Brasília foi palco da meia-maratona mais rápida do Brasil

Aconteceu na manhã desse domingo, 6 de novembro, a última edição da Golden Four ASICS de 2011, prova de 21 km da marca líder do segmento de running performance no Brasil. A meia-maratona reuniu 2700 corredores que largaram na Praça Cruzeiro do Sul, próxima a Praça do Cruzeiro, no Memorial JK, e concluíram a competição na Concha Acústica, em estrutura especial para receber os finishers. A queniana Jacklyne Chemwek e o goiano Paulo Sergio dos Reis Carvalho conquistaram o primeiro lugar do pódio.

A Golden Four ASICS de Brasília teve caráter nacional, pois reuniu atletas de várias cidades brasileiras, que às 5h30 já se reuniam em torno da largada para um breve aquecimento. Todos que chegavam faziam pequenos trotes para se prepararem para o percurso. Um alongamento coletivo foi realizado para que todos pudessem realizar a prova sem nenhum problema.

Assim, ao sinal da buzina, começou uma disputa acirrada entre os atletas de elite. A Elite A Feminina foi a primeira a largar, às 7h. Em seguida foi a vez dos atletas da categoria ACD, de corredores portadores de necessidades especiais, darem início a prova. Todos foram muito aplaudidos pelos os que estavam presentes. Com o relógio marcando 7h10 foi a vez da Elite A Masculina partir em busca do melhor lugar no pódio. Logo atrás, os integrantes da Elite B, além do pelotão geral, divididos com marcadores de tempo, partiram para darem seu melhor nos 21 km de ouro da ASICS.

As características técnicas da prova, como altimetria plana, postos de hidratação a cada 3 km, além do clima favorável foram essenciais para que os corredores atingissem suas metas e diminuíssem seus tempos em 21 km. Entre todas as edições, a Golden Four ASICS Brasília foi a que teve os menores tempos. Na Elite A Feminina, a queniana Jacklyne Chemwek concluiu a prova em 01:14:59. Entre os homens, Paulo Sergio dos Reis Carvalho foi o mais rápido e garantiu o maior prêmio, com 01:05:17. Ambos concluíram a prova com seus melhores tempos em meias-maratonas.

Após a largada, a disputa foi acirrada entre todos os atletas profissionais. Até o quilômetro 15, três mulheres lideravam a prova em um ritmo bem forte. A campeã Jacklyne Chemwek dividia cada passada com Michele Cristina das Chagas, atleta do ECP/ASICS e com a brasiliense Marizete Moreira dos Santos. Entretanto, Jacklyne disparou, abriu vantagem a partir do quilômetro 16 e garantiu o primeiro lugar no pódio feminino. "Além do horário, que foi perfeito para a largada, o clima estava muito bom. Já corri varias provas aqui, mas nenhuma com o percurso tão bonito e plano", disse a queniana que afirmou ter conseguido baixar seu tempo.

Entre os homens não foi diferente e toda a prova foi bastante disputada. E o final emocionante. Paulo Sérgio dos Reis Carvalho cruzou a linha de chegada com 01:05:17. Dois segundos depois, Antônio Wilson Sousa Lima garantiu o segundo lugar. Em seguida, Edmilson dos Reis Santana, concluiu a prova em 01:05:25. Logo atrás veio Lucas Paranayba Sacaravelli, com 01:05:40 e Clodoaldo Gomes da Silva, com 01:05:44. Todos os campeões se jogaram ao chão após imprimirem um ritmo bastante forte ao final da prova. Em seguida, se ajudaram a levantar e parabenizaram uns aos outros.

A Golden Four ASICS Brasília foi a segunda meia-maratona do campeão da Elite A Masculina, Paulo Sérgio dos Reis Carvalho. "Há dois meses aumentei meus treinos para baixar meu tempo, que antes era de 01:07, e agora estou muito feliz com o resultado" afirmou Carvalho, que destacou a altimetria da prova. "O trajeto todo plano foi essencial para garantir o prêmio. Com isso consegui manter um ritmo forte na prova inteira e não dei folga para meus concorrentes", completou.


CONFIRA IMAGENS DA PROVA NO FLICKR DA ASICS:
http://www.flickr.com/photos/asicsblog/sets/72157627950965265/

PROVA DE RECORDES E SURPRESAS
Entre os corredores amadores, com foco em performance, a Golden Four ASICS Brasília também surpreendeu. A maioria conseguiu realizar uma prova rápida e, com ritmo acelerado, quebrarem seus recordes. Grande parte dos 2.700 corredores da prova conseguiu diminuir suas marcas pessoais, e mesmo após percorrerem a meia-maratona continuaram com o sorriso no rosto, com um misto de alegria e superação. Muitos atletas usaram a G4 Brasília para estrearem nos 21 km e não esperavam receber a medalha TOP 100 das mãos de Adriana Aparecida da Silva e Solonei Rocha da Silva, maratonistas campeões pan-americanos.

O mineiro Thiago Rangel Silva. Silva treinou muito e se destacou entre os amadores. Com mais de 10 meias no currículo, o corredor viu na Golden Four ASICS Brasília uma oportunidade de melhorar seu tempo, que era 1:12:08, na G4 BH. "Depois que vi a altimetria da prova, me preparei bem. Corria uma média de 16 km todos os dias", informou Silva que ficou extremamente satisfeito com o resultado de 01:09:19. "Tinha orgulho da minha marca anterior e agora, minutos a menos, terei mais ainda", disse o amador que se emocionou ao receber a medalha de Solonei. "Me senti um campeão de ouro", completou.

