Santos é campeão da Liga Futsal 2011

Santos (SP) - O Santos fez história na noite desta terça-feira (22/11) na Arena Santos. Os alvinegros conquistaram a Liga Futsal 2011 e se tornaram os primeiros paulistas campeões da principal competição do salonismo nacional. O troféu veio após a vitória sobre o Carlos Barbosa no tempo normal, por 3 a 2, o empate na prorrogação, em 0 a 0, e as tensas cobranças de pênaltis, em que os santistas venceram por 7 a 6.

O confronto na baixada santista marcou a primeira definição de título nos pênaltis da história da Liga Futsal. Em 16 edições o campeonato nunca havia tido um campeão após a disputa de cobranças de tiros livres diretos da marca penal, situação decorrente da vitória da ACBF no jogo de ida, na serra gaúcha, por 4 a 3, o que obrigou os paulistas a vencer para forçar a disputa do tempo extra.

A necessidade da vitória e o apoio da torcida empurraram o Santos para o ataque nos primeiros movimentos da decisão. O time conseguiu abrir o marcador aos 4min09, quando Ricardinho rolou a bola para Neto, em uma cobrança de falta, e o fixo chutou forte e rasteiro, no canto de Lavoisier.

Após o gol o ritmo dos anfitriões diminuiu. Os gaúchos se aproveitaram para manter mais a bola na quadra ofensiva e foram criando chances de empatar o confronto, enquanto os alvinegros apostavam, sobretudo, nos contragolpes.

Com o decorrer do tempo, as duas equipes se resguardaram mais e as chances de gol diminuíram. No minuto final da etapa inicial, aos 19min11, Sinoê foi oportunista e aproveitou uma indecisão do sistema defensivo adversário após a cobrança de escanteio para desviar para as redes, empatando o duelo.

A pressão santista pelo empate foi crescendo à medida que o tempo avançava. Pixote conseguiu balançar as redes, aos 26min52, após receber passe vindo do fundo de quadra, dos pés de Neto, girar e mandar no alto, sem chances para Lavoisier.

O Carlos Barbosa novamente mostrou frieza e conseguiu uma nova igualdade aos 33min01, quando Rodrigo aproveitou uma bola mal afastada e chutou de fora da área, rasteiro, no canto de Djony. O gol desencadeou a entrada do ala Pixote como goleiro-linha na equipe santista, faltando 5min03 para o final do tempo normal.

A tática surtiu efeito. Aos 36min10, Pixote avançou e chutou forte, Rodrigo tentou afastar, Lavoisier fez a defesa parcial, e a bola se ofereceu para Deives, que tocou para as redes fazendo 3 a 2 e provocando a entrada de Jonathan como goleiro-linha no time gaúcho. O placar, no entanto, permaneceu inalterado e a decisão foi para o tempo extra.

Prorrogação
Nos dez minutos extras para a definição do título as equipes jogaram carregando a responsabilidade de evitar os erros. Com isso, as investidas ao ataque lado a lado eram calculadas, com as defesas prevalecendo, levando a decisão do vencedor para os tiros livres da marca do pênalti.

Pela primeira vez em 16 edições a Liga Futsal foi definida nos pênaltis. Nos dois times os goleiros foram substituídos, com Paulo Vitor entrando no Santos, e Rennan passando a defender a meta da ACBF.

Na primeira sequência, Neto converteu para os santistas, enquanto Paulo Vitor defendeu a cobrança de Leandrinho. As coisas voltaram a se igualar na terceira série, quando o fixo Indio desperdiçou sua oportunidade de marcar. Com isso, as cobranças se arrastaram até o final das cinco cobranças alternadas.

Na oitava série houve a definição do campeão. Jé cobrou com perfeição, enquanto o arqueiro Paulo Vitor foi decisivo. Ele defendeu o chute de Tostão e fez explodir a massa alvinegra que lotou a Arena Santos: 7 a 6, nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti.

Paulo Vitor sai do banco e consagra-se como herói santista

A definição do título da Liga Futsal 2011 nos pênaltis revelou um herói para a nação santista. O goleiro Paulo Vitor entrou especificamente para defender a meta nas cobranças de tiros livres diretos da marca do pênalti que deram o título inédito ao Santos, nesta terça-feira (22/11), diante do Carlos Barbosa, após a vitória dos anfitriões por 3 a 2 no tempo normal e o empate sem gols na prorrogação.

