RETROSPECTIVA STEPHEN FREARS - 19 de julho a 04 de agosto de 2011

Ao longo de seus 70 anos de vida, completados no último dia 20 de junho, e de uma brilhante carreira iniciada em 1969, na televisão britânica, o diretor Stephen Frears provou-se capaz de desenvolver seu trabalho com igual competência tanto em obras autorais, como Os Imorais ou O Traidor, quanto em projetos comerciais para os quais foi contratado, como O Segredo de Mary Reilly ou a badalada adaptação literária Alta fidelidade.

Nascido no dia 20 de junho de 1941, em Leicester, Reino Unido, Frears só chegou à carreira cinematográfica depois de graduar-se em Direito, na Universidade de Cambridge, e desistir da carreira jurídica para juntar-se ao prestigiado grupo de teatro Royal Court Theatre, onde se tornou assistente do diretor Lindsay Anderson e conheceu o ator Albert Finney, que viria a estrelar o primeiro filme dirigido por Frears, Gumshoe, em 1971. Apesar desta primeira experiência na direção de longas-metragens para cinema, e de outra no final da década, com o filme Bloody kids, Frears dedicou-se ao longo de toda a década de 1970 à televisão, dirigindo inúmeros telefilmes, episódios de séries e programas especiais.

Foi apenas em 1984 que a carreira cinematográfica do diretor se iniciou de fato, com o lançamento de O Traidor, recebido com entusiasmo pela crítica e imediatamente transformado em cult movie do cinema britânico dos anos 1980 – mesmo tratamento recebido por sua obra seguinte, Minha adorável lavanderia, que teve ainda o mérito de revelar o talento do ator Daniel Day-Lewis.

A partir dali, Frears passou a ocupar o posto de um dos grandes cineastas britânicos contemporâneos, posição que mantém até hoje, após mais de duas décadas dirigindo produções britânicas e norte-americanas.

Especialista em adaptações literárias, Frears foi responsável por levar às telas diversos best-sellers, como Ligações perigosas, sua primeira incursão em Hollywood, adaptada do clássico romance epistolar de Choderlos de Laclos, e Alta fidelidade, a muito aguardada versão cinematográfica do fenômeno literário de Nick Hornby. Frears também dirigiu dois filmes baseados em romances do escritor irlandês Roddy Doyle, o mesmo de The Commitments: A Grande família e A Van.

Ambos inéditos no mercado de DVD no Brasil. Grande diretor de elenco, Stephen Frears conduziu nada menos do que seis atrizes em atuações indicadas ao Oscar, como Glenn Close, em Ligações perigosas, Anjelica Huston, em Os Imorais, Judi Dench em Sra. Henderson apresenta, e Helen Mirren, em A Rainha, pelo qual a inglesa foi premiada.

Seu currículo de premiações também é invejável: embora nunca tenha conquistado um Oscar como diretor, foi indicado duas vezes à categoria (por Os Imorais e A Rainha) e teve também dois de seus filmes indicados ao prêmio de Melhor Filme (Ligações perigosas e A Rainha), além de ter sido indicado também duas vezes ao prêmio BAFTA de Melhor Diretor e de ter vencido o Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim, em 1999, por Terra de paixões, o César de Melhor Filme Estrangeiro por Ligações perigosas e o Goya na categoria de Melhor Filme Europeu por A Rainha.

Em homenagem a este cineasta, um dos mais importantes de sua geração e um dos mais consistentes em atividade, a Cinemateca Brasileira apresenta uma ampla retrospectiva do diretor, exibindo 13 de seus principais longas-metragens, incluindo seu último filme, O Retorno de Tamara, inédito nos cinema brasileiros, onde foi lançado diretamente no mercado de home vídeo, e duas pérolas há muito ausentes das telas, ambas em raras cópias de 35mm: A Grande família, ainda inédito em DVD no Brasil, e Liam, que, embora lançado em DVD no país, já está fora do catálogo de sua distribuidora. Também merece destaque na programação da mostra a exibição de uma cópia em 35mm de Minha adorável lavanderia, com legendas eletrônicas em português.

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

Taxa de manutenção:R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada) / as exibições em DVD têm entrada franca

Atenção: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES:

Alta fidelidade (High fidelity), de Stephen Frears
EUA/Inglaterra, 2000, 35mm, cor, 113’ | Legendas em português | Exibição em DVD
John Cusack, Iben Hjejle, Todd Louiso, Jack Black, Lisa Bonet, Catherine Zeta-Jones, Joan Cusack, Tim Robbins

Baseado no best-seller internacional homônimo de Nick Hornby, Alta fidelidadeé uma comédia romântica sobre o proprietário de uma decadente loja de discos, localizada em uma pequena rua de Chicago. Ele vende música à moda antiga, em discos de vinil e CDs, mas o que realmente está em crise é sua vida amorosa. Depois de ser abandonado por sua namorada de longa data, ele passa a reexaminar todas as fracassadas tentativas de romance de seu passado. Fanático pela criação de listas, ele elenca num “top five” os seus relacionamentos anteriores e passa a entrar em contato com cada uma de suas ex-namoradas. A trilha sonora, repleta de ídolos “indie” como Velvet Underground, Elvis Costello, Thirteen Floor Elevators e Beta Band, é, evidentemente, um destaque. Mas o filme é também responsável por ter revelado ao mundo o talento cômico do ator Jack Black, que teve aqui seu primeiro papel memorável, como um funcionário amalucado da loja do protagonista.

Classificação indicativa: 14 anos
sex 22 21h00 | qua 03 19h00 | ENTRADA FRANCA


Chéri, de Stephen Frears
Inglaterra/Alemanha/França, 2009, 35mm, cor, 86’ | Legendas em português
Michelle Pfeiffer, Rupert Friend, Kathy Bates, Felicity Jones, Tom Burke, Joe Sheridan

Situado na exuberante Paris do início do século XX, Chéri conta a história da relação amorosa entre uma linda cortesã aposentada e o bem mais jovem filho de sua antiga companheira de profissão e rival. Atormentada pela chegada da idade e ansiosa por manter-se jovem, ela educa o imaturo e mimado garoto nas artes do amor, sem saber que a mãe dele planeja secretamente o casamento do rapaz com a filha de outra rica ex-cortesã. Baseado na obra homônima da escritora francesa Colette, Chérifoi o último filme dirigido por Stephen Frears a ser lançado nos cinemas brasileiros.

Classificação indicativa: 14 anos
ter 26 20h45 | dom 31 16h00

A Grande família (The Snapper), de Stephen Frears
Inglaterra, 1993, 35mm, cor, 95’ | Legendas em português
Colm Meaney, Ruth McCabe, Tina Kellegher, Peter Rowan, Brendan Gleeson

Na Irlanda, a jovem e voluntariosa Sharon vive com seus pais e seus numerosos irmãos e irmãs, todos da classe operária. Quando fica grávida, recusa-se a revelar o nome do pai da criança, transformando-se no assunto preferencial das conversas do vilarejo. Com o marido sempre embriagado, a matriarca empenha-se em conduzir os rumos da família dentro do bom-senso e do amor. Forte e autêntico, o filme é um retrato bem-humorado da classe operária irlandesa, bem ao estilo do escritor Roddy Doyle, o mesmo autor de The Commitments e A Van, responsável pelo romance do qual este filme foi adaptado. Feito originalmente para a televisão britânica, o filme ganhou distribuição comercial nos cinemas de todo o mundo, mas permanece inédito em DVD no Brasil.

Classificação indicativa: 14 anos
dom 24 20h30 | sáb 30 18h30 | qua 03 21h15

Herói por acidente (Hero), de Stephen Frears
EUA, 1992, 35mm, cor, 118’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Dustin Hoffman, Geena Davis, Andy Garcia, Joan Cusack, Kevin J. O'Connor, Tom Arnold

Após um grave acidente de avião, um mendigo egoísta e intratável consegue salvar dos destroços 54 vítimas, mas simplesmente desaparece, mantendo o anonimato. Uma ambiciosa repórter que estava entre os sobreviventes lança uma campanha para encontrar o herói, oferecendo-lhe uma grande quantia em dinheiro, mas acaba atraindo um impostor, que se identifica como o herói anônimo, recebe todo o dinheiro e o crédito pela bravura e torna-se famoso na mídia.

