A CAIXA Cultural Brasília apresenta, a partir desta quarta-feira (19) até 11 de maio, a exposiçãoLinhas, Trançados
e Cores: no Reino de Gilvan Samico, com gravuras, desenho e uma
peça em madeira que relatam a vida do artista que ficou conhecido por
retratar o nordeste em sua xilogravura.
Esta é a primeira exposição após a morte de Samico, em novembro do ano passado, trazendo um amplo panorama de sua obra. “Ele ficou conhecido pela sua xilogravura, mas também tem telas com pinturas a óleo, peças em gesso, madeira e desenhos, muitos destes trabalhos nunca foram apresentados ao público”, conta Renata Pimenta, curadora da exposição.
Para a exposição, Renata Pimenta separou fotos que contam como era o minucioso trabalho de Samico, que, a partir dos anos 1990, passou a produzir apenas uma gravura por ano. “Era uma gravura por ano, mas é um trabalho de detalhe. Para cada gravura, havia centenas de estudos e rascunhos”. Alguns desses rascunhos e fotografias que mostram o artista trabalhando em seu ateliê compõem a exposição. Ao todo, serão apresentadas 39 gravuras, 13 desenhos e uma caixa em marchetaria.
No dia 18 de março, às 21h, a curadora Renata Pimenta fará uma visita guiada pela exposição. “Meu pai e Samico eram muito amigos. Cresci dentro do ateliê dele. Então, para mim, a exposição é um passeio afetivo pela obra deste grande gravurista brasileiro”, afirma.
Samico:
Gilvan Samico começou seus estudos artísticos em 1948, na Sociedade de Arte Moderna do Recife. Estudou xilogravura com Lívio Abramo, na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e gravura com Goeldi, na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. A convite de Ariano Suassuna integrou o Movimento Armorial, voltado à cultura popular.
Suas obras são repletas de elementos religiosos e do folclore nordestino. Samico tem obras expostas no Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, e participou duas vezes da Bienal de Veneza.
Serviço:
Linhas, Trançados e Cores: no Reino de Gilvan Samico
Local: CAIXA Cultural
Brasília – Galerias Piccola I e II
Abertura:
18 de março, às
19h
Visitação: 19 de
março a 11 de maio, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação Indicativa:
Livre
Entrada Franca
==> Foto: Divulgação

0 comments:
Postar um comentário