Era grande a expectativa para a largada do GP da Bélgica. Não apenas
pela volta da Fórmula 1 após as férias, mas pela nova regra, que
retirava as ajudas dos boxes aos pilotos na hora da partida. Em segundo
no grid, Nico Rosberg esperava tiram vantagem da novidade para surpreender o pole position Lewis Hamilton, seu companheiro de Mercedes
e concorrente na briga pelo título da temporada 2015. Mas aconteceu o
inverso. O britânico manteve a ponta, enquanto o alemão despencou para a
sexta colocação, jogando fora a grande chance de vencer no celebrado
circuito de Spa-Francorchamps. Na primeira metade da prova, Hamilton
testemunhou a aproximação de Nico, que chegou a ficar a 2s de diferença.
Mas na sequência, o bicampeão mundial apertou ritmo, aumentou a
vantagem para quase 5s e controlou a corrida até a bandeirada. É a sexta
vitória do inglês em 11 etapas. Com o resultado, ele chega a 227
pontos, e abre 28 pontos de vantagem para Rosberg.
No terceiro lugar do pódio, uma surpresa: Romain Grosjean, da Lotus.
O franco-suíço havia feito o quarto tempo no treino classificatório de
sábado, mas largou em nono em razão de uma penalidade por trocar o
câmbio. Grosjean recuperou o terreno perdido durante a corrida e se
encontrava em quarto nas voltas finais, pressionando o terceiro colocado
Sebastian Vettel,
quando o tetracampeão, que tentava levar a Ferrari até o fim com um pit
stop a menos que os demais, viu o pneu traseiro direito explodir na
penúltima volta. Forçado a parar nos boxes, o alemão terminou em 12º. Em
seu 900º GP da história, a Ferrari não teve um bom dia. Além do
problema com Vettel, Kimi largou das últimas posições por causa de uma
punição por troca de câmbio e até fez uma boa corrida de recuperação,
mas chegou apenas em sétimo.
Massa chega em sexto e passa Bottas no Mundial de Pilotos
Felipe Massa,
por sua vez, largou em sexto e em sexto chegou. Mas nesse meio tempo
até que teve uma corrida movimentada. Ganhou e perdeu posições e
beneficiou-se com problemas de alguns rivais para marcar mais oito
pontos no campeonato. Com o resultado, o brasileiro da Williams
chegou a 82 pontos, deixou o companheiro de Williams, Valtteri Bottas,
para trás na classificação, e igualou Kimi Raikkonen na quarta posição
do Mundial de Pilotos.
Que trapalhada! Williams mistura tipos de pneus em carro de Bottas
Bottas, que aliás, teve a corrida prejudicada devido a um erro grosseiro da Williams.
Durante seu primeiro pit stop, um dos mecânicos da equipe inglesa se
confundiu e colocou um pneu médio (faixa lateral branca) no carro do
finlandês, enquanto os demais compostos eram macios (faixa lateral
amarela). Por causa dos diferentes tipos de pneus, Bottas – que era o
sexto antes da parada nos boxes – teve seu ritmo de corrida prejudicado e
ainda foi punido com drive-through (passagem direta pelos boxes). No
fim, terminou em nono.
Aniversariante da semana, Felipe Nasr
bem que tentou, mas ficou fora da zona de pontuação mais uma vez. O
brasileiro largou em 14º com a Sauber, herdou algumas posições, mas
cruzou em 11º, a uma colocação da zona de pontuação, logo atrás de seu
parceiro de time, o sueco Marcus Ericsson.
A Corrida
O clima de apreensão pela largada foi cortado quando o carro de Nico Hulkenberg (Force India) apagou no grid e forçou uma nova volta de apresentação. Outro que teve problemas de potência no motor foi Carlos Sainz Jr., que recolheu ao fim da volta para começar dos boxes.
O clima de apreensão pela largada foi cortado quando o carro de Nico Hulkenberg (Force India) apagou no grid e forçou uma nova volta de apresentação. Outro que teve problemas de potência no motor foi Carlos Sainz Jr., que recolheu ao fim da volta para começar dos boxes.
Na largada válida, Hamilton não tracionou de
forma ideal, mas conseguiu manter a ponta. Pior que ele foi Rosberg, que
caiu de segundo para sexto. Quem mandou bem foi Pérez, que pulou de
quarto para segundo, Ricciardo que passou de quinto para terceiro, e
Vettel, que saltou de oitavo para quinto. Bottas caiu de 3º para sexto,
Massa perdeu uma posição e foi para oitavo, enquanto Nasr se manteve em
14º.
Na 1ª volta, Pérez ainda tentou atacar Hamilton para assumir a
liderança, mas o britânico se defendeu bem, manteve a ponta e abriu.
Após um troca-troca de posições, Ricciardo aparecia em terceiro, seguido
por Rosberg, Vettel, Bottas, Grosjean e Massa. Mais atrás, Maldonado
abandonava sem potência no motor da Lotus. Pouco depois, Kvyat passava
Massa e empurrava o brasileiro para a oitava colocação.
Ricciardo abriu os trabalhos nos boxes já na 9ª volta, acompanhado da maioria dos membros do pelotão da frente na volta seguinte. Já a dupla da Mercedes e Vettel, de Ferrari, retardaram ao máximo a primeira parada. Quem se deu bem com isso foi Rosberg, que ganhou as posições de Ricciardo e Pérez e subiu para segundo.
