Os
brasilienses apaixonados por esporte têm muitos motivos para torcer e
comemorar. A capital federal sediará o Campeonato Mundial de Patinação,
competição inédita no País e a mais importante para a modalidade, entre
os dias 15 e 27 de novembro, no Ginásio Nilson Nelson. Além disso, a
cidade contará pela primeira vez, com uma dupla local, representando as
cores verde e amarelo no evento, Marcela Mendonça e Henrique Pamplona.
Adeptos ao esporte desde a infância, a trajetória de Marcela Mendonça e Henrique Pamplona é marcada pela relação de amizade que mantêm fora dos ginásios. A dupla se conheceu quando criança e, desde a primeira competição, coleciona títulos e medalhas. Os dois haviam se separado para dar continuidade à carreira em modalidades solos, mas, para garantir a vaga no Mundial, voltaram a treinar juntos há um ano em uma rotina intensa. O esforço rendeu a convocação para o campeonato e a chance de competir na modalidade patinação sobre rodas, representando o Brasil e os clubes de onde vieram. Marcela e Henrique são do Iate Clube de Brasília.
A atleta Marcela, 21 anos, acumula vitórias em provas locais e nacionais. São oito títulos de campeã brasiliense, dentre eles o Troféu “Mérito Esportivo”, concedido pela Confederação Brasileira de Clubes (CBC) e o primeiro lugar do pódio na categoria Grupo de Show, no Campeonato Americano Gold Skate, em Fresno, na Califórnia. Henrique, também com 21 anos, conquistou diversos títulos nacionais, além de ter participado de competições sul americanas e mundiais. Foi campeão do Torneio Nacional de Patinação Artística em 2004 em duas classes e venceu o Campeonato Brasileiro Interseleções em 2007.
No mundial, serão 1300 atletas de 35 países diferentes. Apesar da concorrência, a dupla revela estar confiante. “A vibração da torcida e a sensação de acordar em casa, com família por perto é mais uma motivação”, garante Marcela.
Beleza sobre rodas
Também conhecida como roller skating, a patinação sobre rodas ainda não é uma modalidade olímpica e por isso, os atletas encontram dificuldades para conseguir patrocínio. Marcela conta que esse é o maior adversário da dupla. “Toda a nossa preparação foi feita nos Estados Unidos, com nosso treinador Eduardo Gravina, e custeada pelos nossos pais”. Henrique comenta que a falta de incentivo para esse esporte nas escolas, contribui para que a patinação não encontre espaço no Brasil, obrigando os atletas a viajarem a outros países. “A patinação é um esporte belo, dinâmico, maravilho, porém caro”, conclui Henrique.
Os treinos ocorrem entre os dias 21 e 26 de novembro. A dupla se apresenta no dia 23 às 19h, dia 24 às 20h e no dia 26 às 16h.
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário