Após
os bons resultados da participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt
2012, encerrada no dia 14 de outubro, a literatura brasileira será destaque em
outro importante evento internacional a partir do próximo dia 24, quando tem
início a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL Guadalajara) 2012, o
maior evento editorial em língua hispânica do planeta. Embora o convidado de
honra da atual edição seja o Chile, o Brasil contará, pela primeira vez desde
2001, quando foi o país convidado, com uma programação especial, batizada Destinação Brasil. A feira termina no
dia 2 de dezembro.
Para esta edição, a previsão é de que as editoras brasileiras contabilizem mais de US$ 200 mil com a venda de direitos autorais e livros impressos. Este número, no entanto, pode ser superado. Estima-se que as vendas na Feira do Livro de Frankfurt, inicialmente previstas em US$ 150 mil, alcancem os US$ 500 mil nos próximos 12 meses.
Organizado com o objetivo de promover a imersão do público latino nas letras brasileiras, a Destinação Brasil surgiu da colaboração entre a FIL Guadalajara, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil, a Embaixada do Brasil no México, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Projeto Brazilian Publishers (parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil). O programa, que é um dos destaques do site da feira, promoverá quatro mesas com nomes da nova literatura do país entre os dias 26 e 29 denovembro. Os autores viajam a convite da FBN e do Brazilian Publishers.
Esta não será, entretanto, a única oportunidade para que os mais de 600 mil visitantes previstos para esta edição tenham contato com o universo literário brasileiro. Pela primeira vez, o Brasil contará com um espaço exclusivo para encontros e bate-papos, no qual serão oferecidas palestras para profissionais do setoreditorial e atividades interativas com os estudantes das escolas de Guadalajara (programação completa no quadro abaixo). O estande brasileiro, também sob responsabilidade do Projeto Brazilian Publishers e da FBN, contará ainda com 645 títulos nacionais, de 17 editoras.
“O Brasil é considerado um gigante da indústria editorial, mas permanece uma incógnita em termos literários para a maior parte de seus vizinhos no continente. Surgida da sinergia entre a FBN, a CBL, a Apex-Brasil e outros órgãos do governo brasileiro, a extensa programação que levaremos à FIL Guadalajara 2012 nos permitirá apresentar nosso conteúdo editorial aos principais tomadores dedecisão do setor editorial ibero-americano”, informa a presidente da CBL, Karine Pansa.
O volume de vendas do mercado editorial em língua hispânica está entre os maiores do planeta e parte significativa da comercialização de direitos autorais neste idioma se dá ao longo dos nove dias de FIL Guadalajara, que este ano ocupará 34 mil m². Segundo os organizadores, além do público estimado em 600 mil visitantes, a previsão é de que 17 mil profissionais do setor editorial, entre agentes literários, bibliotecários, distribuidores, editores, escritores,ilustradores, livreiros, produtores e promotores de leitura passem pelo evento em 2012.
De acordo com a gestora do Projeto Brazilian Publishers na CBL, Dolores Manzano, tamanha efervescência deve proporcionar boas oportunidades de negócios para os editores brasileiros. “Os editores brasileiros estão cada vez mais habituados a negociar seus catálogos no mercado internacional e este trabalho tem sido convertido em bons resultados para o setor em eventos como FIL Guadalajara.Vale ressaltar que em Guadalajara as maiores vendas são tradicionalmente de livros Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP) e de obras de não-ficção e de literatura infantojuvenil”, afirma. Entre as missões do Brazilian Publishers está justamente preparar o editor brasileiro para atuar em feiras internacionais do porte de Frankfurt e Guadalajara.
Editoras participantes
Das 17 editoras brasileiras que
estarão no estande brasileiro da FIL Guadalajara, 13 integram o Projeto
Brazilian Publishers. Conheça as editoras:
Pelo Projeto Brazilian Publishers
– Cortez Editora, Editora DSOP, Escala Educacional/Editora
Lafonte, Editora FTD, Fundação Editora da Unesp, Grupo GEN, Girassol
Brasil
Edições, Editora Global, Hub Editorial, Editora Melhoramentos, Oficina
deTextos, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Pallas Editora.
Editoras que não integram o projeto – Editora Companhia das Letras, Editora Moderna, Editora Ordem do Graal na Terra e Editora Senac.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008 como uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil, o Brazilian Publishers tem como objetivo a promoção e a divulgação da produção editorial brasileira no mercado global. Para isso, o Projeto trabalha ações de promoção comercial destinadas a promover o conteúdo editorial brasileiro das editoras participantes do projeto em eventos no Brasil e nos mercados alvo.
Confira a programação completa do Brasil na FIL Guadalajara 2012:
CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL www.cbl.org.br
==> Foto: Divulgação
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