Famoso festival de cinema infantil dinamarquês chega pela primeira vez ao Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe até 25 de janeiro de 2016, o festival de cinema ‘BUSTER ON TOUR NO BRASIL – CINEMA INFANTIL DA TERRA DOS VIKINGS’, homenageando um dos mais importantes eventos de cinema infantojuvenil da Europa, o festival dinamarquês Buster, realizado desde 2000. Produzido pela Bergamota, numa parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca, o festival reúne 40 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, com destaques exibidos no festival em Copenhague, além de produções brasileiras. ‘BUSTER ON TOUR NO BRASIL’ começa por Brasília seu contato com o Brasil – o festival irá acontecer também em São Paulo.

O evento realizará sessões especiais para a primeira infância com recreação, além de debates após projeções específicas. Além disso, o festival oferece oficina gratuita para estimular educadores a utilizarem e discutirem o audiovisual como ferramenta em aulas. Inscrições antecipadas e mais informações: [email protected].

Dublados em português ou sem diálogos, os filmes foram reunidos em 12 sessões de diferentes durações e gêneros, respeitando o limite de atenção de cada faixa etária – para crianças a partir dos 3 anos, por exemplo, há sessões de programas de curtas-metragens com cerca de 30 minutos, enquanto os pequenos a partir de 4 anos têm programas de até 40 minutos no total.

A seleção privilegia produções que o público infantil dificilmente veria nos cinemas brasileiros. Além do potencial de entretenimento, os filmes da programação procuram abrir uma janela para que os pequenos possam conhecer novas culturas – da Dinamarca ou de outros lugares do mundo – ou viajar para terras muito distantes em aventuras fantásticas. O objetivo é formar novas plateias e encorajar os jovens espectadores a serem criativos, críticos e curiosos.

DESTAQUES

O média-metragem A Banheira do Benny’ (1971), da Dinamarca, é um verdadeiro clássico no país nórdico. Adorado por diferentes gerações, tem direção de Jannik Hastrup, considerado o avô da animação dinamarquesa. O longa A Vovó Voadora’, de 2001, também foi um fenômeno popular na Dinamarca por conta de sua trilha sonora, que chegou a figurar nas paradas locais de álbuns mais vendidos.

Outros destaques curiosos são os curtas Chikiara – O filho do lutador de sumô’, sobre a milenar arte marcial japonesa; A melodia de Layla’, história delicada sobre as tradições e dificuldades da sociedade afegã; e O pequeno Cousteau’, emocionante animação da República Tcheca que homenageia o mítico explorador francês Jacques Cousteau. Já o sueco E se...’, baseado em um best-seller local infantil, tem canções compostas e interpretadas por Nina Persson, vocalista da banda pop The Cardigans.

Na seleção de filmes brasileiros, está ‘O Menino e o Mundo’, longa de Ale Abreu, pré-candidato ao Oscar de animação em 2016, que fez grande sucesso no Buster e foi muito bem recebido na Dinamarca.

SESSÕES ESPECIAIS

Recreacionistas recebem as crianças menores de forma lúdica e animada nas sessões voltadas para o público a partir dos 3 ou 4 anos, proporcionando jogos cênicos que dialogam com o conteúdo da programação da sessão e interagindo com as crianças. Após a projeção, o debate é aberto aos espectadores e um mediador estimula a curiosidade dos pequenos, trazendo curiosidades sobre os filmes assistidos e incentivando que os pequenos façam suas perguntas.

Duas sessões do filme ‘A Banheira do Benny’, que traz animações sobre fotografia e já era bastante inovador na época, serão seguidas por debate especial sobre o filme e sobre a cultura dinamarquesa.

OFICINA

Especialmente voltada para multiplicadores, educadores, professores, arte-educadores, oficineiros. O objetivo do workshop, ministrado pelo compositor e educador dinamarquês Mathias Madsen Munch, é apresentar aos multiplicadores forma de integrar projetos audiovisuais à educação infantil, a partir da ideia de que qualquer pessoa, não importa se seguirá carreira de cineasta, é apta a se comunicar por meio do cinema e das novas mídias. O workshop acontecerá no dia 20 de janeiro, quarta-feira, das 14h às 18h. Inscrições antecipadas podem ser feitas através do e-mail: [email protected].

"As mídias digitais são uma poderosa ferramenta para ajudar crianças a aprenderem e ser criativas", afirma Munch, que, entre outros pontos, também aborda na oficina a importância de se desenvolver a história a ser contada e todos os passos de uma produção audiovisual.

"Filmes podem ser muito livres e plurais como forma de expressão, e é importante que os educadores compreendam e possam se relacionar com o que os alunos estão produzindo", complementa Füsun Eriksen, idealizadora do festival Buster. Füsun defende que “jovens e crianças usuários da mídia são muito competentes no aspecto técnico, mas o grande desafio é a produção de conteúdo”.

A oficina será ministrada em inglês e terá tradução consecutiva em português.
Carga horária: 4h

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA, 11.01
15h – Sessão Curtinha 3 –  com recreação
17h30 Cinefilinhos – 5 anos


QUARTA, 13.01
15h – O Menino e o Mundo
17h30 – Bram Pimentinha

QUINTA, 14.01
15h – Sessão Curtinha 3  - com recreação
17h30 - Brasileirinhos

SEXTA, 15.01
15h – Cinefilinhos – 5 anos
17h30 A Vovó Voadora

SÁBADO, 16.01
11h – Sessão Curtinha 2  - com recreação
15h – As Aventuras do Avião Vermelho

DOMINGO, 17.01
11h – Sessão Curtinha 4  - com recreação
15h – A Banheira do Benny – sessão seguida de debate

SEGUNDA, 18.01
15h Sessão Curtinha 1  - com recreação
17h30 Cinefilinhos – 10 anos

QUARTA, 20.01
11h – Sessão Curtinha 4  - com recreação
14h às 18h – OFICINA
19h – A Vovó Voadora

QUINTA, 21.01
11h – Sessão Curtinha 1 – com recreação
19h – Bram Pimentinha

SEXTA, 22.01
15h – Brasileirinhos
17h30 As Aventuras do Avião Vermelho

SÁBADO, 23.01
11h – Sessão Curtinha 3  - com recreação
15h – Bram Pimentinha

DOMINGO, 24.01
11h – Brasileirinhos
15h O Menino e o Mundo

SEGUNDA, 25.01
15h – Sessão Curtinha 2  - com recreação
17h30 A Banheira do Benny
 

SERVIÇO
Data: Até 25/1/2016, de quarta a segunda
Local: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB DF
SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul – Brasília/DF
Informações: (61) 3108-7600
Ingressos: Inteira R$ 4,00, Meia-entrada R$ 2,00
10% dos ingressos são reservados à população de baixa renda

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário