BRASÍLIA RECEBE MOSTRA DE CINEMA ALEMÃO NO Goethe-Zentrum

Um panorama amplo do cinema alemão que vai dos clássicos mudos até obras primas contemporâneas, passando pela vanguarda do Novo Cinema Alemão da década de 1960. É o que propõe a mostra A ALEMANHA NAS TELAS, em cartaz de 20 a 28 de março no Goethe-Zentrum Brasília-Auditório Cyro dos Anjos, com entrada franca.

Sob a rigorosa curadoria  de Pablo Gonçalo, professor da Faculdade de Comunicação da UnB, a mostra será aberta pelo clássico (e raro!) Gente no Domingo (Menschen am Sonntag), de 1929, dirigido por Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer, cineastas que posteriormente tornaram-se célebres em Hollywood.

Redescoberto recentemente, Gente no Domingo é um documentário em forma de sinfonia que possibilita ver uma faceta frugal do cotidiano da Berlim durante a República de Weimar. A sessão será acompanhado ao vivo pelo pianista Serge Frasunkiewicz, em apresentação única. Em seguida, haverá um bate-papo sobre o filme com o curador.

A mostra traz outro clássico, porém de outra fase áurea do cinema alemão. Trata-se de O Jovem Törless(Der Junge Törless), notável adaptação do romance de Robert Musil, dirigida em 1966 por Volker Schlöndorff. O filme é uma das obras seminais do novo cinema  alemão, movimento que revelou também Win Wenders, R.W. Fassbinder, Helma Sanders-Brahms, Werner Herzog e Margarethe von Trotta.

Na parte final da mostra destacam-se três obras contemporâneas de diretores importantes como Tom Tykwer, Christian Petzold e Fatih Akin, que tocam em temas como a sexualidade, os afetos e traumas vividos na Alemanha pós-guerra, assim como os atuais desafios vividos por um país que se reconstrói a partir de uma configuração multicultural.

No dia da abertura, 20/3, a programação começa às 17h com música e food trucks no pátio:

       CHEF KNUT RESTAURANTE, representando a culinária típica alemã, traz Bratwurst e Apfelstrudel, entre outras especialidades.
       GHESTI BIER CERVEJAS vende Weissbier e outros tipos de cervejas alemãs feitas pela cervejaria de Brasília.
       FOOD TURK KEBAB’N’ROLL do turco Borá, que traz seus kebabs e falafels com sabores vindos direto de Istambul.


PROGRAMAÇÃO

ABERTURA
20/3 • Terça • 19h

Gente no Domingo (Menschen am Sonntag)
Com acompanhamento musical ao vivo, de Serge Frasunkiewicz, no teclado.
Direção: Robert Siodmak e Edgar G. Ulmer | P/B | DVD | 73 min | 1929
Filme mudo com placas em alemão e legendas em inglês
Sinopse: O fim de semana de cinco jovens berlinenses de origem simples. Wolfgang, um vendedor de vinhos, conhece Christl e combina com ela um encontro no lago Wannsee, onde também encontra seu amigo Erwin. Christl aparece acompanhada de sua amiga Brigitte.


O CLÁSSICO
21/3 • Quarta • 19h

O Jovem Törless (Der Junge Törless)
Direção: Volker Schlöndorff |Drama | DVD | P/B | 87 min | 1966
Alemão com legendas em português
Sinopse: O jovem estudante Törless, tímido e inteligente observa o comportamento sádico de seus amigos da escola, e não consegue reagir. Porém, quando estes escolhem como vítima um colega da sala de aula, a tortura vai longe demais. Adaptação do aclamado livro, Der Junge Törless de Robert Musil, esta obra prima deu visibilidade ao movimento do Cinema Novo Alemão, e ganhou, em 1996, no Festival de Cannes, o Prêmio da Crítica Internacional para o já bastante premiado diretor, Volker Schlondorff. Estudo intrigante da natureza humana na sociedade moderna.


OS CONTEMPORÂNEOS
26/3 • Segunda • 19h

Phoenix
Direção: Christian Petzold | Drama | DVD | 98 min | 2013/14
Alemão com legendas em português
Sinopse: Nelly teve o rosto desfigurado nos campos de concentração. Após uma cirurgia de reconstrução, ela vaga pela Berlim bombardeada à procura de seu marido. Ele não a reconhece, mas, de olho na herança da esposa que acredita estar morta, lhe propõe um golpe em que ela terá que se passar por ela mesma.


OS CONTEMPORÂNEOS
27/3 • Terça • 19h

Três: Triângulo Amoroso (Drei)
Direção: Tom Tykwer | Drama | Colorido | 119 min | DVD | 2009/11

Alemão com legendas em português
Sinopse: A relação do casal, Hanna e Simon, se desgastou um pouco ao longo de vinte anos, e eles parecem viver mais no passado e pouco acreditam em um futuro em comum. É quando eles se apaixonam pelo mesmo homem e nenhum dos dois sabe das aventuras sexuais do outro. Quando a verdade vem à tona, o trio encontra uma solução surpreendente.


OS CONTEMPORÂNEOS
28/3 • Quarta • 19h

Do outro Lado (Auf der anderen Seite)


Direção: Fatih Akin | Drama | Colorido | 120 min | DVD | 2006/7

Alemão com legendas em português
Sinopse: Três personagens, dois alemães e uma turca, têm suas histórias cruzadas nesse filme dirigido pelo consagrado Fatih Akin. Yeter, Ayten e Nejat viajam entre a Turquia e a Alemanha, cada um em busca de algo particular. Produção extremamente sensível vencedora do prêmio de Melhor Roteiro em Cannes.

Sobre o curador: Pablo Gonçalo
É professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, UnB e autor do livro “O Cinema como Refúgio da Escrita: Roteiros e Paisagens em Peter Handke e Wim Wenders” (Annablume, 2016). Tem doutorado pela UFRJ realizado em parceria com

Universidade Livre de Berlim. Realizou curadorias cinematográficas para o Centro Cultural da Caixa e foi membro da comissão curatorial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro entre 2015 e 2017. Seus ensaios focam nas trajetórias históricas de roteiristas assim como nos seus diálogos intermediáticos. Escreve críticas e ensaios para a Revista Cinética.


SERVIÇO:

A Alemanha nas Telas
Período: De 20 a 21/3 e de 26 a 28/3
Entrada Franca
Local: Goethe-Zentrum Brasília-Auditório Cyro dos Anjos
Classificação Indicativa: 12 anos
Curadoria: Pablo Gonçalo
Realização: Goethe-Zentrum Brasília e Embaixada da Alemanha
Apoio: Associação Nacional de Escritores
Mais informações: www.goethebrasilia.org.br/cult ura/a-alemanha-nas-telas/

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário