Penúltima etapa da Mitsubishi Cup esquenta a disputa pelos títulos da temporada

Mogi Guaçu, 1º outubro de 2011 - Show de pilotagem, muita competitividade e disputas acirradas por décimos de segundos marcaram a sexta e penúltima etapa da Mitsubishi Cup. O circuito inédito e exclusivo foi montado na fazenda Santa Angelina, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, e recebeu dezenas de duplas vindas de várias partes do País, nesta reta final do tradicional campeonato de rali de velocidade cross country.

Sob calor intenso, por volta dos 35 graus, com sensação térmica que beirou os 50 graus dentro dos carros, a etapa foi desafiadora e prazerosa com muita adrenalina e emoção do início ao fim. A pista com piso duro e liso, muitas curvas, ganchos, trechos sinuosos, alguns saltos e referências muito próximas exigiu técnica e habilidade e fez a festa de pilotos e navegadores. Poeira também não faltou ao percurso de cerca de 30 quilômetros em meio de canavial baixo, que permitiu boa visibilidade da pista.

Como a definição dos títulos da temporada está em jogo, as duplas entraram obstinadas a ter a melhor performance durante as três provas do dia e promoveram um espetáculo para quem acompanhou a etapa. As categorias em disputa são: L200 Triton RS, L200 Triton RS Handcap, L200 RS, Pajero TR4R Light, Pajero TR4ER Light e PajeroTR4 ER.

L200 Triton RS - Os paulistas Cristian Baumgart e Beco Andreotti travaram uma disputa emocionante e venceram a terceira prova por apenas um centésimo de segundo. "Foi totalmente diferente das outras, com pista bem sinuosa, saltos e exigiu demais. A disputa foi acirrada e uma das melhores que fiz, adore, por isto, a vitória veio com mais gosto", disse Baumgart. Enquanto o navegador Andreotti completou: "Tinham 140 referências na planilha para 29 quilômetros, era uma referência para cada 200 metros, trabalhamos bastante, mas valeu a pena, porques precisávamos da vitória hoje para buscarmos o tricampeonato." Em segundo lugar veio a dupla Marcos Cassol e Luiz Felipe Eckel. "Etapa muito seletiva e os pilotos andaram muito. Felipe e eu estamos cada vez mais entrosados e agora estamos pensando na final em Ribeirão Preto", afirma o piloto de Rio Verde, em Goiás. O navegador catarinense destacou o percurso. "Teve muitas curvas escondidas, trechos mais complicados, mas andamos bem. Foi muito gostosa e realmente testou a habilidade de pilotos e navegadores."

L200 Triton RS Handycap - Os vencedores foram Fábio Prada Ferreira e Edgar Frabre de São Paulo. "A melhor prova do ano. Conseguiram juntar uma prova de velocidade com referências muito justas e, mesmo assim, tivemos uma sintonia exemplar", disse o piloto Fábio, enquanto o navegador Fabre destacou que a descarga de adrenalina foi tamanha que quase não se incomodou com o calor. "É tanta adrenalina que depois que largamos, ficamos tão focados nas referências que só enxergamos a prova, porque qualquer erro poderia prejudicar o resultado."

L200 RS - Com a terceira vitória do ano o catarinense Peterson Silva de Oliveira levou a melhor na L200 RS. "Fomos bem conservadores na primeira prova, arriscamos mais na segunda e ganhamos a última e foi emocionante vencer mais uma", afirmou Peterson. "Valeu muito a pena, tudo bem que nos beneficiamos com a quebra de um adversário também, mas fomos evoluindo e tivemos atenção redobrada no final", explicou o navegador Gilson Rocha, de Curitiba. Em seguida no pódio veio a dupla do Paraná João Carlos Narciso da Silva e César Augusto Valandro. "Gostei do circuito e acho que ganhou quem mereceu ganhar, agora vamos decidir tudo em Ribeirão Preto", ressaltou Silva, que competiu excepcionalmente nesta etapa com Valandro que substitui o navegador oficial. "É minha segunda vez na Mitsubishi Cup e a prova me surpreendeu pelo piso rápido que foi muito gostoso e pela organização exemplar", completou o navegador.

PajeroTR4 ER Light - Os mineiros de Juiz de Fora Marcelo Emerick Mendes e Weidner Moreira venceram a segunda etapa consecutiva. "Foi uma prova difícil, travada para piloto e rápida para o navegador e sofri muito com o calor, mas levamos mais uma o que foi importante", contou Mendes. Weidner elogiou o circuito: "Foi diferente de Jaguariúna e a Mitsubishi sempre inovando e nos surpreendendo. A navegação foi crucial." Comemorando o melhor resultado do ano, com a segunda colocação, o piloto estreante na temporada Felipe Ewerton Cézar da Silva, de Brasília, ressaltou: "Estou feliz com minha evolução na pilotagem, achei a prova bem técnica e rápida, mas o mérito foi a experiência do navegador". Veterano com 12 anos de campeonato Rodrigo Mello afirmou, "É bom fazer parte disto tudo e trazer pilotos novos para cá, certamente será o primeiro de muitos para o Felipe. A navegação foi sensacional e gosto quando a prova instiga."

Pajero TR4 ER - Impossível de segurar a dupla curitibana Carlos Henrique Scheffer Jr e Rafael Malucelli que venceu todas as seis etapas do ano na categoria. "Essa vitória tem um gosto especial para nós. Quebramos o câmbio na primeira prova, na segunda fizemos sem hodômetro correto, só no visual e na terceira erramos e passamos diretor numa curva, mas o que é importa é que ganhamos. A pista foi desafiadora, prazerosa, cutucou na adrenalina do competidores", disse Scheffer. Já o navegador falou da importância do conjunto. "A equipe está de parabéns que consertou o carro no intervalo da prova, mas nosso entrosamento de seis anos de Mitsubishi Cup fez muita diferença para uma prova como essa." Em segundo lugar ficou Rodrigo Menberg e João Carlos Kazuo Fugimoto. "Foi uma prova diferenciada e difícil. O resultado foi muito satisfatório, porque não temos tempo de treinar e hoje o desgaste físico foi grande foi uma superação", explicou o piloto Menberg de São Paulo.

Pajero TR4 R Light - O catarinense Gustavo Gugelmin estreou em 2011 como piloto e venceu até agora cinco das seis etapas ao lado de Marcos Maia Panstein. "Ganhamos maturidade, mas acredito que minha experiência como navegador também nos ajudou hoje. Achei a pista um autódromo de alta velocidade, larga e emocionante, foi um show de bola", elogiou o piloto. "Foi uma pista gostosa que teve nosso estilo. Há cinco etapas estamos vencendo todas as três provas é e gratificante ver o resultado do nosso trabalho", explicou Panstein. Estreantes no campeonato outra dupla catarinense mas de Rio Negrinho, Dimitris Antônio Busezyk Jr e Giulian Telma ficaram com a segunda posição. "Esse segundo lugar veio como uma vitória.Viemos pegar experiência para o próximo ano e estamos aqui com o troféu na mão foi demais!", ressaltou Dimitris. "Tive bastante trabalho mas só tenho a comemorar, foi um resultado inesperado e foi uma vitória para nós com sorte do iniciante", finalizou o navegador.

Na 12ª temporada, a Mitsubishi Cup reúne competitividade e circuito exclusivo, além de ser uma das maiores premiações do automobilismo brasileiro, são cerca de R$ 570 mil distribuídos durante as sete etapas. A grande final do campeonato acontecerá no próximo dia 22, em Ribeirão Preto, São Paulo, onde serão conhecidos os campeões da temporada 2011.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio do Itaú, Gol Linhas Aéreas, Castrol, Pirelli, Magneti Marelli, Transzero, Mira, Mapfre, Daslu Homem e Artfix. Mais informações no www.mitsubishimotors.com.br

Classificação 6ª Etapa Mitsubishi Cup - Mogi Guaçu (SP)

Categoria L200 Triton RS
1oCristian Baumgart/Beco Andreotti -São Paulo (SP) -43 pontos
2o Marcos Cassol/Luis Felipe -Rio Verde (SP) - 41 pontos
3o Marcos Baumgart/Kleber Cincea -São Paulo (SP) -39 pontos
4o Reinaldo Varela/Edu Bampi - São Paulo (SP) -39 pontos
5o Augusto Soares/Rafael Capoani - Caxias do Sul (RS) - 32 pontos

Categoria L200 RS
1o Peterson Silva De Oliveira/Gilson Rocha -Tubarão (SC) -42 pontos
2o Joao Carlos Narciso da S.Cardoso/Sidinei Broering -Curitiba (PR) -41 pontos
3o Armando Bispo/João Victr Alves Ribeiro - Fortaleza (CE) -35 pontos
4o Celio Di Pace / Arthur Vitorino Di Pace - João Pessoa (PB) -33 pontos
5o Angelo R. Guazelli / Ewerton Khoury de Silva - Poços de Caldas (MG) - 32 pontos

