1922 A Semana Sísmica – Correspondências Modernas

Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna – com curadoria de Wagner Barja, 10 artistas contemporâneos atuais discutem os desdobramentos do movimento que mudou a arte brasileira, num curioso diálogo com 60 obras de artistas que emergiram no período modernista.
 
O Museu Nacional dos Correios realizará no dia 13 de novembro às 19h30, a mostra 1922 – a Semana Sísmica – Correspondências Modernas, uma panorâmica com obras de artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. 

A exposição comemora os 90 anos da emblemática semana em 2012. Entre os representantes estarão obras de Vicente do Rego Monteiro, Ismael Nery, Mário Zanini, Anita Malfatti, Pedro Alexandrino, Clovis Graciano, John Graz, Vitor Brecheret, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral. 

Também serão exibidas obras de vários artistas, que nas décadas seguintes sustentaram os desdobramentos do modernismo. As obras dos artistas da segunda fase do movimento modernista que também estarão na mostra são: Alfredo Volpi, Djanira, Rebolo, Guignard, Pancetti, Aldo Bonadei, Portinari entre outros.
 
O diferencial da exposição
 
Paulo Bruscky, Anna Bella Geiger, Waleska Reuter, Ralph Gehre, Gê Orthof, Elyeser Szturm, Milton Marques, Elder Rocha, Xico Chaves, Armando Queiróz e Galeno apresentam na exposição, os desdobramentos estéticos ocasionados pelo evento de 1922, no contexto da arte atual. Desta forma, artistas contemporâneos, em sintonia com a Modernidade de 1922 estabelecerão um diálogo atemporal, por meio de novas linguagens que variam das instalações multimídia, objetos eletroeletrônicos e demais meios das novas mídias e suportes, em convívio no mesmo ambiente dos autores clássicos do modernismo.
 
O ambiente da exposição tem um caráter de imersão, com ênfase nos aspectos sensoriais e perceptivos do público. Todo conteúdo é contextualizado nos principais fatos sociopolíticos e culturais que influenciaram as rupturas estéticas daqueles tempos modernos. 
 
Serviço
1922 A Semana Sísmica – Correspondências Modernas
Museu Nacional dos Correios - Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl A, nº 256
De 13 de novembro a 27 de janeiro. De terça a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Entrada franca
Classificação indicativa livre
Local: Museu Nacional dos Correios

==> Foto: Divulgação / Setur

0 comments:

Postar um comentário