questionar sobre as coisas da vida, os valores e as necessidades dos homens. “Nesta narrativa, Dóris é enviada ao mundo dos humanos para observar, anotar em seu diário e levar ao mundo das formigas tudo aquilo que achou importante e interessante [...] Como as formigas gostavam muito de trabalhar e queriam sempre progredir, essa seria uma ótima maneira de aprenderem algo de positivo com aqueles que povoam a Terra”, explica.

A primeira parte do livro é dedicada às suas aventuras na hora de dormir, à mesa com uma família, na escola, no supermercado, na academia, no hospital, no cinema, no ambiente empresarial e até em relação à tecnologia e ao dinheiro. “Dóris se aproximou de uma criança que morava na rua. Ela pedia dinheiro nos vidros dos carros. Dentro dos carros havia mundos à parte! Telefone celular, televisão, computador, aparelho de CD, alto-falantes, antenas, botões, ar condicionado, luzes (...). Dóris sabia que a realidade da criança pobre e faminta era bem diferente da realidade das pessoas que tinham dinheiro e, aos poucos, foi percebendo que as coisas mais importantes da vida eram diferentes de pessoa para pessoa, de grupo para grupo, de classe social para classe social, de cultura para cultura!”, destaca a autora em uma das páginas.

Já na segunda parte, o leitor tem acesso ao diário de Dóris, texto no qual ela escreve suas principais percepções e conclusões a respeito dos humanos, como “A música alegra o coração dos humanos”, “Os seres humanos fazem malabarismos para chamar a atenção”, “Os humanos se comunicam de formas muito diferentes das formigas”, entre outras. Por fim, Mônica indica inúmeras atividades relacionadas aos assuntos abordados, a fim de incentivar os pequenos a desenvolver a criatividade e a compreender as mensagens propostas, como desenhar, pintar, escrever histórias e poemas, inventar objetos, fotografar etc.

Com belas ilustrações, Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos) é o primeiro título da série Descobrindo o Mundo com Dóris, que tem como objetivo estimular crianças e adultos a olhar o mundo e a si mesmos de maneira mais profunda e sensível, a partir da expressão reveladora da arte, das reflexões fundamentais da filosofia e da essência da psicologia.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC de São Paulo. Também é arte-educadora, arte-terapeuta e escritora, além de atender como psicoterapeuta e arte-terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Tem diversos livros infantis publicados e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arte-terapia, psicologia e educação.
Fábio Costa nasceu em São paulo, em 1981. Ele atua como artista há 10 anos em diversas áreas. Cria cenários, luz, figurinos e adereços de cena para teatro; como artista gráfico, cria simulações e animações em 3D para áreas de publicidade, engenharia e entretenimento. Fábio fez diversas ilustrações para várias empresas de publicidade, e "Dóris" é seu primeiro trabalho como ilustrador de livros infantis.

Serviço

Título: Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos)
Autora: Mônica Guttmann
Ilustrações: Fábio Costa e Mônica Guttmann
Coleção: Descobrindo o Mundo com Dóris
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 64
Preço: R$ 18,00
Áreas de interesse: Artes, Ciências, Língua Portuguesa, História e Geografia

0 comments:

Postar um comentário