CAT apoia turistas e brasilienses na Torre de TV

O mais jovem ponto turístico de Brasília, a Torre Digital, já conta com os serviços do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Desde a inauguração do monumento, em 21 de abril, os colaboradores da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), se revezam em turnos para prestar apoio aos brasilienses e turistas que chegam para conhecer de perto a Flor do Cerrado, de Oscar Niemeyer.

O atendimento acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, mesmo período em que o acesso ao Mirante e Cúpulas é liberado aos visitantes. Os colaboradores da Setur-DF são responsáveis pela distribuição de senhas e por acompanhar os interessados aos pontos abertos ao público. “A intenção é que o visitante faça a inscrição e possa curtir os atrativos alternativos sem perder tempo em filas. Nossos atendentes também estão preparados para explicar o projeto, a importância para a cidade e as curiosidades da construção. Vale a pena conhecer tudo de perto”, explica o secretário de Turismo Luis Otávio Neves.

No primeiro final de semana de funcionamento, três mil pessoas passaram pela a Torre Digital. Destes, cerca de mil visitantes subiram para apreciar a vista panorâmica de Brasília. O tour acontece em grupos de até 30 pessoas, que são formados na hora.

Com o auxílio do profissional do CAT, o passeio começa pelo Mirante, localizado a 120 metros do solo. No local, há janelões com dois metros de diâmetro, onde os visitantes podem observar a paisagem praticamente sem interferência. Em seguida, o grupo é levado a cúpula principal, onde está abrigada uma maquete da cidade. Futuramente, o espaço será transformado em um restaurante.

Centros de Atendimento ao Turista

Com a abertura do Centro de Atendimento ao Turista na Torre Digital, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal já está a postos em sete postos para prestar informações ao público. As primeiras unidades foram instaladas na Praça dos Três Poderes, Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck e Rodoviária Interestadual de Brasília. No ano passado, os brasilienses e turistas ainda ganharam outras duas unidades no Setor Hoteleiro Norte e uma no setor Hoteleiro Sul.

Um balanço produzido pela equipe da Setur-DF em 2011 constatou que os CAT’s recebem cerca de três mil pessoas ao mês. Os atendentes são capazes de prestar informações em até sete idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol, dinamarquês, italiano, alemão, japonês, além de libras.

==> Foto: Divulgação

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