UM CLÁSSICO POPULAR NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, na próxima segunda-feira (14), o violonista Marco Pereira, um dos grandes expoentes do violão no país. O músico é a segunda atração do projeto Solo Música, que traz apresentações solo de músicos consagrados e instrumentos inusitados.

O interesse de Marco Pereira pela música começou aos 17 anos, quando teve sua primeira aula de partitura. Autodidata, teve como professor de violão clássico o uruguaio Isaías Sávio, do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Mudou-se para Paris, onde recebeu o título de mestre em violão pela Université Musicale Internationale de Parisdefendendo uma tese sobre Villa Lobos.

Ainda na França conheceu o Jazz e percebeu que poderia trilhar um caminho diferente da música clássica, mais voltado para a música popular. Neste período, Pereira fez diversas turnês por países europeus, nos Estados Unidos e Canadá. Venceu dois concursos internacionais na Espanha, o Andrés Segóvia e o Francisco Tárrega.

Desde seu retorno ao Brasil tem se dedicado a trazer para o violão clássico a música popular brasileira. Tocou com grandes músicos, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Cássia Eller, Gilberto Gil e Wagner Tiso. Venceu duas vezes o prêmio Sharp. Melhor Arranjador de MPB, em 1993, pelo disco GAL, da cantora Gal Costa; e Melhor Solista/Melhor Disco Instrumental do Ano, em 1994, pelo trabalho Bons Encontros, em parceria com o pianista Cristóvão Bastos.

Relação com Brasília:
A convite do então chefe do departamento de música da Universidade de Brasília (UnB), Cláudio Santoro, Marco Pereira criou, na década de 80, a escola de violão clássico da Universidade. “Eu vim a convite do maestro Cláudio Santoro. Quando cheguei, foi publicado um decreto impedindo contratações para as universidades. Nesse meio tempo fiquei em Brasília fazendo outras coisas, criei o coral do Congresso Nacional, por exemplo. Até que o decreto foi  revogado e eu, enfim, pude ser contratado pela UnB”, lembra.

Marco Pereira ainda realiza apresentações quase todos os anos no Clube do Choro.  

Solo Música:
O projeto, idealizado pelo produtor curitibano Álvaro Callaço, traz mensalmente versões solo de músicos consagrados e instrumentos inusitados. O projeto está em sua segunda edição em Brasília e estreou, neste ano, com a cantora Ceumar, em março.  Os shows ocorrem sempre às segundas-feiras.

Serviço:
Solo Música – Marco Pereira
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS, quadra 4, lotes 3/4 - Asa Sul, anexo à matriz da CAIXA
Telefone(61) 3206-9448 / 9449
Dia: 14 de abril (segunda-feira)
Hora: 20h
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1kg de alimento não perecível
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

==> Foto: Roberto Cifarelli

0 comments:

Postar um comentário