Aos 26 anos, Paulo Vitor comemora sua primeira conquista de Liga Futsal e sua participação fundamental na decisão por pênalti, em que ele defendeu as cobranças de Leandrinho e Tostão. “É bem difícil falar em um momento como este. É um título inédito para mim, o primeiro título de expressão da minha carreira. Só tenho que agradecer o elenco, a comissão técnica, enfim, todos que confiaram no meu trabalho. Hoje consegui retribuir toda esta confiança”, disse.

O arqueiro revelou que sua participação no momento decisivo estava definida. “Já era algo pré-determinado (a entrada do goleiro no momento das cobranças de pênalti). Foi tudo treinado e estudamos algumas cobranças do Carlos Barbosa. Quando começou a prorrogação fui avisado para intensificar o aquecimento e o Frede (Carlos Frederico – preparador de goleiros do Santos) me disse que eu ia entrar e que iria dar o título para o Santos”.

Trajetória
Paulo Vitor disputou em 2011 sua quinta Liga Futsal e falou sobre sua trajetória. “O meu primeiro ano na Liga Futsal foi em 2007, quando joguei pelo Macaé. Nos dois anos seguintes disputei a competição pelo RCG/Garça e no ano passado defendi o São Paulo. Este ano tive a felicidade de ser convidado para integrar este projeto, que é vencedor”, falou.

“Muitas vezes não joguei, não fui convocado para alguns jogos, mas este momento histórico estava reservado para mim. Consegui ajudar a conquistar este título, que deve impulsionar o projeto para o próximo ano, em que devemos vir tão forte quanto este ano para buscar o bicampeonato”, prevê o goleiro.

Treinador da ACBF lamenta título perdido

A frustração pela perda do título da Liga Futsal era visível no elenco do Carlos Barbosa após a decisão diante do Santos, ocorrida nesta terça-feira (22/11), na Arena Santos. O título escapou na decisão por pênaltis, após os paulistas terem vencido o tempo normal por 3 a 2, com o empate sem gols na prorrogação.

Com isso, o torcedor da ACBF terá que esperar mais para comemorar o pentacampeonato da competição mais importante do salonismo nacional. ?Foi um jogo igual. Qualquer uma das duas equipes que no tempo normal conseguisse o resultado não seria nada anormal, pois são dois times qualificados?, avaliou o treinador do time gaúcho, Paulo Mussalem.

?Nós tivemos a possibilidade de definir na prorrogação, inclusive imprimimos um volume maior, mas não concretizamos isto em gols. Pênaltis é loteria, poderia ter sido a nosso favor.Eles foram mais felizes e conseguiram êxito na oitava finalização?, complementou o comandante técnico do Carlos Barbosa.

Mussalem, no entanto, fez questão de ressaltar a conquista do adversário, que com a vitória consagrou o primeiro título de uma equipe paulista na Liga Futsal. ?Venceu o público, venceu o futsal. Foi uma grande final. O Santos está de parabéns, assim como a ACBF poderia estar sendo parabenizada neste momento com este título?.

Na sequência da temporada os gaúchos ainda terão pela frente a disputa da 38ª Taça Brasil Correios de Futsal, que ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, em Orlândia (SP). O time laranja está no grupo B, e terá como adversários São Caetano/Corinthians/Unip (SP), Moita Bonita (SE), Krona/Joinville/DalPonte (SC) e Tigre/Garanhuns (PE).

Além da Taça Brasil, a ACBF ainda tenta o título do Campeonato Gaúcho de Futsal. O clube venceu os dois turnos da fase de classificação e agora está brigando por uma vaga na final do estadual. O clube empatou o jogo de ida da semifinal diante do Bento Gonçalves, por 3 a 3, e fará o duelo da volta no sábado (26/11).

==> Foto: Luciano Bergamaschi / Divulgação

1 comments:

Dalton Jendiroba disse...

Olá Marcella Martins, obrigado por acessar e acompanhar o site. Agradeço, também, pelo respectivo comentário. Continue prestigiando o site ... Não deixe, ainda, de divulgar no post que vc participa. Seus colegas serão muito bem vindo ... Valeu e até mais !

Postar um comentário