A melhor amadora, Larissa Marcelle Moreira, também de Minas Gerais, esperava concluir a prova em 01:24. Mas com 01:23:12 se destacou na categoria amador com o melhor tempo entre as mulheres. Com apenas 24 anos, a corredora treinou durante três meses e conseguiu realizar o sonho de baixar o tempo. "Além de ter alcançado um objetivo, não tem explicação para um corredor receber a medalha das mãos da Adriana. Ela é um exemplo para as mulheres que gostam de corrida", disse Larissa.

Outros grandes atletas também participaram da prova. Um dos melhores triatletas do Brasil, Santiago Ascenço, esteve entre os corredores. "Já corri muitas provas fora do Brasil e a Golden Four está de parabéns. Foi uma experiência incrível e consegui atingir um excelente resultado em 21 km", afirmou Santiago. Outra surpresa para os corredores, foi a presença do triatleta Reinaldo Colucci, ouro no triathlon masculino na última edição dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara. Colucci decidiu correr a Golden Four ASICS Brasília mesmo cansado do Pan porque foi em Brasília que ele ganhou sua primeira prova profissional. "Correr aqui é muito especial para mim. Adoro esta cidade. E mesmo com muita dor ainda do Pan, consegui um bom tempo", revelou Colucci.


ATRAÇÕES DIFERENCIADAS
Assim como nas outras edições da Golden Four ASICS, Brasília também contou com a Golden Four ASICS Expo, evento que serviu como ponto de retirada dos kits dos corredores inscritos na prova. Além disso, a Golden Four ASICS Expo ofereceu uma série de serviços e atrações exclusivas aos participantes da competição. Durante o sábado que antecedeu a prova, dia 05 de novembro, o prédio do Centro de Convenções Brasil 21, no Setor Hoteleiro Norte, foi o ponto de encontro de grandes corredores de todo o Brasil.

Ao decorrer do dia, os 2.700 inscritos na Golden Four ASICS Brasília retiraram seus kits e aproveitaram as atrações da feira, entre elas buffet de massas, dicas de alimentação e hidratação, customização de camisetas, além de palestras com profissionais do mercado de saúde e bem-estar. Os corredores também participaram da Golden Four ASICS Conference, com mesas-redondas de importantes treinadores que deram dicas de preparação para meia-maratona, entre outras atrações. O público geral interagiu com os atletas pan-americanos Reinaldo Colucci, Adriana Aparecida da Silva, Solonei da Rocha Silva, Santiago Ascenço, Michele Cristina das Chagas, além de Leandro Macedo. O paraatleta Edson Dantas prendeu atenção de todos com sua história emocionante e como a corrida o motivou a seguir em frente após um acidente que o amputou a perna direita. A loja ASICS, montada especialmente para o evento, que exibia os últimos lançamentos da marca em tênis, roupas e acessórios também registrou grande movimento. Ações de grandes empresas do mercado de corrida também movimentaram a Golden Four ASICS Expo de Brasília.


VEJA OS RESULTADOS DA GOLDEN FOUR ASICS BRASÍLIA:

Elite A Feminina
1º - Jacklyne Chemwek - 28 anos - Kenia/ Luasa Sports - 01:14:59
2º - Michele Cristina das Chagas - 24 anos - ECP/ASICS - 01:16:12
3º - Marizete Moreira dos Santos - 36 anos - Free Corner - 01:17:20
4º - Adriana Cristina Silva da Luz - 19 anos - HF - 01:17:30
5º - Rosilene Alves de Oliveira - 31 anos - Free Corner - 01:19:16

Elite A Masculina
1º - Paulo Sergio dos reis Carvalho - 21 anos - AGEL/Ajax - 01:05:17
2º - Antônio Wilson Sousa Lima - 22 anos - Gran Cursos/CDE - 01:05:19
3º - Edmilson dos Reis Santana - 24 anos - 01:05:25
4º - Lucas Paranayba Sacaravalli - 27 anos - Free Corner - 01:05:40
5º - Clodoaldo Gomes da Silva - 35 anos - 01:05:44

Elite B Feminina
1º - Larissa Marcelle Moreira - 25 anos - HF Treinamento - 01:23:12
2º - Miriam de França Moreira - 43 anos - JUST Run - 01:24:40
3º - Andrea Folegatti - 35 anos - Filhos do Vento - 01:25:16

Elite B Masculina
1º - Thiago Rangel Silva - 26 anos - HF Treinamento - 01:09:19
2º - César Francisco da Silva - 32 anos - RUN4U/ASICS - 01:09:20
3º - Deuzimá Teixeira de Paula - 35 anos - LO-RÃ - 01:10:51


GOLDEN FOUR ASICS BRASÍLIA
Resultados e mais informações no site: www.golden4asics.com.br

ASICS
SAC 0800 722 7427
SITE: www.asics.com.br

==> Foto: Roosevelt Cassio / Divulgação ASICS

0 comments:

Postar um comentário