Neste ano, a Semana do Cerrado será celebrada com dezenas de ações de
mobilização social, responsabilidade socioambiental e entretenimento.
Resultado do trabalho colaborativo de órgãos dos governos federal e de
Brasília com organizações da sociedade civil, a Virada do Cerrado —
Cidadania e Sustentabilidade ocorrerá de 11 a 13 de setembro.
Desde maio, um comitê criativo define estratégias de elaboração e execução das tarefas necessárias para a realização do evento. Quatro frentes de trabalho (relações institucionais e finanças, curadoria, produção criativa e comunicação) norteiam as atividades.
Voluntários ainda podem se inscrever para atuar na produção dos eventos. Também é possível oferecer atividades ambientais por conta própria. Oficinas de horta caseira e reciclagem, prática de ioga e ações culturais, por exemplo, podem ser propostas por qualquer pessoa, física ou jurídica. Se aprovadas pelos organizadores, serão incluídas na programação. Nos dois casos, o interessado deve se inscrever na página da Virada do Cerrado na internet e aguardar contato.
Defesa do meio ambiente
O Dia Nacional do Cerrado
é comemorado em 11 de setembro. A Lei nº 4.939, de 2012, instituiu a
Semana do Cerrado e a incluiu no calendário oficial de eventos do DF.
"Será uma virada no berço das águas do Brasil", afirma o secretário do
Meio Ambiente, André Lima, ao destacar que aqui estão nascentes de
importantes bacias hidrográficas — Prata, Araguaia-Tocantins e São
Francisco. "Apesar de estarmos em uma cidade metropolitana, a qualidade
de vida depende da harmonização com o nosso bioma." O desmatamento, por
exemplo, pode ter impacto na geração de recursos hídricos.
A mobilização pela defesa do Cerrado deu origem ao nome da
celebração. No começo do ano, pensava-se em Virada Socioambiental e
Virada Sustentável — este último é um evento realizado em São Paulo
desde 2011 que inspirou a ação em Brasília. O movimento paulista promove
a mobilização colaborativa para a sustentabilidade. Lima ressalta que a
virada no DF será uma preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que
Brasília receberá em 2018. A sétima edição foi em abril, na Coreia do
Sul.
"O desafio da sustentabilidade é a sociedade assimilar um novo padrão cultural em relação ao meio ambiente", reforça o secretário, que cita o lixo em Brasília como exemplo de área em que o senso de responsabilidade deve ser compartilhado — o governo, com a que lhe cabe, e a população, com a consciência de manter a cidade limpa.
Programação
A Virada do Cerrado ocorrerá em diversas regiões administrativas de Brasília, levando em conta que a sustentabilidade precisa ser tratada com toda a sociedade, de forma disseminada e descentralizada.
Muitas das atividades nos três dias do evento serão realizadas em parques. A ideia é fortalecer o uso desses locais, dentro do conceito do programa Brasília nos Parques, lançado em 4 de junho. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), tem como objetivo levar serviços públicos à população, estimular o uso dos parques e conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental.
No Itapoã, por exemplo, haverá caminhada e limpeza do parque ecológico da região. No Parque Ecológico do Paranoá, piquenique, palestra sobre a importância da água, competição de pipa, musicais e pintura de rosto. Em Planaltina, os participantes poderão fazer trilhas ao redor do Parque Sucupira e assistir a vídeos ambientais. No Jardim Botânico de Brasília, será inaugurado o Cerratenses — Centro de Excelência do Cerrado.
Já em Santa Maria haverá mutirão de criação e instalação, em praças, de lixeiras feitas com pneus e montagem de jardins com a mesma matéria-prima, além de curso de produção de sabão caseiro. A Fundação Jardim Zoológico de Brasília promoverá ações como teatro de fantoches e oficinas.
A programação incluirá, ainda, atividades selecionadas por meio de edital voltado ao financiamento de até dez projetos socioambientais. O aporte é limitado a R$ 50 mil por proposta. Os recursos vêm do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal (Funam). A seleção já está em andamento.
Virada do Cerrado
De 11 a 13 de setembro
Veja a programação.
Samira Pádua, da Agência Brasília
==> Foto: Wallace Deo / Agência Brasília
0 comments:
Postar um comentário