O mirante da Torre de TV Digital será reaberto para visitação na
segunda-feira (12). Após dois anos fechado, o espaço passou por reformas
e foi liberado depois de vistoria da Defesa Civil. Foram feitos
investimentos em acessibilidade e reparos em estruturas danificadas.
Pessoas com deficiência contarão com corrimãos, mapas em braile, piso tátil, rampas e vagas exclusivas no estacionamento. Em relação às instalações, houve reparos no ar-condicionado e no sistema de pressurização de escadas e elevadores, além de obras para acabar com as infiltrações nos braços de sustentação das cúpulas. Ralos e grelhas das passarelas passaram por limpeza, placas de gesso foram substituídas e toda a iluminação, inspecionada.
As intervenções ficaram a cargo do consórcio construtor do monumento, sem custo adicional para a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), responsável pelo terreno.
Após o Dia da Criança, o mirante receberá público apenas em fins de semana e feriados, a partir do sábado (17). Os horários de visitação nessa fase inicial de reabertura ainda serão divulgados pela Secretaria de Turismo. A liberação das cúpulas da torre ocorrerá em um segundo momento.
Para o secretário de Turismo, Jaime Recena, a liberação do mirante nos fins de semana e feriados representa o começo do processo de reutilização do local. "A torre estava abandonada desde 2013. Resolvemos problemas técnicos para que a população tenha segurança ao visitar o espaço. É um ponto turístico importante do Distrito Federal, além de ser um projeto de Oscar Niemeyer."
Atividades infantis
No Dia da Criança, a torre
terá programação especial. Além do Picnik — evento itinerante com
apresentações artísticas e comercialização de itens de produtores
locais —, haverá atrações para meninos e meninas, incluindo
brincadeiras, oficinas de desenho e até mesmo aula de yoga. As
atividades vão das 8 às 22 horas. A expectativa da Secretaria de Turismo
é que cerca de 5 mil pessoas passem pelo local na segunda-feira.
A Torre de TV Digital fica no Setor Taquari, parte da Região Administrativa do Lago Norte. O espaço foi inaugurado em 21 de abril de 2012. O monumento tem 170 metros de altura — 120 m de concreto e 50 m de estrutura metálica.
Rafael Alves, da Agência Brasília
==> Foto: Andre Borges / Agência Brasília
0 comments:
Postar um comentário