No Velho Oeste de Austin, capital do Texas, Sebastian Vettel não levou o título antecipado e sequer a vitória no GP dos Estados Unidos. Como nos clássicos filmes de faroeste, Lewis Hamilton encarnou o forasteiro, invadiu o saloon preparado para uma possível festa do tri do alemão da RBR e venceu a 19ª etapa da temporada 2012 da Fórmula 1. Fernando Alonso
foi rápido no gatilho na largada, pulou de sétimo para quarto e ainda
cruzou a linha de chegada em terceiro, adiando a disputa do título para a
última corrida do ano, o GP do Brasil, dia 25 de novembro, em
Interlagos.
Com o resultado deste domingo, Vettel chegou aos 273 pontos, aumentando
a vantagem na liderança para Alonso de dez para treze pontos.
Entretanto, foi o espanhol quem saiu de Austin com o gostinho de
vitória. Após temer perder o título para o alemão já neste domingo, ele
segue para São Paulo mais vivo do que nunca no campeonato.
Felipe Massa
iria largar em sexto, mas poucas horas antes de começar a prova, a
Ferrari tomou uma atitude polêmica e estratégica. Violou propositalmente
a caixa de marcha do carro do brasileiro para forçar uma punição de
cinco posições no grid para favorecer Alonso. Com isso, o espanhol
passou de oitavo para sétimo e passou a largar do lado limpo da pista.
Partindo de 11º, Massa fez uma bela corrida de recuperação. Com boas
manobras, como as ultrapassagens sobre Michael Schumacher e Kimi
Raikkonen, cruzou em quarto. Bruno Senna também teve um bom desempenho e foi recompensado com o décimo lugar, que lhe rendeu um ponto.
Como prêmio de consolação para Vettel, seu segundo lugar deu à RBR o
tricampeonato do Mundial de Construtores. A escuderia austríaca chegou
aos 440 pontos e não pode mais ser alcançada pela vice-líder Ferrari,
que possui 367.
A torcida brasileira fica com privilégio de presenciar a decisão do
título entre Vettel e Alonso. O GP do Brasil, última etapa da temporada,
definirá quem será o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1,
recorde que pertence a Ayrton Senna. A TV Globo transmite ao vivo a
corrida de Interlagos no próximo domingo, dia 25 de novembro, a partir
das 17h (horário de Brasília).
Ótima largada de Alonso
A polêmica decisão da Ferrari em provocar a punição a Massa acabou
dando certo. Do lado limpo da pista, Alonso aliou cautela e ousadia na
largada, ficou por fora e ganhou três posições, de Schumahcer e
Hulkenberg, que começaram da parte suja, e também de Raikkonen. O quarto
lugar de Alonso já seria suficiente para adiar a disputa do título para
o Brasil, em caso de vitória de Vettel. O alemão, por sinal, manteve a
ponta no começo, enquanto Webber tomou o segundo lugar de Hamilton.
Partindo de 11º, Massa ganhou uma posição na primeira volta. Já Bruno
perdeu duas, caindo para 12º.
Nas primeiras voltas, a atração foi o embate entre Hamilton e Webber
pelo segundo lugar. Após perder a posição na largada, o britânico tentou
dar o troco, mas levou o X do australiano. Mas na volta 3, finalmente
conseguiu a ultrapassagem.
Na volta 7, Grosjean rodou e retornou à pista logo à frente de Schumi e
Massa, que disputavam posição. Os ex-companheiros de Ferrari passaram o
francês da Lotus e na sequência o brasileiro passou Schumi para assumir
a oitava posição. Grosjean continuou perdendo terreno. Foi superado
também por Senna e Pérez, e decidiu ir para os boxes.
Duas passagens depois, foi a vez de Bruno ultrapassar Schumi, que
sofria com o intenso desgaste dos pneus. Massa também seguia escalando o
pelotão, e tomou o sétimo lugar de Di Resta.
No pelotão da frente, o ritmo de corrida das RBR não era o tão forte
quanto se esperava. Com isso, Hamilton começou a reduzir a desvantagem
para o líder Vettel, enquanto Alonso tentava se aproximar de Webber,
terceiro colocado.
Na 15ª volta, Hamilton ficou a apenas 1s de Vettel, margem que dá a
possibilidade de acionar a asa móvel para tentar a ultrapassagem. Mas as
atenções neste momento se voltaram para o outro carro da RBR. Pelo
rádio, Webber foi informado que seu DRS (sistema de recuperação de
energia cinética) não estava funcionado. Curvas depois, o australiano
abandonou com problemas mecânicos. Melhor para Alonso, que assumiu a
terceira posição. Massa, que pouco antes havia passado Hulkenberg, pulou
para sexto com a saída de Webber, enquanto Senna foi para oitavo.
Apesar de o terceiro lugar ser mais do que suficiente para Alonso adiar
a decisão do título, o espanhol continuou forçando, até demais, e
acabou dando uma escapada na curva 19.
Alonso fez sua parada nos boxes na volta 21. E não foi das melhores. Os
mecânicos demoraram a trocar o pneu traseiro direito da Ferrari e o
espanhol retornou em quinto, posição que daria o título para Vettel, que
já havia feito seu pit stop, mantendo a liderança. A essa altura, o
segundo era Raikkonen, que ainda não tinha parado, seguido por Hamilton e
Massa.
E o drama de Alonso aumentou logo depois. O espanhol não voltou à pista
com um bom rendimento e foi ultrapassado por Button, caindo para sexto.
Logo depois de perder a segunda posição para Hamilton, Raikkonen
finalmente foi para os boxes. O pit também lento e o finlandês voltou
atrás de Alonso. No retorno à pista, Kimi quase decidiu o campeonato:
freou tudo para não acertar a Ferrari do espanhol em cheio.
Com Vettel em primeiro e Alonso em quinto, o título ficaria com o
alemão. Porém, Massa e Button ainda não tinham feito seus pit stops. O
brasileiro parou nos boxes na passagem 26 e retornou logo atrás do
parceiro de equipe. Em quarto, o espanhol voltava a adiar a decisão do
caneco. Sem os pneus aquecidos, Massa perdeu lugares para Ricciardo e
Raikkonen, caindo para sétimo. Já Button, único dos pilotos do pelotão
da frente a iniciar com compostos duros, se manteve na pista, em
terceiro.
Enquanto isso, Vettel encontrou um bom ritmo e passou a abrir de
Hamilton na liderança. Porém, o britânico reagiu, e voltou a colar no
alemão, reduzindo a diferença para apenas 0s6.
Na 36ª volta, Button finalmente seguiu para os boxes alçando Alonso
para o terceiro lugar. Com 30s de desvantagem para Hamilton e mais de
10s à frente de Massa, que passara Raikkonen, restava ao espanhol levar o
carro até a bandeirada.
E na disputa pela vitória, Hamilton seguia perto de Vettel, que tentava
administrar a pequena vantagem. E o disparo fatal veio na volta 42. Na
reta principal, o britânico colocou pela direita e tomou a ponta do
alemão da RBR. Com Vettel em segundo e Alonso em terceiro, a disputa da
taça ficou ainda mais encaminhada para Interlagos.
Confira o resultado final do GP dos Estados Unidos:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1h35m55s269
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Abandonaram:
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – a 0s600
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 39s200
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46s000
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 56s400
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 1m04s400
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 1m10s300
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m13s700
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a 1m14s500
10 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 1m15s100
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1m24s300
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1m24s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m25s500
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
15 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
16 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – a 2 voltas
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas
Abandonaram:
Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – na volta 17
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – na volta 15
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – na volta 15
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reuters
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