LDB - Três equipes fecham primeira etapa com 100% de aproveitamento

Neste domingo (02/08) chegou ao fim a primeira etapa da LDB 2015. Com sede única no Praia Clube, em Uberlândia, a leva inicial de jogos da maior competição de base do basquete nacional teve a realização de 84 partidas e três equipes estão invictas. Winner/Limeira, Minas Tênis Clube e Pinheiros venceram todos os seus sete compromissos e lideram a competição com 100% de aproveitamento.

A próxima etapa da LDB acontecerá a partir do dia 25 de agosto, em três sedes simultâneas ainda a serem definidas (confira o calendário completo abaixo). De acordo com o regulamento da competição, os 24 times jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em cinco etapas) e os oito melhores se classificarão para o octogonal final, que será disputado nos mesmos moldes dos anos anteriores - dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four - e novamente contará com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br).

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).


Utilizando de sua força máxima, inclusive com as presenças do ala/armador Danilo Fuzaro, recentemente convocado para a Seleção Brasileira, e do armador Henrique Coelho, Destaque Jovem do NBB 2013/2014, o Minas não deu chances a seus rivais e venceu todos os seus sete jogos com tranquilidade. A vitória do clube de Belo Horizonte pela menor diferença foi diante do Sport Club do Recife (PE), pelo placar de 75 a 53. A equipe do técnico Cristiano Grama teve média de 91 pontos anotados por jogo (melhor ataque do campeonato) e apenas 55,7 sofridos.

"Essa era a ‘pegada’ que nossa equipe queria mostrar. Temos um time muito forte, mas isso as vezes não é suficiente para ser vencedor. Estamos mostrando para todo mundo que somos um time forte, intenso e que vamos entrar em quadra para vencer todas as partidas. A gente sente que estamos crescendo como time a cada partida, com todo mundo querendo defender mais forte e atacar mais solto e melhor", comentou o ala Pedro Macedo, ex-Mogi e um dos reforços do Minas para a LDB 2015 e também para o NBB 2015/2016.

Quem também atropelou na primeira etapa da foi o Pinheiros. Quarto colocado da última edição da competição Sub-22, o clube da capital paulista contou com grandes participações dos promissores Lucas Dias, autor do primeiro triplo-duplo da LDB 2015 e Georginho para vencer as sete partidas no Triângulo Mineiro. As vítimas pinheirenses foram Seleção Brasileira Sub-17, Campo Mourão Basquete, UniCEUB/BRB/Brasília, Unitri/Praia Clube, Inter de Santos (SP), Palmeiras e Paulistano.

"Fora a qualidade técnica do nosso time, temos total confiança tática no nosso treinador. Jogamos as sete partidas com a mesma intensidade, confiamos um no outro e esse é o nosso diferencial. Com essa energia temos tudo para continuar jogando bem, vencendo e cada vez mais perto de conquistar nosso objetivo que é ser campeão", comentou o armador Georginho, que ao lado de Lucas Dias comandou o ótimo início do Pinheiros na LDB 2015.

Outro invicto após o término da primeira etapa é o Limeira. Com a mesma base que ficou com a terceira colocação na edição passada da LDB, a equipe do interior paulista venceu adversários importantes - Flamengo, São José, Macaé, Botafogo, Bauru, Franca e Rio Claro - e largou muito bem.

"Ano passado sabíamos do nosso potencial e fomos crescendo aos poucos no campeonato. Este ano já entramos em uma condição diferente e este bom começo é muito importante para a sequência da competição. Conquistamos vitórias contra adversários que certamente brigarão por uma vaga entre os oito melhores colocados e estou muito satisfeito com o que fizemos aqui em Uberlândia", disse o técnico limeirense Jece Leite.

Brasília e Basquete Curitiba vencem 6 dos 7 jogos

Logo atrás dos invictos na classificação estão UniCEUB/BRB/Brasília e Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná, que começaram a edição 2015 vencendo seis dos sete primeiros jogos que fizeram (85,7% de aproveitamento).

Os candangos, que terminaram a temporada passada da competição entre os oito melhores colocados, encerraram sua participação na primeira etapa com quatro triunfo seguidos e vencendo a Seleção Brasileira Sub-17, pelo placar de 76 a 66. Com destaque para as atuações o ala Luiz e do armador Victor, autores de respectivos 14 e 13 pontos.

"Nossa campanha nessa etapa não foi surpresa para nós, pois nossa equipe é quase a mesma há três temporadas, e por mais que não tenhamos tantos jogadores de NBB no time, temos atletas experientes em LDB, mais do que outros times", comentou o armador Bruno Felipe, de 22 anos, um dos mais experientes do Brasília.

