O sábado (18) da equipe BMW Team Brasil foi marcado por toques que
comprometeram completamente a Corrida Classificatória das duplas
brasileiras em Zolder (na Bélgica), em disputa que corresponde à sexta
etapa da temporada 2014 do Blancpain Sprint Series. Sérgio Jimenez/Cacá
Bueno largou do meio do pelotão (em 16º) e fez uma grande corrida, teria
um quinto ou sexto lugar garantindo, não fosse um toque na última
volta. Já Matheus Stumpf/Nelsinho Piquet teve o melhor momento da
corrida na largada, saindo em oitavo, superou três concorrentes, mas um
toque na segunda curva tirou qualquer chance do carro #30 avançar. O
time verde e amarelo terminou em 21º com o BMW Z4 #0, e 22º com o BMW
#30. A vitória ficou com César Ramos/ Laurens Vanthoor.
O resultado da corrida deste sábado também definiu o grid de largada da
Corrida Principal, que acontece amanhã (19). Com isso, o elenco
patrocinado pelo Banco do Brasil, terá mais uma árdua tarefa neste
domingo, que é a de escalar o pelotão e buscar uma corrida de
recuperação no Circuito de Zolder, que não é muito favorável ao modelo
BMW Z4 e para complicar, ainda não oferece muitas oportunidades de
ultrapassagem. A corrida terá transmissão ao vivo do canal SporTV às
9h45. A Rede TV! mostra a disputa às 14h30.
O paulista Sérgio Jimenez, ao final da corrida, estava realmente
chateado com o resultado e com a situação ocorrida. Ele lembrou que o
quinto ou sexto lugar seria um grande resultado, devido às dificuldades
do time, já na classificação. Sofrendo com o equipamento desde a sessão
de classificação, ele e o carioca Cacá Bueno, não tiveram condições para
passar ao Q3, e ficaram com o 16º lugar no grid.
"A dificuldade começou na classificação. Nós tivemos um problema no
aeroquip e fiquei sem freio, não conseguindo usar os meus pneus novos.
Assim não fomos para o Q3. Consegui dar uma volta, mas já com o freio
baixo, sem eficiência, o que nos colocou em 16º. O carro poderia ter
largado em sétimo, não fosse isso, o que seria diferente. Na corrida,
larguei consciente, e saí dos acidentes, passei alguns concorrentes, o
que nessa pista é quase impossível, mostrando nosso desempenho bom e
competitivo na corrida, como sempre. Com um safety car antes da janela
de pit stop, ganhamos muitas posições, pulando pra quinto. Nosso pit foi
perfeito. Na parte em que o Cacá (Bueno) assumiu, ele ficou preso, não
conseguiu passar, mas segurava bem a posição. E, no fim um adversário
deu no meio do nosso carro, o que comprometeu todo o nosso fim de
semana. O quinto ou sexto lugar seria muito bom, e ainda marcaríamos
alguns pontos. Uma pena", lamentou Jimenez, um dos pilotos do BMW Z4 #0.
A outra dupla da equipe brasileira, formada por Matheus Stumpf e
Nelsinho Piquet, começou o fim de semana com mais sorte. Fez uma boa
classificação e garantiu lugar entre os top-10, com o oitavo lugar no
grid. O gaúcho Matheus Stumpf foi o responsável por fazer a primeira
parte da corrida. Com ótima largada, Stumpf logo era o quinto colocado,
conquistando três importantes posições. Ditando bom ritmo, tinha tudo
para avançar e brigar pelas primeiras posições. Mas um adversário tocou a
traseira direita de seu BWM Z4 #30, minando as chances dele e do
companheiro Nelsinho Piquet avançarem.
"Larguei em oitavo e estava com um bom ritmo, já tinha ultrapassado três
carros, só que na segunda curva uma Lamborghini veio forte e me bateu
na traseira. Eu estava no meu traçado, e o concorrente veio por dentro
me atropelando. Com a batida, quebrou a roda e o pneu soltou. Fui me
arrastando até os boxes para trocar o pneu. E depois da troca, vim
buscando posições, mas saímos uma volta atrás, não tinha mais como
recuperar. Uma pena, porque fizemos uma ótima largada. Amanhã vamos
largar lá atrás e começar tudo do zero, toda batalha de novo", disse o
gaúcho Stumpf.
Nelsinho Piquet também comentou o dia de hoje. "Foi uma corrida difícil
hoje. Na largada acertaram o meu companheiro Matheus Stumpf, quebrou a
roda e perdemos uma volta. Não tinha muito o quê fazer. Amanhã vamos
para ‘guerra’, largando lá de trás", comentou Nelsinho.
Resultado Corrida Classificatória e Grid para Corrida Principal: (top-6)
1 César Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra),38 voltas
2 Peter Kox / Nicky Catsburg (NSC Motorsports / Syntix Lamborghini LFI), a 15.940
3 Hari Proczyk / Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini LFI), a 21.715
4 Enzo Ide / Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), a 22.667
5 Andy Soucek / Jonathan Adam (Beechdean AMR Aston Martin Vantage GT3), a 23.467
6 Maximilian Buhk / Maximilian Götz (HTP Motorsports), a 25.944
21 Cacá Bueno/Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), a uma volta
22 Nelson Piquet Jr./Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4),a uma volta
Classificação do campeonato (após 11 corridas - top-10):
Classificação do campeonato (após 11 corridas - top-10):
1 Maximilian Gotz (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 117 pontos
2 Maximilian Buhk (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3), 101
3 Hari Proczyk/ Jeroen Bleekemolen (Grasser Racing Team Lamborghini FLII), 97
4 Enzo Ide/ Rene Rast (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 68
5 Cesar Ramos/ Laurens Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 52
6 Cacá Bueno / Sérgio Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 51
7 Dominik Baumann/ Thomas Jäger (BMW Sport Trophy Team Schubert BMW Z4) 45
8 Stephane Ortelli (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 36
9 Mateusz Lisowski / Vicent Abril (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS Ultra), 28
10 Sergei Afanasiev / Stef Dusseldorp (HTP Motorsport Mercedes SLS AMG GT3) 23
14 Matheus Stumpf (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 14
16 Valdeno Brito (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 10
21 Nelsinho Piquet (BMW Sports Trophy Team Brasil BMW Z4), 4
==> Foto: Divulgação
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário