Os espanhóis lotaram as arquibancadas do Circuito da Catalunha esperançosos por um show do ídolo nacional Fernando Alonso.
Expectativa correspondida. Com uma exibição de gala, o piloto da
Ferrari largou em quinto, não tomou conhecimento dos rivais e venceu o
GP da Espanha, válido pela quinta etapa da temporada, com autoridade.
Mas o show não ficou só por conta do piloto da casa. Felipe Massa
também brilhou. Depois de ter que largar em nono devido a uma punição no
treino classificatório, o brasileiro fez uma bela corrida, com diversas
ultrapassagens, e cruzou a linha de chegada em terceiro, subindo no
pódio pela primeira vez na temporada. Kimi Raikkonen, da Lotus, apostou
em uma estratégia de três pit stops contra quatro dos rivais e chegou em
segundo.
Alonso quebra tabu de 17 anos
O espanhol da Ferrari conseguiu uma façanha expressiva no circuito
catalão. Foi a segunda vez que um piloto que não largou na primeira fila
venceu em Barcelona. A única vez havia sido em 1996, quando Michael
Schumacher triunfou após largar em terceiro em um atípico GP, debaixo de
chuva torrencial.
Com o resultado, Alonso atingiu outras duas marcas importantes. Chegou a
11 vitórias, igualando Massa como quarto maior vencedor da história do
tradicional time de Maranello. Foi o 32º triunfo da carreira do espanhol
que deixa o britânico Nigel Mansell para trás e se isola na quarta
posição no ranking dos pilotos que mais vezes subiram no degrau mais
alto do pódio na categoria máxima do automobilismo mundial, atrás apenas
de Michael Schumacher (91), Alain Prost (51) e Ayrton Senna (41).
O próximo desafio da Fórmula 1 será o GP de Mônaco, de 23 a 26 de maio,
válido pela sexta etapa da temporada. A TV Globo transmite ao vivo a
mais charmosa corrida do calendário no domingo, às 9h (horário de
Brasília), além do treino classificatório, no sábado, no mesmo horário. O
GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real com vídeos. O SporTV exibe os
treinos livres a partir de quinta-feira, 5h.
A corrida
Rosberg manteve a ponta na largada. Vettel superou Raikkonen e assumiu o
segundo lugar. Alonso não deixou o alemão da RBR escapar. Livrou-se do
finlandês da Lotus e nas curvas seguintes, passou Hamilton por fora,
subindo para terceiro. Quem também começou bem foi Massa. Largando em
nono, o brasileiro passou Webber e Grosejan antes da primeira curva e
depois tomou a sexta posição de Pérez ainda na volta de abertura.
As primeiras voltas foram marcadas por um trenzinho: Rosberg era o
“maquinista”, seguido por Vettel, Alonso, Hamilton, Raikkonen e Massa.
Mas em pouco tempo, os três primeiros se desgrudaram dos demais,
formando dois pelotões.
Na 7ª volta, Raikkonen desbancou Hamilton e assumiu o quinto lugar.
Mais atrás, Webber, que havia perdido três posições na largada abriu os
trabalhos nos boxes, trocando os pneus médios pelos duros. Na passagem
seguinte, Massa superou o britânico da Mercedes, subindo para quinto,
mas seguiu para os boxes na mesma volta e retornou em 12º. O primeiro a
deixar a prova foi Romain Grosjean. A suspensão da Lotus quebrou,
deixando o jovem piloto francês na mão.
Alonso assume a liderança
Alonso fez seu pit stop na volta 10, enquanto Rosberg e Vettel pararam
na passagem seguinte e ganhou a posição do rival da RBR. Logo depois, o
piloto da casa superou o adversário da Mercedes com uma bela manobra,
levantando a arquibancada. Foi então que a queda de rendimento das
“Flechas de Prata” em razão do alto consumo dos pneus ficou evidente. Em
pouco tempo, Rosberg foi engolido por Vettel, Massa e Raikkoen. Quando o
mexicano Esteban Gutiérrez (Sauber) finalmente parou nos boxes, na 14ª
volta, o espanhol da Ferrari assumiu a liderança, seguido por Vettel e
Massa.
A dupla da Ferrari foi cedo para a segunda rodada de pit stops. Alonso
voltou para a pista em quarto, logo passou Rosberg e subiu para
terceiro, atrás apenas de Vettel e Raikkonen. Já Massa retornou em
sétimo, rapidamente se livrou de Ricciardo, Pérez e Rosberg, e pulou
para quarto. A estratégia pareceu ter sucesso. Vettel e Raikkonen foram
para os boxes e voltaram atrás dos carros do tradicional de Maranello.
Caterham perde roda
Nesse meio tempo, Giedo van der Garde abandonou após a roda traseira
esquerda de sua Caterham se soltar. A equipe será investigada pela
direção de prova após a corrida e deverá ser punida., já que um pneu
solto na pista ameaça a segurança dos demais competidores.
A corrida chegou à metade das 66 voltas com Alonso na ponta, dez
segundos à frente de Massa, que também mantinha boa margem para Vettel e
Raikkonen. Os pilotos da RBR e Lotus protagonizavam um show à parte no
duelo pela terceira posição. Vettel vendeu caro, mas o finlandês
conseguiu realizar a ultrapassagem.
Hulk e Vergne batem nos boxes
Um incidente curioso aconteceu nos boxes. A equipe Sauber se precipitou
ao liberar Nico Hulkenberg do pit stop e o alemão se chocou com a STR
de Jean-Eric Vergne, que se preparava para fazer sua parada. Por causa
do toque, Hulk teve que retornar aos boxes na volta seguinte para
consertar o bico e pouco depois para cumprir um stop-and-go.
Alonso fez o terceiro pit stop na volta 37 e voltou atrás de Raikkonen,
que tinha uma parada a menos. Por pouco tempo. Poucas passagens depois,
o espanhol acionou a asa móvel e deixou o finlandês para trás na reta
principal, levantando as arquibancadas.
Com uma estratégia de três paradas contra quatro dos rivais, o piloto
da Lotus fez seu último pit a 20 voltas do fim, retornando dez segundos
atrás de Massa e a quase 30 do líder Alonso.
O piloto da Ferrari fez sua quarta e última parada nos boxes na 49ª das
66 voltas e manteve a ponta. Daí em diante, foi só administrar a
vantagem, receber a bandeirada em primeiro e comemorar com a torcida
espanhola.
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reprodução Sportv
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