Psicólogo dá dicas de como os pais devem lidar com o inicio da vida escolar dos pequenos

As férias são um período de brincadeiras, descanso e descontração. Retomar á rotina da sala de aula não é uma das tarefas mais fáceis para as crianças e adolescentes. Pode ser mais difícil, quando é a primeira vez.

É importante ressaltar os benefícios de introduzir a criança na escola, sendo a idade ideal entre os 2 e 3 anos. Um dos maiores benefícios são as habilidades sociais desenvolvidas na escola junto aos outros pequenos. Além disso, o ambiente escolar propício proporciona para a criança o desenvolvimento do seu lado cognitivo e psicomotor.

Se a criança que se encontra nesse início da fase escolar, ela pode perceber as inseguranças dos pais nesse momento e se perguntar: Afinal, por que ela está chorando se vem me buscar daqui a pouco? Portanto, apreender a lidar ou até mesmo disfarçar esses sentimentos é de estrema importância para os pais, para não transparecer as inseguranças básicas parentais aos filhos.

Se identificou com essas situações? Aqui vão algumas dicas:


Como preparar os filhos para o início das aulas?
A família como um todo deve se preparar para a fase de adaptação da criança, que pode durar poucos dias ou se prolongar por mais tempo. Se tiver irmão, é benéfico sensibiliza-los de como é legal fazer novos amigos e apreender novas coisas. Se for filho único pode dar alguns modelos como: “Você sabia que seu primo também esta indo para a escola”? Não gaste muito tempo com explicações muito menos com falas fantasiosas, ser sucinto é sempre o mais indicado.


Como se portar no primeiro dia?
Evite ao máximo demorar muito no deslocamento casa-escola, isso pode deixar a criança muito estressada dentro do carro. Entre com ela na escola e vá sinalizando quantos detalhes interessantes existem na escola. O ponto mais importante desse processo são os estímulos e atrativos da escola. Nunca saia sem despedir-se ou escondido, fale que vai ser legal e que não demora para busca-la.


A hora de buscar na escola
O mais importante é ser pontual na hora de buscar os filhos, o atraso no primeiro dia pode gerar alguns traumas. Elogiar é importante, fale para a criança que ela foi muito bem e reforce principalmente o que ela apreendeu e o que foi mais divertido.


Gabriel Zeini Gondim – Psicólogo CRP:01/13603
Graduado em psicologia pelo Uniceub em 2008. Cursos de formação em Comportamento Infantil pela clínica Super Infância. Especialista em Análise do Comportamento pelo INSPAC (Instituto São Paulo de Análise do Comportamento). Formado em Psicologia do Esporte pela PUC-SP. Aprimoramento em Psicologia Infantil pelo ITCR, mais de 7 anos de experiência em atendimento ao publico infanto juvenil. Membro da ABPMC (Associação Brasileira de Médicos e Psicólogos Comportamentais).


Serviço:
Psicólogo dá dicas de como os pais devem lidar com o inicio da vida escolar dos pequenos
Endereço: Clínica Ânima - SEPS 714\914 – Asa Sul
Edifício Santa Maria - Sala 206
Telefone: (061) 3011-2687

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário