CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA A HISTÓRIA DO BRAILE

A CAIXA Cultural Brasília realiza, entre os dias 29 de abril e 3 de maio, a oficina De Olho no Braile e o workshop Livro Acessível. Voltados para públicos distintos, a oficina ensina, para jovens, adultos e crianças acompanhadas pelos pais, a história da escrita tátil braile. O workshop apresenta a profissionais da educação e da cultura os formatos de livros digitais disponíveis para pessoas com deficiência visual. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (15).

Também compõe o público da oficina pessoas com deficiência visual. A palestrante Patrícia de Jesus Silva explica que o objetivo é facilitar a interação entre os participantes. “As oficinas têm 40 minutos. Os alunos inscritos conseguirão ler seus nomes e pequenas frases em braile. O meu objetivo é desmistificar o universo da cegueira, reduzindo o preconceito contra o deficiente visual”, afirma Patrícia de Jesus Silva, educadora especialista na escrita tátil.

No workshop Livro Acessível, Patrícia vai apresentar para profissionais do livro, da cultura, da educação e de áreas afins as tecnologias alternativas aos livros em braile. Os livros têm um alto custo e cada página escrita de forma digital corresponde a três páginas de um livro comum. O Livro Digital Acessível, ainda desconhecido pela maioria das pessoas, vem sendo implementado pelo Ministério da Educação, que estimula iniciativas no âmbito da acessibilidade cultural, concedendo incentivos em suas licitações para editoras que disponibilizem obras no padrão DAISY (Digital Accessible Information System).

Segundo a educadora, o workshop trará um panorama da acessibilidade textual, com alternativas de formatos digitais. “Eu quero abrir o universo do livro digital para as pessoas. Os participantes vão conhecer as várias tecnologias disponíveis e aprenderão a escrever pequenos textos em braile utilizando o computador e o Word. São coisas que todo mundo tem acesso, além de outras formas de comunicação digital para que não seja necessário usar uma infinidade de papel”, diz. Ao final do workshop os participantes sairão com um pequeno texto escrito em braile, que poderá ser lido por qualquer pessoa com deficiência visual.

Os interessados em participar da oficina e do workshop devem fazer as inscrições pelo email [email protected] até o dia 28 de abril. O custo é 1kg de alimento não perecível, que deve ser entregue no primeiro dia de oficina. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Serão duas turmas para a oficina De Olho no Braile, com 30 vagas cada, e uma turma para o workshop Livro Acessível, com 40 vagas disponíveis.

Sobre a palestrante:
Aos 16 anos, Patrícia aprendeu braile sozinha para ajudar amigos que tinham dificuldades visuais na escola. Desde então, ela tem se dedicado ao aprendizado e ensino do braile. Os amigos passaram a chamá-la de Patrícia Braille, nome que ela incorporou e assina em seus trabalhos.

Serviço

Oficina: “De Olho no Braille”
Data: de 29 de abril a 1º de maio de 2014 (de terça-feira a quinta-feira)
Horário: às 9h e às 14h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Sala Gente Arteira
Endereço: SBS Quadra 04 Lotes 3/4 - Edifício Anexo à Matriz da CAIXA
Inscrições: de 15  a 28 de abril de 2014 pelo email [email protected]. Custam 1kg de alimento não perecível.
Duração: 40 minutos cada oficina
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos

Workshop: “Livro Acessível”
Data: 02 e 03 de maio de 2014 (sexta-feira e sábado)
Horário: das 9h às 17h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Sala Gente Arteira
Endereço: SBS Quadra 04 Lotes 3/4 - Edifício Anexo à Matriz da CAIXA
Inscrições: de 15 a 28 de abril de 2014 pelo email [email protected]. Custam 1kg de alimento não perecível.
Duração: 40 minutos cada oficina
Classificação indicativa: Não recomendado para menores 16 anos

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário