Joãozinho é um menino com uma imaginação enorme que decidiu deixar de
ser criança e tornar-se adulto de uma hora para a outra. Para isso,
resolveu falar apenas palavrão. Mas, para o garoto, palavrões não são
palavras feias e sim todas aquelas terminadas em “ão”. É com esta obra
repleta de humor que a autora e ilustradora Selma Maria faz sua estreia na
Editora do Brasil com o lançamento O
livro do palavrão.
De maneira inusitada e criativa, a publicação mostra as diferenças entre as palavras em seu aumentativo e diminutivo, seu significado e o momento certo de usar cada forma. Ao apresentar a iniciativa de Joãozinho de apenas usar palavrões, Selma Maria conta as confusões que o garoto causou. Ao invés de brincar na vila, o menino brincava de vilão. Sua irmã Ana passou a ser chamada de anão. Uma bala era um balão para ele.
Ao fazer uma brincadeira com a língua portuguesa, a autora auxilia as crianças a compreenderam aspectos importantes de nosso idioma. Além disso, Selma Maria utiliza a pluralidade do vocabulário para compor as frases e contar toda trajetória do garoto até ele atingir a vida adulta e ter seus próprios filhos.
O livro do palavrão possui ilustrações leves e coloridas, que remetem aos desenhos feitos na infância. A publicação mostra o quanto pode ser divertido explorar, se divertir com a língua e aprender brincando. A obra é indicada tanto para o uso de professores em sala de aula, em projetos que envolvam atividades com as palavras, quanto para ser lido em casa.
Sobre a autora e ilustradora –
Selma Maria é escritora, educadora e artista plástica. Seu primeiro
livro Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos
(Editora Peirópolis) ganhou o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ,
em 2010 e foi selecionado para o PNBE. Possui outros livros publicados por
várias editoras. O livro do palavrão marca sua estreia na Editora
do Brasil.
Título: O livro do palavrão
Autora: Selma Maria
Ilustrações: Selma Maria
Número de páginas: 24
Formato: 25 x 21,5 cm
Preço: R$ 32,70
Indicação leitora: 2º ano (a partir dos 7 anos)
ISBN: 978-85-10-05752-3
0 comments:
Postar um comentário