Enquanto isso, Bottas não imprimia um bom ritmo e perdia posições. A explicação: um erro grosseiro da Williams, que colocou três pneus macios e um composto médio no carro. Por causa da trabalhada, o finlandês foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes).
Após a primeira rodada de pit stops – e a punição a Bottas – a classificação era a seguinte: Hamilton em primeiro, seguido por Rosberg, Vettel, Pérez, Ricciardo, Grosjean, Kvyat e Massa. Raikkonen e Verstappen completavam o top 10.
Na 22ª volta, Ricciardo, quarto colocado na prova, ficou lento na pista devido a um problema na RBR e parou no início da reta. O safety car virtual foi acionado por dois minutos para a retirada do carro do australiano. Grosjean, Massa Kimi, Verstappen e Bottas aproveitaram para trocar novamente os pneus, enquanto Pérez se direcionava para os boxes no momento que o piloto da RBR parava na pista. Já Hamilton, Nico, Vettel e Kvyat preferiram seguir.
Ricciardo abriu os trabalhos nos boxes já na 9ª volta, acompanhado da maioria dos membros do pelotão da frente na volta seguinte. Já a dupla da Mercedes e Vettel, de Ferrari, retardaram ao máximo a primeira parada. Quem se deu bem com isso foi Rosberg, que ganhou as posições de Ricciardo e Pérez e subiu para segundo.
Enquanto isso, Bottas não imprimia um bom ritmo e perdia posições. A explicação: um erro grosseiro da Williams, que colocou três pneus macios e um composto médio no carro. Por causa da trabalhada, o finlandês foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes).
Após a primeira rodada de pit stops – e a punição a Bottas – a classificação era a seguinte: Hamilton em primeiro, seguido por Rosberg, Vettel, Pérez, Ricciardo, Grosjean, Kvyat e Massa. Raikkonen e Verstappen completavam o top 10.
Na 22ª volta, Ricciardo, quarto colocado na prova, ficou lento na pista devido a um problema na RBR e parou no início da reta. O safety car virtual foi acionado por dois minutos para a retirada do carro do australiano. Grosjean, Massa Kimi, Verstappen e Bottas aproveitaram para trocar novamente os pneus, enquanto Pérez se direcionava para os boxes no momento que o piloto da RBR parava na pista. Já Hamilton, Nico, Vettel e Kvyat preferiram seguir.
Com pouco mais da metade da prova disputada, o panorama era top 10 era o
seguinte: Hamilton, Rosberg, Vettel, Grosjean, Kvyat, Pérez, Massa,
Raikkonen, Verstappen e Bottas. Nasr aparecia em 12º. O britânico, que
sofria a aproximação de Nico nas voltas anteriores, apertou o ritmo e
abriu do companheiro. Com receio de seus pneus não resistirem até o fim,
Kvyat fez mais uma parada na 29ª volta e colocou um novo jogo de pneus
macios, retornando em décimo, logo atrás do finlandês da Williams.
Na 31ª volta, Hamilton, que tinha 5s de vantagem para Rosberg e 23s para Vettel, fez seu segundo pit stop e colocou um jogo de pneus macios. Com isso, o alemão da Mercedes assumiu a liderança da prova. Mas por pouco tempo. Nico também parou na volta seguinte e o britânico retomou a ponta.
Com Hamilton com relativa folga para Rosberg, as atenções da corrida se voltaram para a disputa pelo quinto lugar entre Pérez e Massa e pela briga pelo terceiro lugar no pódio. Com um pit stop a menos, Vettel sofria a aproximação do quarto colocado Grosjean.
Sem conseguir passar o mexicano da Force India, o brasileiro passou a sofrer pressão de Kvyat. Com pneus mais novos, o russo passou Massa a três voltas do fim, e depois ainda deixou Pérez para trás para assumir o quinto lugar. Ele ainda ganharia mais uma posição: na penúltima volta, os pneus desgastados de Vettel não resistiu. O tetracampeão viu seu pneu traseiro direito explodir e perdeu a chance de pódio. O alemão precisou parar nos boxes e terminou apenas em 12º. Lá na frente, Hamilton recebia a bandeira quadriculada para mais uma vitória.
Na 31ª volta, Hamilton, que tinha 5s de vantagem para Rosberg e 23s para Vettel, fez seu segundo pit stop e colocou um jogo de pneus macios. Com isso, o alemão da Mercedes assumiu a liderança da prova. Mas por pouco tempo. Nico também parou na volta seguinte e o britânico retomou a ponta.
Com Hamilton com relativa folga para Rosberg, as atenções da corrida se voltaram para a disputa pelo quinto lugar entre Pérez e Massa e pela briga pelo terceiro lugar no pódio. Com um pit stop a menos, Vettel sofria a aproximação do quarto colocado Grosjean.
Sem conseguir passar o mexicano da Force India, o brasileiro passou a sofrer pressão de Kvyat. Com pneus mais novos, o russo passou Massa a três voltas do fim, e depois ainda deixou Pérez para trás para assumir o quinto lugar. Ele ainda ganharia mais uma posição: na penúltima volta, os pneus desgastados de Vettel não resistiu. O tetracampeão viu seu pneu traseiro direito explodir e perdeu a chance de pódio. O alemão precisou parar nos boxes e terminou apenas em 12º. Lá na frente, Hamilton recebia a bandeira quadriculada para mais uma vitória.
RESULTADO DO GP DA BÉLGICA
Globoesporte
==> Foto: AFP
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