Early Stones, de Michael Cooper, traz imagens inéditas dos primeiros dez anos dos Rolling Stones

O fotógrafo britânico Michael Cooper (1941-1973) nunca fez parte dos Rolling Stones. Não era compositor e não tocava instrumentos com a banda. Mas acompanhou de perto, como nenhum outro, a ascensão dos músicos, e vivenciou intimamente o agitado dia a dia de Keith Richards, Mick Jagger, Charlie Watts, Bill Wyman e Brian Jones: os ensaios, os shows, as turnês, as festas e as viagens (no duplo sentido da palavra).

Todo esse período que passou ao lado da banda permitiu que registrasse com sua câmera momentos únicos da vida de seus amigos, compondo um retrato bastante fiel dos “triunfos, tragédias e lágrimas” de uma banda em ascensão – como disse certa vez o próprio Michael. Vemos, por exemplo, uma imagem de Mick Jagger e Keith Richards escrevendo suas primeiras músicas, fotos de estúdio, viagens e até prisões, assim como imagens de Brian Jones, que viria a morrer em 1969.

Organizado por Adam Cooper, filho de Michael, Early Stones – Fotografias lendárias do início da banda por Michael Cooper (Editora Planeta, 328 pp., R$ 79,90) traz fotos que abrangem os anos de 1963 a 1973.

Além de ser autor do prólogo do livro, Keith Richards faz revelações inéditas sobre o contexto em que algumas das imagens foram tiradas, e o escritor Terry Southern, amigo da banda, narra breves e divertidas anedotas sobre o que acontecia nos bastidores.

Essas vozes unem-se às de nomes como Anita Pallenberg, Marianne Faithfull – que foi namorada de Mick Jagger – e Ian Stewart, que contam ao leitor suas lembranças mais curiosas dessa época tão fervilhante.

Publicado originalmente nos Estados Unidos, mas inédito no Brasil, Early Stones é um registro histórico imperdível, constituindo um olhar único sobre o surgimento de uma das bandas de rock mais lendárias – e longevas – de todos os tempos (os Stones, por sinal, acabaram de fazer shows-surpresa em Nova York, Londres e Paris comemorando os 50 anos de formação da banda; e uma nova turnê deve ser anunciada em breve).
 
“Michael conseguia que você fizesse coisas que jamais faria para outra pessoa” (Keith Richards).
 
Sobre o autor
 
Michael Cooper nasceu em Huddersfield, na Inglaterra, em 1941. Em 1962, trabalhava como fotógrafo da revista Vogue quando conheceu os Rolling Stones. Foi professor, negociante de obras de arte e gestor cultural. Retratou personalidades como Marcel Duchamp, James Brown, Andy Warhol, René Magritte, Roman Polanski, Larry Rivers e Frank Sinatra. É autor de nada menos que as fotografias de capa dos álbuns Their satanic majesties request, dos Rolling Stones, e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Quando morreu em Londres, em 1973, deixou um legado único e maravilhoso de 70.000 imagens, que documentam de maneira excepcional os anos 1960 e a “swinging London”.

O britânico Adam Cooper é filho de Michael Cooper. Diretor de fotografia e produtor de cinema, já trabalhou como técnico de fotografia em mais de 40 filmes, como Batman, Alien 3 e Evita, entre outros. Organiza exposições fotográficas em galerias de arte ao redor do mundo. Atualmente vive em Buenos Aires com sua esposa, Silvia, e sua filha, Emily.

0 comments:

Postar um comentário