NICOLAS VLAVIANOS NA CAIXA CULTURAL

A CAIXA Cultural Brasília inaugura, na próxima terça-feira (05), às 19h, a exposição “Espaço Arte Aço – A Escultura de Vlavianos”. A mostra ocupa a Galeria Principal, com visitação até 14 de agosto. Com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, a exposição é livre para todos os públicos.
A mostra faz uma justa homenagem ao escultor Nicolas Vlavianos e à sua obra, que tem origem na Grécia, onde nasceu; passa por importantes ateliês em Paris, e chega ao Brasil, por conta de sua participação na VI Bienal de São Paulo, onde se estabelece desde 1961, com uma produção constante e recorrente.
A mostra traz uma seleção de obras, que começa em Paris, nos anos 1950, passa pela Bienal, até chegar às suas esculturas públicas, de grande dimensão; estudos e desenhos preparatórios ilustram, e ajudam a compreender o processo de trabalho e de execução de obras, tecnicamente complexas, e de beleza brilhante.
A produção de Vlavianos, constante e vigorosa, apresenta uma recorrente contribuição ambiental, pois este trabalhador do aço e da arte utiliza resíduos industriais, na procura da diversidade e da beleza; trabalha com rebites, recortes, dobras, soldas, parafusos e todas as possibilidades técnicas que o aço, os metais variados e os resíduos, podem proporcionar.
Nicolas Vlavianos
Escultor nascido em Atenas, Grécia, em 1929, é radicado no Brasil desde 1961. Em 1956 inicia seu aprendizado em Paris, na “Académie de la Grande Chaumière ”, com o escultor Zadkine e na “Académie du Feu”, com Lazslò Szabo, onde executa suas primeiras esculturas em ferro soldado.
Sua primeira exposição acontece no “13ème Salon des Réalités Nouvelles”, no Musée des Beaux-Arts, Paris, em 1958; em 1959, participa do Salon de la Jeune Sculpture , Musée Rodin. Realiza sua primeira exposição individual no Institut Français d’Athènes, 1961; premiado pelo Ministério de Educação, durante a VI Exposição Pan-Helênica, em Atenas.
Integra a representação da Grécia na VI Bienal Internacional de São Paulo, cidade onde fixa residência. Nos anos 80, participa do Panorama da Escultura Brasileira no Século XX e expõe nas grandes mostras de escultura: Panorama de Arte Atual Brasileira/Escultura, MAM-SP; Um Século de Escultura no Brasil, MASP; Tradição e Ruptura, Fund. Bienal SP.
A partir de 2000, executa esculturas em grande dimensão e expõe, regularmente na Kouros Gallery, em Nova Iorque ; encontra-se presente em coleções institucionais, espaços públicos e parques de escultura, como a Pinacoteca de São Paulo, CAIXA Cultural, Arquivo do Estado, Palácio Bandeirantes, FAAP, MAM SP etc.
Informações e entrevistas:
Sérgio Pizoli (11) 3675-2408

Serviço:
Exposição “Espaço Arte Aço – A Escultura de Vlavianos”
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Principal
Abertura para convidados e imprensa: 05 de julho de 2011, das 19h às 22h
Visitação: de 06 de julho a 14 de agosto de 2011 – de terça-feira a domingo
Horário de visitação: das 9h às 21h
Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448
Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h)
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais

0 comments:

Postar um comentário