Pinheiros/SKY Vence na Prorrogação e Força o Quarto Jogo das Semifinais

Desta vez, os detalhes foram favoráveis à equipe paulista, que fez 99 a 92 no Uniceub/BRB/Brasília, atual campeão do torneio, em casa e ganhou a primeira partida na série melhor de cinco jogos, que continua nesta sexta-feira (13/05), na capital federal O Pinheiros/SKY segue vivo no Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe paulista venceu o terceiro jogo da semifinal contra o Uniceub/BRB/Brasília por 99 a 92, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), na noite desta terça-feira (10/05). Com o resultado, o time comandado pelo técnico João Marcelo Leite forçou a realização de uma quarta partida na série melhor de cinco, que será realizada na capital federal, na sexta-feira (13/05), às 21h00, com transmissão ao vivo pelo SporTV (canal 39 da SKY).

O cestinha do Pinheiros/SKY no confronto foi Marquinhos, com 27 pontos. No início, o time pinheirense foi bem na defesa, neutralizando todos os pontos fortes dos rivais, que ainda não estavam em uma noite feliz, errando a maioria dos arremessos. Porém, o atual campeão do NBB reagiu, chegou a estar na frente no placar e forçou uma prorrogação que parecia improvável até o fim do terceiro quarto. Na hora da decisão, os paulistas voltaram a se impor na quadra, abriram vantagem para a vitória e fizeram 1 a 2 no playoff semifinal.

O jogo
O técnico João Marcelo Leite colocou em quadra a formação titular mais utilizada durante o NBB, com os pivôs Olivinha e Morro, os alas Marquinhos e Shamell e o armador Figueroa. Bruno Fiorotto, Josuel, Thomas, Thiaguinho e André também entraram durante a partida.

O confronto começou com muitos erros de ambas as equipes. Foi preciso mais de 1min30s para que os primeiros pontos fossem convertidos. O placar foi aberto com uma cesta de 3 de Figueroa. Apesar de começarem atrás, os visitantes reagiram e viraram o jogo. O Pinheiros/SKY tinha muita dificuldade para infiltrar no garrafão adversário. A solução veio com Marquinhos, que não só invadiu o terreno rival como deu duas enterradas que serviram de muita inspiração para os mandantes. O equilíbrio se manteve até o fim do primeiro quarto, que acabou em 16 a 15 para os mandantes.

No segundo período, o Pinheiros/SKY tomou conta da partida. Contando com muitos erros e diversas faltas técnicas do adversário, a equipe paulista abriu uma vantagem que ainda não tinha sido vista na série. Impecável em todos os fundamentos, o time comandado pelo técnico João Marcelo Leite foi para o intervalo com uma vantagem de 12 pontos: 44 a 32.

O domínio pinheirense continuou na etapa final. A equipe brasiliense continuava nervosa dentro de quadra, cometendo faltas técnicas. Os lances livres eram incumbidos a Marquinhos, que teve aproveitamento de 100% nesse fundamento durante todo o jogo. Dessa forma, o Pinheiros/SKY abriu 16 pontos de vantagem, fazendo 61 a 45.

A partir daí, começou a recuperação dos visitantes, que foi discreta no terceiro quarto, que acabou 68 a 60. Foi no último período que o Uniceub/BRB/Brasília encostou de vez no placar. Depois de acertar a mão nos arremessos, o que não havia acontecido até então, faltando 1min30, o atual campeão do NBB voltou a estar na frente do marcador (82 a 83). Foi a senha para a partida ficar dramática, já que o Pinheiros/SKY não podia errar, já que o duelo valia sua permanência na competição.

O Pinheiros/SKY virou o jogo em 84 a 83 após dois lances livres. Aí foi a vez dos brasilienses terem dois arremessos, que não converteram o primeiro. No seguinte, a partida foi empatada em 84 a 84, e o placar não teve alteração até o fim do tempo regulamentar.

Na primeira prorrogação da série, o Pinheiros/SKY entrou mais ligado, tomou à frente no placar e não permitiu mais chances ao rival. O jogo ficou acirrado até o momento em que o placar marcava 92 a 90 para os paulistas, que passaram a pressionar mais na defesa, o que rendeu vários contraataques.

A diferença só aumentou no fim do jogo, e o Pinheiros/SKY venceu por 99 a 92, garantindo sua sobrevivência no NBB.

O técnico João Marcelo Leite elogiou a capacidade dos jogadores de suportar o momento ruim vivido no último quarto para assegurar a vitória na prorrogação. "Foi um jogo de alternância. A vantagem que nós abrimos foi atípica, isso não acontece em uma partida de playoff. Sabíamos que eles recuperariam a diferença. Mais uma vez, o jogo foi decidido nos pequenos detalhes, mas agora esses detalhes estiveram ao nosso favor. Foi uma superação muito grande do nosso time", declarou.

Para o treinador do Pinheiros/SKY, o Uniceub/BRB/Brasília tem agora a missão de fechar a série em casa, sob a pena de ter decidir em São Paulo (SP) caso a semifinal vá para o confronto final. "O importante é que agora nós transferimos a responsabilidade para eles. Eles vão ter essa decisão dentro de casa, enquanto nós podemos ganhar lá e depois jogar em casa. Temos de ganhar essa partida, time que ser campeão tem vencer fora de casa. Espero que haja uma imparcialidade da arbitragem lá, da mesma forma que houve aqui. Dessa forma, ninguém vai ganhar na falação ou no agarra-agarra. Vai vencer a equipe que for a melhor", finalizou.

Confira os resultados da série melhor de cinco jogos entre Pinheiros/SKY e Uniceub/BRB/Brasília, válida pela semifinal do NBB:
06/05/2011 - Uniceub/BRB/Brasília 84 x 80 Pinheiros/SKY, em Brasília (DF)
08/05/2011 - Pinheiros/SKY 89 x 90 Uniceub/BRB/Brasília, no EC Pinheiros, em São Paulo (SP)
10/05/2011 - Pinheiros/SKY 99 x 92 Uniceub/BRB/Brasília, no EC Pinheiros, em São Paulo (SP)

Veja os dias e horários da série melhor de cinco jogos entre Pinheiros/SKY e Uniceub/BRB/Brasília, válida pela semifinal do NBB:
13/05/2011 - Uniceub/BRB/Brasília x Pinheiros/SKY - 21h00, em Brasília (DF)
15/05/2011 - Pinheiros/SKY x Uniceub/BRB/Brasília - 12h00, no EC Pinheiros, em São Paulo (SP)*
*Se necessário

Mais informações para a imprensa:
XYZ Live

Marcus Lellis / Leonardo Murgel / Rodolpho Siqueira
11. 7282-9888
11. 3848-8672/71
pinheiros-sky@xyzlive.com.br

0 comments:

Postar um comentário