CONCERTOS GRATUITOS HOJE, EM GOIÂNIA


Desde a sua criação no final de 2009, o grupo Trio del Sur tem desenvolvido uma intensa atividade, integrando as principais séries de concertos do país. Também digno de nota é a sua performance ao lado da Orquestra Sinfônica Provincial da Bahia Blanca (Argentina), interpretetando  o  Concerto Triplo de Beethoven.O Trio del Sur apresenta-se nas principais salas de Montevidéu, como o Auditório "Adela Reta" Sodré, Teatro Solís, "Nelly Goitiño", Instituto Italiano de Cultura, Zitarrosa, Montevideo Cabildo e Teatro Municipal da Bahia Blanca, entre outros. Em 2013 o Trio já tem turnê confirmada na Europa. 



Alejandra Moreira, violino


Iniciou seus estudos musicais com seu avô Mario Belardi e posteriormente com o Prof. Fernando Hasaj. Ingressou na Escola de Música na classe do Prof. Daniel Lasca, sob a supervisão da Profª. Ludmilla Cavallaro até 2007, estudando também com Prof. Jorge Risi. Obteve os primeiros prêmios em concursos realizados por jovens músicos e estudantes de música sendo selecionada em 1990 e 1992 pela Federação Internacional de Jovens Músicos para integrar a Orquestra Mundial. Apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Sodre, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Filarmônica do Amazonas. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Sodre e atua como solista da Orquestra Filarmônica de Montevidéu. Integrou o Trio Montevidéu e Arsis, grupo ganhador do primeiro prêmio no concurso organizado pela Fundação de Música de Câmara Troccoli. Integra também, como primeiro violino, o Quinteto Sinopus e participa de vários concertos de tango sob a direção do Maestro Raul Jaurena. Participou de duas temporadas na cidade de Nova York e gravou o CD "Tango eu te amo", vencedor do Grammy Latino 2007.

Roberto Martínez Puerto, violoncelo

Iniciou seus estudos musicais no Uruguai com Lyllián Laniella Peter Port e posteriormente em Buenos Aires com Claudio Juarez Baraviera . Participou de master classes com os professores Maria Kliegel, Kanka Mihail, Laufer Wolfgang, Xelim Natalie, Mora e Jordi Vasallo Eduardo. Obteve os primeiros prêmios em concursos da Juventude Musical, e segundo lugar no Concurso "Nicholas Finoli" em Buenos Aires. Na música de câmara,atuou  com as principais figuras do meio musical. 

Membro fundador do Trio del Sur,  trabalha intensamente desde o seu início. Como solista já apresentou grandes obras do repertório para violoncelo no Uruguai, Argentina e Brasil, sob a direção de mestres de renome como Piero Gamba (Itália), Martin Level (França), Rusha Stanley (EUA), Victor Hugo Toro (Chile) e o uruguaio Martín García e Carlos Weiske. Destacam-se as suas atuações do Concerto em si  menor de Antonin Dvorak com a Osquestra Sinfônica de Sodre, e "Dom Quixote", de Richard Strauss, com a Orquestra Filarmônica de Montevidéu. Atualmente integra a Orquestra Filarmônica de Montevidéu.

Julian Bello, Piano


Nascido na Espanha em 1954, viveu desde a infância no Uruguai. Iniciou seus estudos musicais com Águeda Lizarralde. Posteriormente integrou a classe dos professores Hugo Fanny e Balzo Ingold. Obteve os primeiros prêmios no Concurso “Jovens Músicos” e no "Concurso Nacional de Piano”, organizado pela Associação Eliane Richepin, pela qual ganhou uma bolsa de estudos para estudar na  França, que permitiu integrar a classe do Mestre Jean Paul Sevilla. Foi detentor de prêmios que lhe concederam bolsas de estudo para Minnesota (EUA) e outra para continuar os seus estudos com  Vlado Perlemuter na França. Em 1987, fez sua estréia na música de câmara com o Trio Montevidéu (violino, violoncelo e piano), participando do Concurso de Música de Câmara "Ciudad de Colmar" na França. Fez  vários recitais  solo em Montevidéu e em diferentes cidades do Uruguai, assim como na Argentina, Chile, Brasil, Estados Unidos e França. Integrou grupos de câmara ao lado de artistas estrangeiros, como o violoncelista suíço Orfeo Mandozzi, as sopronos Carole Farley e Graciela Lassner, e o violinista russo Nicolai Sachenko. Em temporadas recentes, interpretou o Concerto para Piano n º 1, de Brahms, o Concerto para piano e orquestra de Kachaturian e Concerto n º 1 para Piano, de Tchaikowsky. Em 2003 foi solista da Orquestra Filarmônica de Montevidéu.  



Atualmente é pianista do “Chamber Music Ensemble Sodré” e da Orquestra Filarmônica de Montevidéu. Atua como presidente da Direção da Orquestra da Escola Universitária de Música e é membro fundador do Trio del Sur. Em 2012 obteve o prêmio de "Apocalipse pianístico do ano" no Uruguai.

 


PROGRAMA



J. Brahms                                           Trio op.101 N.3
(1833-1897)                                       Allegro energico
Presto non assai
Andante grazioso
Allegro molto
A. Piazzolla                                       Quatro Estações Portenhas
(1921- 1992)                                      Primavera
Verão
Outono
Inverno



Concertos na Cidade
Dia 07 de novembro
20:30
Local: Sesc Cidadania
Entrada gratuita


==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário