Jogo Eletrizante – Na Visão de um Editor/Torcedor

Depois de um “final feliz”, fechando com chave de ouro, ou melhor, levantando a taça de ouro – CAMPEÃO, o Brasília, pela segunda vez, vence um torneio do NBB – Novo Basquete Brasil, com tudo que tem direito, depois de um jogo realmente espetacular, tendo como “coadjuvante”, no melhor da expressão, um time de guerreiros também, como é o de Franca, valorizando, desta forma, ainda mais, a vitória do time da Capital Federal.

Pois bem, “começando do início”, ..., ao deparar com os troféus colocados atrás da mesa de comando/arbitragem, comecei a prever, como seria o jogo – pegado, nervoso e emocionante do início ao fim. E, claro, com uma possível e real vitória para o time da casa.




Perfilados, os jogadores do Brasília, no momento do Hino Nacional Brasileiro, cantado ao vivo e acompanhado por cerca de 20.000 vozes, como se fizessem o aquecimento para empurrar seu time rumo à vitória.





O Jogo tem início, ..., no centro da quadra, a bola é lançada ao ar, dando o “ponta-pé inicial da partida”. Pensei, a sorte está lançada ... Agora é só acompanhar, tirar fotos e torcer para que o Brasília saia daqui com a vitória, podendo fazer a festa com a torcida brasiliense que de forma espetacular – penso eu que jamais visto em outro ginásio brasileiro – passava uma energia contagiante a todos que estavam ali presentes. Realmente de arrepiar !

Em partida bastante movimentada (como não podia deixar de ser), mostrando raça dos atletas em quadra, dando, com isso, o verdadeira tradução para a frase “amor à camisa”, com às vezes não vemos nos estádios brasileiros, o time do Brasília começava a abrir vantagem no marcador.




Aos olhos atentos do Ex-Ministro dos Esportes do Governo Lula e atual Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o time da Capital Federal terminou o primeiro quarto do jogo, abrindo uma vantagem de 07 pontos sobre o time de Franca – 19 a 12.




Na Tribuna de Honra, muitas Personalidades da Política e do Esporte se faziam presentes, como, por exemplo, além do Governador (como já citado), a SEMPRE Rainha do Basquete Feminino Brasileiro – Hortência, que fez questão de nos atender e pousar juntamente com Agnelo, em uma foto descontraída, no intervalo do segundo para o terceiro quarto, com o placar em 34 a 21.


A Torcida Organizada do Ceub, de forma envolvente comandava os cantos e palavras de “guerra” no Ginásio, e era seguida por todos os presentes, fazendo um barulho ensurdecedor no Ginásio Nilson Nelson. Com o Brasília sempre à frente do marcador, a torcida não parava de gritar, vibrar e empurrar seu time para cima do valente time de Franca, chegando a abrir 23 pontos de vantagem, e terminando o terceiro quarto, com o placar de 51 a 38.

No último e decisivo quarto, a história não era diferente, o time da Capital Federal, sempre indo para cima do time de São Paulo, propiciando, aos torcedores entusiasmados e eufóricos, brilhantes jogadas de habilidade e raça, dos dois lados, mostrando com isso, o porquê estes dois times chegaram à final do NBB 2011.



Após uma jogada mais forte do Brasília em cima do Franca, os ânimos se exaltaram um pouco, tendo em vista a super valorizada do jogar de São Paulo, criando um início de tumulto e bate boca, mas logo fora contida pela turma do “deixa disso”, não passando, felizmente, de uma simples discussão.




O jogo seguiu, e com isso, mais jogadas de efeito foram propiciadas ao torcedor brasiliense, como se presenteando-os pela força e entusiasmo com que prestigiaram todos os jogos realizados, principalmente, na Capital Federal.





Não resistindo a toda esta festa, “este que vos fala”, resolveu aparecer, mostrando, desta forma, momentos do trabalho realizado na tentativa, na tentativa de traduzir em imagens, todos os momentos vividos dentro da “quadra” do Ginásio.




Embora todo o esforço do Time de Franca, com o final da partida em 77 a 68, o valente armador Helinho, melhor jogar do time francano, bem como, seu capitão – responsável por belas jogadas que, de certa forma, fizeram com que a torcida se manifestasse contrária ao jogador – levanta a taça de Vice-Campeão.



Com toda esta garra e determinação, mostrada, principalmente, pelo time da casa, mais uma vez eu digo, empurrada a todo momento pela enorme torcida que lotava o Ginásio, não poderia ser diferente, Guilherme Giovannoni (ala/pivô), recebeu o MVP das Finais.





Após receber as medalhas, chegou a vez do grande time do Brasília receber a sonhada taça, que passou das mãos do Governador Agnelo, para as mãos (“quase santas” - não querendo usar o apelioo de Oscar Schmidt) de Alex, que fez questão, de erguer o Troféu, praticamente, junto com seus companheiros.



Depois de muita festa, brincadeiras, cumprimentos, chegou a vez de relaxarem um pouco ao lado de sua peça preciosa, a qual, em nenhum momento deixaram de lado, aproveitando todos os momentos ao lado do símbolo que traduzia a perseguida conquista.




Como não poderia deixar de ser, os jogadores do Brasília, como uma forma de agradecer sua “fiel torcida”, fizeram a famosa Volta Olímpica, empunhando, de forma honrosa, o seu Troféu de Campeão do NBB de 2011.









Nem o Governador do Distrito Federal – Agnelo Queiroz, resistiu e pousou para fotos segurando o Troféu conquistado pela equipe brasiliense, numa noite de gala, com direito a tudo que se possa imaginar.





Pois é, confesso a vocês, também não resisti à tentação de carregar aquela tão “brilhante” taça, que, um tanto quanto pesada, traduzia todo o esforço da equipe do Brasília, que, mais uma vez, soube trazê-la para casa.





Aproveitando, um pouco, o momento de festa, que se fazia presente no Ginásio, e, nos contagiava a todos, chegou o meu momento de tietagem, posando para uma fotografia ao lado do Ilustre Governador do Distrito Federal.





Pois é, meus caros internautas e admiradores do Esporte Brasileiro, do Esporte Brasiliense e do Novo Basquete Brasil, para terminar, confesso que – embora não seja muito “fã” de jogos de basquete – fiquei bastante emocionado com tudo que vi, fotografei e agora, noticiei.

Parabéns à Torcida (com “T”, maiúsculo) Brasiliense, que de forma brilhante, empolgante, radiante, esperançosa e confiante, empurrou o seu time, mais uma vez, para a conquista de Campeão !

Parabéns, claro, ao elenco do Brasília, por sua majestosa Vitória, fechando o campeonato, da forma que todo o atleta sonha em realizar, com o TÍTULO DE MELHOR TIME DO BRASIL ... PARABÉNS, vocês mereceram !!!

==> Abaixo, todas as fotos do evento, por Dalton Jendiroba / EsporteCultura:


==> Matéria e Fotos: Dalton Jendiroba / EsporteCultura

0 comments:

Postar um comentário