Bellucci reforça a dupla, Brasil bate o Uruguai e volta aos playoffs da Davis

A vitória de sexta-feira foi tranquila, e Thomaz Bellucci voltou para a quadra neste sábado, no lugar de João Souza, o Feijão, para a partida de duplas. A ideia do capitão João Zwetsch, de usar força máxima para fechar o duelo o quanto antes, deu certo. Por 6/4, 6/3 e 6/3, Bellucci e Bruno Soares derrotaram Marcel Felder e Martín Cuevas e fecharam em 3 a 0 a série melhor de cinco contra o Uruguai, em Montevidéu. Com o resultado, o time brasileiro volta aos playoffs do Grupo Mundial na Copa Davis. Pelo sexto ano seguido, a equipe tentará vencer e retornar à primeira divisão da competição. De 2006 a 2010, de Gustavo Kuerten a Thomaz Bellucci, o Brasil sempre esteve a uma vitória do Grupo Mundial, mas perdeu para Suécia, Áustria, Croácia, Equador e Índia.

Os dois primeiros pontos do duelo foram conquistados sem muito drama na sexta-feira. Sem precisar enfrentar o lesionado Pablo Cuevas (número 54 do mundo), Rogerinho (135) abriu o confronto vencendo Marcel Felder (367) por 3 a 0. Em seguida, Bellucci repetiu o placar sobre Martín Cuevas (634), irmão mais novo de Pablo.

A última vez que o Brasil disputou o Grupo Mundial foi em 2003, quando ainda tinha Gustavo Kuerten como número 1. Naquele ano, o time do capitão Ricardo Acioly, o Pardal, foi derrotado pela Suécia na primeira fase e, depois, nos playoffs, tombou diante do Canadá.

Bellucci só foi confirmado como titular nas duplas na manhã deste sábado, e o número 1 do Brasil entrou bem em quadra. Ele e Soares rapidamente abriram 4 a 0, e parecia que a vitória viria rapidamente. Felder e Cuevas, no entanto, esboçaram uma reação. Devolveram uma das quebras de saque, enquanto a torcida provocava os brasileiros com gritos de "está nervoso" e "beleza, Bellucci", a cada erro do paulista. O número 1 do Brasil, entretanto, manteve a concentração e, com seu saque, fechou a parcial em 6/4.

No segundo set, não houve susto. Os brasileiros conseguiram uma quebra logo no começo da parcial e mantiveram a ponta até o fim. No nono game, outra quebra selou em 6/3 a vitória. Era o oitavo set seguido vencido pelo Brasil em Montevidéu.

No começo do terceiro set, perto da eliminação, a torcida uruguaia começou a fazer mais barulho, tentando um último empurrão em seus jogadores. Cuevas e Felder mantiveram o jogo equilibrado por mais tempo, mas no sexto game, com uma dupla falta de Cuevas, os brasileiros conseguiram a quebra. Soares sacou em seguida, fez 5/2 e consolidou a vantagem. Com Bellucci no saque no nono game, não houve chance para os donos da casa.

==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Marcelo Ruschel / Vipcomm

2 comments:

Gabriel Dias disse...

Muito interessante ter este site abordando este esporte tão pouco falado aqui no Brasil. Sou brasileiro e moro nos Estados Unidos há 2 anos. Faço faculdade e jogo tenis pela minha Universidade na California. Venho lendo muito sobre esporte em geral em sites brasileiros, já escrevi para vários blogs e me sinto muito bem falando sobre um esporte que eu tanto amo e conheço que é o tenis.

Inclusive, escrevi algumas vezes para o Blog do Paulo Cleto, um comentarista de tenis famoso no mundo tenístico aqui no Brasil, e que já foi inclusive técnico da Copa Davis alguns anos atrás.

Venho por meio deste humilde comentário, parabenizar ao site que vem fazendo um ótimo trabalho, abordando inúmeros esportes, não se limitando apenas a paixão nacional que é o futebol.

Parabéns ao site mais uma vez e aos nossos tenistas brasileiros honrando a amarelinha.

Sorte a eles na próxima fase.

Grande Abraço,
Gabriel Dias

Dalton Jendiroba disse...

Olá Gabriel Dias, ..., muito obrigado por ter acessado o site, bem como, e principalmente, pelas palavras de elogio e, logicamente, pelo incentivo de sempre tentarmos fazer um site voltado para todos os gostos, com opções para quem gosta da tal falada "Paixão Nacional", como, também, por exemplo, para quem acompanha o tênis, no seu dia a dia, como vc.

Satisfação maior ainda, em saber que um jogar do esporte, gostou do que leu, e, também, de onde leu ...

Boa sorte aí na Califórnia, tanto com seu estudo, como, também, com o esporte escolhido. Esperando, logo logo, poder ver uma pessoa que já comentou no site, brilhar nas quadras de Grand Slam de Tênis.

E, quando acontecer isso, que, mesmo com toda fama, continue nos acompanhando, com críticas, elogios e sugestões.

Valeu, até breve e boa sorte !

Postar um comentário