
O Grande Inquisidor é inspirado na obra Os Irmãos Karamazov (de 1879) e remete ao auge da Inquisição Espanhola, no século 16, quando um homem é visto fazendo milagres e sendo seguido pela multidão como se fosse Jesus Cristo de volta à Terra. Ele é preso, torturado e condenado à fogueira pelo cardeal, o chamado "Grande Inquisidor". No elenco, além de Celso Frateschi, está o ator Mauro Schames, com adaptação e direção de Rubens Rusche. O espetáculo estreou em São Paulo em 2010 (leia a sinopse completa em anexo).
Sonho de um Homem Ridículo faz parte do livro Diário de um Escritor (de 1877) e trata de um homem que vive longe de seus semelhantes e sabe que é ridículo desde a infância, pois sempre foi alvo de desprezo e zombaria dos demais. Todos os dias ele deseja colocar fim em sua vida, mas nunca encontra coragem. Num dia, ouve o chamado de um menina que precisa de ajuda. Ao recusar e a abandonar, entra num sono profundo. O real e o sonho se misturam durante a encenação, no ambiente da rua, do cortiço, do paraíso e do inferno. Com dramaturgia e interpretação de Celso Frateschi, o monólogo conta com a direção de Roberto Lage e estreou em São Paulo em 2005 (leia a sinopse completa em anexo).
Celso Frateschi, 59 anos, é ator, diretor e dramaturgo, tendo estreado no Teatro de Arena de São Paulo em 1970. Trabalhou com os principais diretores do teatro brasileiro, com Enrique Diaz, José Possi Neto, Domingos de Oliveira e Augusto Boal. Foi premiado com os espetáculos Os Imigrantes (1978), de autoria própria; Eras (1988), de Heiner Müller; e Do Amor de Dante por Beatriz (1996), de Dante Alighieri, com adaptação de Elias Andreato. Na televisão, participou de minisséries e novelas, como Memorial de Maria Moura, A Muralha, O Beijo do Vampiro, Um Só Coração, Paixões Proibidas, Caros Amigos e Casos e Acasos. Na área da administração pública, foi secretário de Educação, Cultura e Esportes do município de Santo André (SP), entre 1989 e 1992 e de 1997 a 1998; secretário de Cultura da cidade de São Paulo, no período de 2003 a 2004; e secretário de Cultura de São Bernardo do Campo (SP), em 2009. Também foi presidente da Funarte, de 2006 a 2008. Professor de Interpretação na Escola de Arte Dramática da USP (EAD/ECA), é casado com a arquiteta, cenógrafa e figurinista Sylvia Moreira, com quem trabalha nos dois espetáculos que serão apresentados no Teatro Oi Brasília.
Serviços
O Grande Inquisidor
Dia 4 de fevereiro (sábado), às 21h
Ingressos: R$ 30 (preço único)
Direção: Rubens Rusche
Elenco: Celso Frateschi e Mauro Schames
Duração: 55 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Sonho de um Homem Ridículo
Dia 5 de fevereiro (domingo), às 20h
Ingressos: R$ 30 (preço único)
Direção: Roberto Lage
Elenco: Celso Frateschi
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
==> Foto: Elisa Gomes
0 comments:
Postar um comentário