Filmes tchecos na Ceilândia

Os filmes fazem parte da mostra “Ninguém Vai Rir”, composta por longas metragens da Nova Vlna, a “nouvelle vague tcheca”.

A exibição é precedida de uma breve apresentação dos títulos, diretores, etc. e, ao fim da projeção, o curador conversa com o público, num bate papo em informal. A sessão é gratuita e se dá no Centro Cultural Ceilândia, “colado” na Estação Ceilândia Norte do Metrô. 

Dia 30.07,  20h :  O Baile dos Bombeiros (Horí, má panenko, Tchecoslováquia, 1967, comédia dramática, 71 min., classificação 16 anos) direção Milos Forman. 
Sinopse: O ex-chefe do departamento de bombeiros de uma cidade do interior está completando 86 anos. Os bombeiros decidem dar uma festa em sua homenagem, com prêmios e concurso de beleza, e convidam toda a cidade. Porém, nada sai como o planejado. Ocorre toda sorte de imprevistos: incêndios, roubos, “falta de beleza” nas candidatas à rainha do baile. É o primeiro filme colorido de Milos Forman, e gerou uma greve de bombeiros na época. A crítica às instituições já aparece aqui muito forte, e é um tema que o diretor explorará com mais radicalidade depois, em filmes como Um Estranho no Ninho (1975). Foi censurado pelo Partido Comunista em 1968, e comprado pelo cineasta François Truffaut e alguns amigos, o que permitiu sua exibição fora da Tchecoslováquia. 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=C6TlVVVWt0A 

Dia 06.08, 20h : Ninguém Vai Rir (Nikdo se nebude sat, Tchecoslováquia, 1965, comedia dramática, 92 min., classificação 16 anos), direção: Hynek Bocan. 
Sinopse: Tragicomedia tcheca inspirada em um conto de Milan Kundera, “Nobody Will Laugh” é a história de um teórico de arte que não consegue dizer coisas ruins às pessoas e acaba por criar uma série de mentiras para não prejudicar um homem qualquer, o que acaba saindo de controle. Inspirado no conto homônimo de Milan Kundera, com roteiro do próprio escritor.  

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JKJ5zNIOJ1Q 

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário