Pela história de vida de Luisinho 7 cordas já passaram grandes nomes da música brasileira, tanto instrumental quanto cantada. Os artistas o chamam para tocar há mais de 40 anos, o mestre escreve os arranjos com sua caligrafia inconfundível, ensaia e garante o sucesso das apresentações.
Com muitas formações na bagagem, Luisinho resolveu montar seu próprio Regional. E é em 2011, que cercado de jovens músicos e por uma formação irreverente, Luisinho o apresenta o show O CHORO CONSAGRADO E SUAS INOVAÇÕES.
O espetáculo apresenta o CHORO CONSAGRADO através do violão de sete cordas, cavaquinho, flauta, pandeiro e clássicos do gênero, e AS INOVAÇÕES ficam por conta da execução das composições próprias do grupo.
Na década de setenta, integrando o regional do Dadinho, Luizinho 7 Cordas começou a ganhar projeção no Rio de Janeiro e São Paulo, e assim despertou interesse em alguns artistas. No ano de 1977, o pianista Arthur Moreira Lima realizou com o regional um show no Teatro João Caetano, na cidade do Rio de Janeiro, pelo projeto Seis e Meia. No mesmo ano de 1977, Luizinho foi convidado a acompanhar Arthur Moreira Lima em uma apresentação no festival de Choro realizado pela Rede Bandeirantes de Televisão, transmitido para todo Brasil, no qual recebeu o troféu de revelação, entregue pessoalmente pelo mestre Dino 7 cordas.
Este prêmio trouxe muito prestígio para Luizinho, e vários artistas o chamaram para trabalhar, dentre eles Déo Rian. Porém, Luizinho muito apegado a mãe, Dona Antônia Maria Araújo, não quis se mudar de Santos, e continuou a tocar no Regional do Dadinho até o ano de 1980, quando recebeu e aceitou o convite de Evandro do bandolim para fazer parte de seu regional. No regional do Evandro, Luizinho 7 Cordas, continuou morando em Santos, pois a distância até São Paulo (onde o regional ensaiava e tocava) era relativamente pequena. Foi com Evandro que Luiz consolidou sua fama de excelente violonista, e permaneceu tocando com ele até 1994, ano do falecimento do bandolinista. Luizinho 7 Cordas estabeleceu com Evandro do bandolim uma relação muito sólida, pois além de se entenderem muito bem musicalmente, se tornaram grandes amigos.
A dupla acompanhou diversos artistas famosos, gravaram vários LPs e fizeram muitas viagens, inclusive para o Japão, onde são respeitados até hoje.Demônios da Garoa, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Ângela Maria, Noite Ilustrada, Carlos Galhardo, Cartola, Martinho da Vila, Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, Elisete Cardoso, Altemar Dutra, Altamiro Carrilho, Valdir Azevedo, Adoniran Barbosa, Jamelão, Nelson Sargento, João Nogueira, Gonzaguinha, Isaurinha Garcia, Ademilde Fonseca, Carlos Poyares e Peri Ribeiro foram alguns artistas consagrados brasileiros que foram acompanhados maravilhosamente pelo elegante violão de sete cordas de Luizinho.
No ano de 1997, Luiz se mudou para a cidade de São Paulo, onde reside atualmente. Continua, acompanhando muitos artistas, além de gravar cds e fazer produções musicais (arranjo e regência). Luizinho também trabalha como professor, dando aula para muitos alunos, e é reverenciado como mestre, pois desenvolveu um método para ensinar o violão de 7 cordas. Luizinho tem uma legião de fãs e é considerado por muitos, o melhor violonista de 7 cordas em atividade no Brasil.
Recentemente vem incentivando grupos jovens que fazem um resgate da nossa música popular, dentre esses estão o Quinteto em Branco e Preto e o regional Naquele Tempo. Estes dois grupos acabaram de gravar seus primeiros cds, que receberam arranjos feitos por Luiz.
Esta interação entre a geração mais "velha" e a mais "nova" de músicos brasileiros nos trás a esperança de que a boa música brasileira será eterna, assim como o mestre LUIZINHO 7 CORDAS.
O regional de Luizinho Sete Cordas é formado por Wesley Ferreira (cavaquinho), Gabriela Machado (flautas) e Ricardo Valverde (pandeiro).
=================================================================
As apresentações acontecem dias 12, 13 e 14 de Outubro de 2011 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos a R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia).
Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª e 3ª feira: 13:30 às 20:30 horas – 4ª a 6ª feira: 13:30 as 22:30 horas. Sábado a partir de 19:00 as 22:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br
O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Produção: Marco Guedes (0xx-61-7816-5341).
Contato artista: Oxx-11-9530-1431
Não recomendado para menores de 14 anos
==> Foto: Stela Handa
0 comments:
Postar um comentário