Classificação indicativa: 12 anos
qui 21 21h00 | sáb 23 19h00 | ENTRADA FRANCA

Os Imorais (The Grifters), de Stephen Frears
EUA, 1990, 35mm, cor, 119’ | Legendas em português | Exibição em DVD
John Cusack, Anjelica Huston, Annette Bening, J.T. Walsh, Charles Napier

Retrato ácido do submundo dos pequenos criminosos de Los Angeles, por meio da história de um triângulo amoroso que envolve uma veterana bookmaker de corrida de cavalos, seu filho, um golpista barato, e a namorada dele, uma ambiciosa mulher que seduz homens ricos por dinheiro. Sem jamais confiarem um no outro, eles tentam enriquecer a todo custo, usando como armas a sedução, a astúcia e o cinismo. Com produção de Martin Scorsese, também responsável pela voz em ‘off’ que se ouve na narração do início, o filme conquistou quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado (baseado em livro de Jim Thompson).

Classificação indicativa: 18 anos
ter 26 18h30 | qui 04 21h00 | ENTRADA FRANCA

Liam, de Stephen Frears
Inglaterra/Alemanha/França/Itália, 2000, 35mm, cor, 91’ | Legendas em português
Ian Hart, Claire Hackett, Anthony Borrows, David Hart, Megan Burns, Anne Reid, Russell Dixon

A história de uma família irlandesa que cai na miséria após o patriarca perder seu emprego como estivador durante a recessão econômica na Liverpool dos anos 1930, contada pela perspectiva do caçula a família, o garoto Liam. A irmã adolescente de Liam, por sua vez, consegue um trabalho como empregada doméstica da família dos ex-patrões de seu pai, uma família judia. Vivendo num bairro católico irlandês, na parte pobre da cidade inglesa, eles precisam lidar não só com a pobreza, mas também com o preconceito e com a ascensão do fascismo. Vencedor do Prêmio OCIC no Festival de Veneza.

Classificação indicativa: 12 anos
qua 27 19h00 | sex 29 20h30

Ligações perigosas (Dangerous liaisons), de Stephen Frears
EUA/Inglaterra, 1988, 35mm, cor, 119' | Legendas em português | Exibição em DVD
Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Keanu Reeves, Uma Thurman, Swoosie Kurtz

No século XVIII, em meio a decadência da aristocracia francesa e às vésperas da Revolução, a Marquesa de Merteuil convence o Visconde de Valmont, um notório sedutor, a corromper, em nome de uma aposta, uma jovem da corte ainda virgem. Trata-se de um plano para vingar-se de seu ex-amante. Com diálogos ácidos e precisos e uma perfeita reconstituição de época, o filme foi umrande sucesso de bilheteria, indicado ao Oscar em sete categorias, e conquistou três prêmios: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. O famoso romance epistolar de Choderlos de Laclos em que o filme foi baseado já fora adaptado anteriormente para o teatro por Christopher Hampton e ganharia novas versões cinematográficas no ano seguinte, pelas mãos de Milos Forman (no filme Valmont) e, em 1999, como um drama adolescente contemporâneo, em Segundas intenções.

Classificação indicativa: 18 anos
sex 22 18h15 | qui 28 21h00 | ENTRADA FRANCA

Minha adorável lavanderia (My beautiful laundrette), de Stephen Frears
Inglaterra, 1985, 35mm, cor, 97’ | Legendas em português
Daniel Day-Lewis, Gordon Warnecke, Saeed Jaffrey, Roshan Seth, Derrick Branche, Rita Wolf

O cotidiano de um imigrante paquistanês homossexual em Londres, cercado de discriminação e preconceito. Junto com um amigo inglês, ele assume a administração da lavanderia falida de seu tio, até que ambos se apaixonam e iniciam um tumultuado relacionamento. Marco no cinema inglês oitentista, este longa-metragem dirigido pelo premiado Stephen Frears (de Ligações perigosas, Os imorais e A rainha) revelou o talento de Daniel Day-Lewis, que futuramente venceria dois Oscars de Melhor Ator (por Meu pé esquerdo e Sangue negro). O roteiro de Hanif Kureishi, baseado num romance de sua autoria, foi indicado ao Oscar.