Já os paranaenses fecharam sua campanha na primeira leva de jogos da LDB 2015 com cinco triunfos de maneira consecutiva ao levar a melhor sobre a AABJ/Joinville (SC), com tranquilidade, pelo largo placar de 94 a 56. Os destaques da vitória sobre os catarinenses ficaram por conta do armador Wilsinho, autor de 18 pontos, do armador Kutin e do ala Dimitri, ambos com 13 pontos.

Pequeninos Rhema (PB) e Franca estão na zona de classificação

Completando o grupo que se classificará à próxima fase estão Franca Basquete e Pequeninos Rhema Basketball (PB), que também venceram nesta última rodada e encerraram a primeira etapa com campanhas de cinco vitórias em sete partidas (71,4% de aproveitamento).

Em seu último jogo na etapa, os francanos levaram a melhor no clássico contra o rival Paschoalotto/Bauru, pelo placar de 74 a 67, com direito a quatro atletas anotando dez ou mais pontos: Antonio (17), Pedro Mendonça (13), Alexey (11) e João Pedro (10).

"Foi uma etapa boa para nós. Fizemos bons jogos e demos um passo importante para buscar a classificação. A úinica lamentação é a derrota para Limeira, que estávamos com o jogo na mão. Mas bola para frente e vamos trabalhar ainda mais para as próximas etapas", completou Antônio.

Já o Pequeninos Rhema, de Campina Grande (PB), fechou sua participação na primeira leva de jogos da LDB 2015 com expressivo e grande triunfo sobre o Sport Club do Recife (PE), em jogo digno de um clássico, pelo placar de 78 a 67. Os destaques do time paraibano ficaram por conta do ala/armador Luiz, com 20 pontos, e do armador Gegê, que deixou a quadra com 19 pontos, nove rebotes, três assistências e quatro roubos de bola, números que culminaram em 29 de eficiência.

"Começamos a competição sofrendo uma derrota logo de cara, de virada para o Basquete Curitiba. Mas não deixamos que esse jogo abalasse nossa confiança. Fizemos tudo que foi combinado nos treinos e as coisas foram acontecendo naturalmente nas partidas", declarou o armador Gegê.

A outra equipe que sofreu apenas duas derrotas na etapa foi o Macaé, que teve sua sétima partida suspensa.

Partida entre Macaé e Botafogo é suspensa e será remarcada

Iniciada na noite deste domingo (02/08), no Praia Clube, em Uberlândia (MG), a partida entre Macaé Basquete e Botafogo, válida pela última rodada da 1ª etapa da LDB 2015, foi suspensa. Com pouco mais de cinco minutos jogados no primeiro quarto, o atleta Pedro Dias Del Rio, número 21 do Macaé Basquete, sofreu um mal súbito e foi encaminhado para o Hospital Santa Clara, em Uberlândia (MG).

O jogo foi interrompido com 4mins52 restantes para o fim do primeiro quarto e o atleta recebeu os primeiros atendimentos ainda na quadra. De acordo com a equipe médica do Praia Clube, responsável pelos atendimentos iniciais, o jogador sofreu uma convulsão.

Uma nova data para a continuação da partida será anunciada em breve pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB). No momento da paralisação, o Botafogo vencia parcialmente por 6 a 5.

A LNB deseja melhoras ao atleta e espera que em breve ele esteja apto para voltar às quadras para representar a cidade de Macaé.

Confira todos os resultados da última rodada 1ª etapa da LDB 2015:

Minas Tênis Clube (MG) 88 x 50 Basquete Cearense (CE)
Rio Claro Basquete (SP) 35 x 38 Winner/Limeira (SP)
UniCEUB/BRB/Brasília (DF) 76 x 66 Seleção Brasileira Sub-17
Paulistano/Unimed (SP) 53 x 85 Pinheiros (SP)
Paschoalotto/Bauru (SP) 67 x 74 Franca Basquete (SP)
Internacional de Regatas/Santos (SP) 66 x 70 Palmeiras (SP)
AABJ/Joinville (SC) 66 x 94 Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR)
Associação Concordinense de Basquetebol/ACOB (SC) 83 x 58 Grêmio Náutico União (RS)
Pequeninos Rhema Basketball/Campina Grande (PB) 78 x 67 Sport Clube do Recife (RE)

==> Foto: João Neto / LNB

0 comments:

Postar um comentário