Categoria Pajero TR4 ER
1o Carlos Henrique Scheffer Jr/Rafael Malucelli -Curitiba (PR) - 44 pontos
2o Rodrigo Menberg/Joao Carlos Kazuo Fugimoto-Santana do Parnaiba (SP) -43 p
3o Eder Benito/Dalmo Bergantin -Indaiatuba (SP)-38 pontos
4o Henry Grosskopf/Gunnar Dums -São bento do Sul (SC) -37 pontos
5o Ivan Machado Terni /Eduardo Pereira e Costa -São PAulo - (SP) - 33 pontos

Categoria Pajero TR4 ER Light
1o Marcelo Emerick Mendes/ Weidner Moreira -Juiz de fora (MG) -44 pontos
2o Felipe Ewerton Cesar Silva / Rodrigo Mello - Barsilia (DF) - 43 pontos
3o Rafael Martins Cassol/Lélio Vieira Carneiro Jr -Rio Verde (GO) - 39 pontos
4o Glaucio Vanderlinde / Idali Bosse - Mafra (SC) -35 pontos
5o Albano dos Santos Parente Jr/Joao G.Ferreira Joca -Rio de Janeiro (TJ) -34 pontos

Categoria Pajero TR4R
1o Gustavo Souza Gugelmin/Marcos Maia Panstein -Lages (SC)-45 pontos
2o Dimitris Antonio Rusezyk Jr. /Giulian Telma - Rio negrinho - (SC) - 38 pontos
3o Renato Kahn/Gilze Ferreira de Araujo -São Paulo (SP) -38 pontos
4o Nadimir Kayser dee Oliveira/Filipe Bianchini de Oliveira--Brasilia(DF) -37 pontos
5o Seigo Nakamura /Jorge Kupperminz- São Paulo (SP) -33 pontos

Classificação Geral - Campeonato

Categoria L200 Triton RS
1o Reinaldo Varela/ Edu Bambi - São Paulo (SP) - 245 pontos
2o Cristian Baumgart/Beco Andreotti - São Paulo (SP) - 231 pontos
3o Marcos Baumgart/Kleber Cincea-São Paulo (SP) - 216 pontos
4o Marcos Cassol /Luis Felipe Eckel - Goinaia (GO) -212 pontos
5o Augusto Soares/Rafael Capoani -Caxias do Sul (RS) - 180 pontos

Categoria L200 RS
1o Peterson Silva De Oliveira/Gilson Rocga - Tubarão (SP) - 248 pontos
2o Joao C.Narciso da Silva Cardoso/Sidinei Broering-Curitiba (PR) -206 pontos
3o Edu Piano/Solon Mendes da F. Junhior- Tatui (SP) -193 pontos
4o Rodrigo Rezende Leis /Ronald Rezende Leis -Niteroi (RJ)- 171 pontos
5o Armando Bispo/Wladimir Reis -Fortaleza (CE) - 160 pontos

Categoria Pajero TR4 ER
1o Carlos Henrique Scheffer Jr / Rafael Malucelli -Curitiba (PR) - 267 pontos
2o Henry Grosskopf/Gunnar Dumes - São Bento Sul (SC) -229 pontos
3o Eder Benito /Dalmo Bergantin -Indaiatuba (SP) -219 pontos
4o Rodrigo Menberg/João Carlos K.Fugimoto Santana do Parnaiba (SP) -209 pontos
5o Yuri Alexander de O. Afonso/Flávio Marinho França -Natal (RN)-163 pontos

Categoria Pajero TR4 ER Light
1o Albano dos. Santos Parente Jr/João G.Ferreira Joca-Rio de Janeiro(RJ)-219 pontos
2o Glaucio Vanderlinde/Idali Bosse -Mafra (SC) - 196 pontos
3o Rafael Martins Cassol /Lelio V. Carneiro Junior -Rio Verde (GO) -187 pontos
4º Marcelo Emreick Mendes/Weidner Moreira - Juiz de Fora (MG) - 186 pontos
5o Alessandro Cesar Tozoni /Fabio Peralli -Jundiai (SP) - 174 pontos

Categoria Pajero TR4R Light
1o Gustavo Souza Gugelmin/ Marcos Maia Panstein--Lages (SC) -223 pontos
2º Renato Kahn/Gilze Ferreira de Araujo -São Paulo (SP)- 190 pontos
3o Carlos Roberto Girolla / /Gilberto Cecilio Junior -167 pontos
4º Vilson Thomas /Willian Thomas -Brasilia (DF)- 153 pontos
5o Nadimir Kayser De Oliveira / Felipe Bianchini de Oliveira - Brasilia(DF) -151 pontos

==> Foto: Tom Papp

0 comments:

Postar um comentário