Classificação indicativa: 18 anos
qua 27 21h00 | sáb 30 20h30

A Rainha (The Queen), de Stephen Frears
Inglaterra/França/Itália, 2006, 35mm, cor, 103’ | Legendas em português
Helen Mirren, Michael Sheen, James Cromwell, Alex Jennings, Roger Allam, Tim McMullan

Drama que retrata os bastidores da interação entre a rainha Elizabeth II da Inglaterra e o então recém-empossado Primeiro Ministro Britânico, Tony Blair, logo após a morte da princesa Diana. O filme discute a tragédia do ponto de vista da família Real e se concentra na pressão popular para que a rainha desse uma manifestação pública de lamentação. Com uma interpretação impecável da protagonista, o filme conquistou o Oscar de Melhor Atriz e foi indicado noutras cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

Classificação indicativa: 12 anos
sex 29 18h30 | dom 31 20h30

O Retorno de Tamara (Tamara Drewe), de Stephen Frears
Inglaterra, 2010, 35mm, cor, 111’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Gemma Artenton, Roger Allam, Dominic Cooper, Jessica Barden, Luke Evans, Bill Camp

Após a morte de as mãe, que lhe deixou como herança a casa onde ela cresceu, uma jovem jornalista retorna à sua cidade natal no interior da Inglaterra para concluir a venda do imóvel. Considerada um “patinho feio” quando partira, na adolescência, ela desperta a admiração, a curiosidade e a inveja dos moradores da cidade, já que agora se tornou uma mulher bela e moderna. Sua chegada também reacende a paixão de um antigo namorado, que tentará a todo custo reconquistá-la. Rodado quase integralmente no interior da Inglaterra, em belas paisagens rurais, o longa-metragem é baseado nas histórias em quadrinhos da personagem Tamara Drewe, de Posy Simmonds, publicadas em tirinhas semanais pelo jornal The Guardian.

Classificação indicativa: 14 anos
ter 19 21h00 | qui 04 19h00 | ENTRADA FRANCA

O Segredo de Mary Reilly (Mary Reilly), de Stephen Frears
EUA, 1996, 35mm, cor, 108’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Julia Roberts, John Malkovich, Michael Sheen, Michael Gambon, Glenn Close, Ciarán Hinds

A clássica história de terror do Dr. Jekyll e Sr. Hyde, imortalizada no clássico da literatura O Médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson, ganha aqui uma nova releitura, que a narra sob o ponto de vista da devotada governanta do Dr. Jekyll, Mary Reilly. Igualmente atraída pelo gentil patrão, Dr. Jekyll, e por seu misterioso assistente, Sr. Hyde, ela enfrenta inúmeros perigos ao desconfiar que seu chefe pode estar por trás de misteriosos assassinatos que vêm acontecendo na Londres do século XIX.

Classificação indicativa: 18 anos
qui 21 19h00 | ter 02 21h00 | ENTRADA FRANCA

Sra. Henderson apresenta (Mrs. Henderson presents), de Stephen Frears
Inglaterra/EUA, 2005, 35mm, cor, 103’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Judi Dench, Bob Hoskins, Kelly Reilly, Christopher Guest, Anna Brewster, Will Young, Thelma Barlow

Cinebiografia que refaz a trajetória de Laura Henderson, fundadora do lendário Windmill Theater e uma das personalidades mais influentes e excêntricas da sociedade inglesa antes da Segunda Guerra Mundial. Henderson provocou a recatada sociedade britânica ao exibir em seu teatro montagens com atrizes completamente nuas. O filme recebeu duas indicações ao Oscar: Melhor Atriz e Melhor Figurino.

Classificação indicativa: 14 anos
qua 20 21h00 | ter 02 19h00 | ENTRADA FRANCA

O Traidor (The Hit), de Stephen Frears
Inglaterra, 1984, 35mm, cor, 98’ | Legendas em português | Exibição em DVD
John Hurt, Tim Roth, Laura del Sol, Terence Stamp, Bill Hunter, Fernando Rey, Jim Broadbent

Após testemunhar no tribunal contra os seus antigos parceiros na máfia, ex-gângster é forçado a viver escondido numa aldeia rural na Espanha, onde crê estar a salvo da vingança deles. Mas um dia, dez anos depois, dois assassinos contratados são enviados para raptarem o traidor e escoltá-lo até Paris, onde mafiosos pretendem julgá-lo e executá-lo. Thriller policial responsável por revelar o talento do diretor inglês.

Classificação indicativa: 16 anos
ter 19 19h00 | sáb 23 21h15 | ENTRADA FRANCA

0 comments:

Postar um comentário