" O jaguar burlado " no Instituto Cervantes

A edição de volta às aulas do CuentaCuentos, no Instituto Cervantes,  viaja  para o Paraguai com o conto popular infantil “O jacaré burlado”.  

A contista Daiane Reis narrará a história do convencido jaguar que se acha o mais forte e inteligente dos animais. A cigarra, assim como outros bichos da selva, não pensa a mesma coisa, por isso o desafia para uma competição a fim de demonstrar quem é o mais inteligente e resistente dos dois. Esta acirrada disputa promete muitas emoções entre eles. Quem sairá vencedor?  O público mirim pode apostar as fichas.  

O projeto CuentaCuentos é um dos braços do Instituto, que além de levar grandes nomes da literatura infantil ao conhecimento das crianças, ainda cumpre o papel de difundir o idioma e a cultura dos povos de língua espanhola.

Crianças aprendem mais fácil

Aprender uma nova língua pode ser difícil depois de alcançar certa idade. Pesquisas avisam que depois dos 12 anos fica mais complicado associar outra linguagem e pronúncia. Isso porque os dois hemisférios do nosso cérebro – o direito, da criatividade, e o esquerdo, da lógica – passam a trabalhar menos conectados entre si.

Na infância, esse diálogo entre os dois hemisférios acontece com mais intensidade, facilitando o aprendizado da nova língua. De maneira simplificada, a criança aprende com o cérebro inteiro, enquanto que o adulto aprende com somente um lado.

A coordenadora do projeto, Begoña Colmenero Niño, acredita que a atividade do Cuentacuentos facilita ainda mais a assimilação do novo idioma. “Criança, quando aprende, nunca esquece”. Daiane, a contadora de histórias, concorda: “Elas são mais abertas. O adulto já tem conceitos formados que a criança não tem ainda, por isso ela está mais aberta ao novo, seja ele qual for”.

Durante o Cuentacuentos especial haverá orientação gratuita aos pais que queiram saber mais sobre o aprendizado de idiomas na infância.


Serviço:
Cuentacuentos Volta às aulas no Instituto Cervantes
Conto paraguaio O jaguar burlado
Dia: 10/08 (sábado)
Horário: 11h
Local: Biblioteca do Instituto Cervantes - 707/907 Sul
CI : Livre
Entrada Franca

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário