CCBB DE BRASÍLIA RECEBE SESSÃO VITRINE

Atualmente o cinema brasileiro encontra-se cada vez mais consolidado, em um momento em que os filmes destacam-se em festivais nacionais e internacionais e são capazes de liderar bilheterias. Um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país tem se destacado, e aos poucos conquista um público fiel e interessado em cineastas que têm muito para mostrar.

Esse cinema produzido muitas vezes com baixo orçamento e de forma totalmente independente diversificou e ajudou a aumentar a produção cinematográfica brasileira – atualmente são produzidos mais de 80 longas por ano.
Pensando nesse fato e na relação desproporcional existente entre número de filmes produzidos e número de salas no país, a Vitrine Filmes criou o Projeto SESSÃO VITRINE como forma alternativa de levar esses filmes ao encontro de um maior número de pessoas. O projeto visa a destacar esse cinema que recebe grande atenção dos principais festivais do Brasil e do mundo e criar uma relação entre o espectador e o evento de ir ao cinema, fortalecendo o circuito alternativo e investindo na formação de novas platéias.
O projeto já teve uma primeira edição em sete capitais brasileiras durante o mês de junho de 2011 e dessa vez estará em dezessete capitas; São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Goiânia, São Luiz, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belém do Pará, João Pessoa, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Campo Grande e Vitória.
Após uma bem-sucedida primeira edição, algumas capitais abraçaram o projeto e vão exibir os filmes da segunda edição da Sessão Vitrine. É o caso da capital federal, Brasília, que entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro terá uma mostra no CCBB.
Em Brasília o CCBB exibirá os longas e os curtas-metragens dessa edição entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro. A expectativa é que depois desse lançamento, os filmes sigam carreira em outros cinemas e cidades fora do circuito da Sessão Vitrine, como ocorreu anteriormente.
Os filmes exibidos são:
Curta: Fantasmas, de André Novais
Pacific [Brasil, 2009], de Marcelo Pedroso Gênero: Documentário. Sinopse: O documentário é todo construído a partir de imagens de passageiros de um cruzeiro que tem como destino uma das mais belas paisagens brasileiras, o arquipélago de Fernando de Noronha. Duração: 72 min. Classificação: a definir

Curta: A Amiga Americana, de Ivo Lopes e Ricardo Pretti
A Fuga da Mulher Gorila [Brasil, 2009], de Felipe Bragança e Marina Meliande Gênero: Ficção. Sinopse: Duas meninas em uma van neste Road Movie musical. Uma história sobre ódio, alegria, uma praia, cana de açúcar e um pouquinho de música. Duração: 82 min. Classificação: a definir.

Curta: Adormecidos, de Clarissa Campolina
Os Monstros [Brasil, 2011], de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti. Gênero: Ficção. Sinopse: Nenhum homem é um fracasso quando tem amigos. Duração: 81 min. Classificação: a definir.

Curta: As Sombras, de Marco Dutra e Juliana Rojas
Desassossego (Filme das maravilhas) [Brasil, 2011], de Karim Ainouz, Felipe Bragança, Marina Meliande, Ivo Lopes Araujo, Carolina Durao, Andrea Capella, Gustavo Bragança, Marco Dutra, Juliana Rojas, Helvecio Marins, Clarissa Campolina, Raphael Mesquita, Leonardo Levis, Caetano Gotardo. Gênero: Ficção. Sinopse: A partir de uma carta escrita inspirada em um bilhete encontrado em um armário abandonado por uma menina de 16 anos, 14 cineastas dirigiram 10 fragmentos de filmes, que foram costurados como uma carta filme de 63 minutos, falando de amor, utopia, explosões e apocalipse. Duração: 63 min. Classificação: a definir.

Os Residentes [Brasil, 2010], de Thiago Mata Machado. Gênero: Ficção. Duração: 119 min. Classificação: a definir. Sinopse: Em uma casa abandonada, os Residentes instauram uma nova zona autônoma temporária. Jura e o filho alojam-se na cozinha, Matheus e Ava enfurnam-se num quarto, Dimas marca seu território pelas paredes da casa. Logo, eles receberão novos hóspedes: um velho militante neoísta, um auto-exilado e uma artista plástica de renome, aparentemente seqüestrada. As ambiências lúdicas que o grupo cria dentro da casa começam repentinamente a se proliferar pelas ruas da cidade. Obs.: Não será exibido curta-metragem antes do filme “Os Residentes”

Curta: Material Bruto, de Ricardo Alves Júnior
Avenida Brasília Formosa [Brasil, 2010], de Gabriel Mascaro Gênero: documentário. Sinopse: Fábio é garçom e cinegrafista. Registra importantes eventos no bairro de Brasília Teimosa. No seu acervo, raras imagens da visita do presidente Lula às palafitas. Duração: 85 min. Classificação: a definir.

Curta: De volta ao Quarto 666, de Gustavo Spolidoro
Crítico [Brasil, 2008], de Kleber Mendonça Filho. Gênero: documentário. Sinopse: 70 críticos e cineastas discutem o cinema a partir do sempre interessante conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico. Duração: 76 min. Classificação: a definir.

Serviço:
Mostra Sessão Vitrine – CCBB Brasília 30/08 até 04/09
Entrada Gratuíta
"SCES Trecho 2 Conjunto 22 - Brasília - DF / Informações: 3108-7600 - facebook.com/ccbb.brasilia - bb.com.br/cultura - twitter.com/ccbb_df"
"Ônibus gratuito. Verifique horários e locais de saída - SAC 0800 729 0022 - Ouvidoria BB 0800 729 5678 - Deficiente Auditivo ou de Falta - 0800 729 0088"

0 comments:

Postar um comentário