O Filme dos Espíritos - Lançamento Nacional dia 07 de outubro

O Filme dos Espíritos é livremente inspirado em O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec, em 1857. A produção do longa-metragem surgiu a partir do Projeto Mundo Maior de Cinema que, em 2009, recebeu cerca de 100 roteiros de jovens diretores e roteiristas, de diferentes regiões do país. Desse grupo, oito foram selecionados e produzidos. A etapa final do projeto foi a criação de um roteiro que, por meio da produção de uma nova trama, reunisse trechos de alguns dos curtas metragens em um novo filme. Nasceu então o longa O Filme dos Espíritos.Rodado grande parte em São Paulo, o longa contou também com filmagens em Cajazeiras/PB, Atibaia, Araçoiaba da Serra e Ubatuba (SP).

Em linhas gerais, o filme conta a história de Bruno Alves, que, por volta dos 40 anos, perde a mulher e se vê completamente abalado. A perda do emprego se soma a sua profunda tristeza. O protagonista se imagina num doloroso caminho sem volta. Nesse momento, ele entra em contato com O Livro dos Espíritos, obra basilar da doutrina codificada por Allan Kardec. A partir daí, Bruno começa uma jornada em busca de sua felicidade tentando compreender os mistérios da alma. Nesta “viagem” cruzam-se os caminhos das personagens dos curtas e histórias de superação e de luta em prol da felicidade dão a tônica do longa. Enquanto elas vão sendo apresentadas, os grandes enigmas existenciais humanos também são colocados, como: que é Deus? De onde viemos e para onde vamos? O mundo espiritual é uma realidade? Podemos nos comunicar com nossos entes queridos?

DIREÇÃO: André Marouço e Michel Dubret
ROTEIRO: André Marouço
ELENCO PRINCIPAL: Reinaldo Rodrigues, Nelson Xavier, Ana Rosa, Briza Menezes, Alethéa Miranda, Ênio Gonçalves.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Etty Fraser, Sandra Corveloni, Luciana Gimenez
Duração: 98 minutos

SINOPSE

O Filme dos Espíritos é livremente inspirado em O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec, em 1857. Bruno, um homem de 40 anos, perde a mulher e o emprego e não consegue conviver com a dor. A chegada do livro e um novo olhar a sua volta vão ajudá-lo a se fortalecer. Colaboram nesse processo um antigo professor, espírita, e sua mulher.

Sobre a Produtora

A Mundo Maior Filmes é uma produtora de cinema sediada em São Paulo, que preza pelo caráter educativo e espírita de suas obras. Representa uma unidade de negócios da Fundação Espírita André Luiz (FEAL), nascida da obra social das Casas André Luiz. A FEAL é também mantenedora da Rede Mundo Maior de TV, da Rede Boa Nova de Rádio e da Editora e Distribuidora Mundo Maior, a partir da criação da Mundo Maior Filmes, em 2009, a Fundação passou também a ocupar a sétima arte para divulgação de conteúdo educativo e espírita.

SOBRE OS DIRETORES

ANDRÉ MAROUÇO - Nascido em São Paulo, em 1970, Marouço é jornalista, cineasta e radialista com mais de 20 anos de experiência, tendo passado pelas TVs Cultura, Globo e SBT. Entre outros trabalhos, destacam-se sua participação como produtor executivo e idealizador ao lado de Eduardo Dubal e Silvana Scarpino da I Mostra Mundo Maior de Cinema e do Projeto Mundo Maior de Cinema; diretor e roteirista dos documentários Sacramento Natureza e História (2005 / Versátil), Terceira Revelação – A Morte não Existe (2005 / Mundo Maior Filmes) e 60 Anos Transformando Vidas (2009 / Mundo Maior Filmes); diretor de fotografia dos documentários Um Lugar Chamado Lar (1999 / TV Cultura), A Riqueza do Lixo (2000 / TV Cultura) e A Cidade e a Criança (2000 / TV Cultura).
Além de diretor geral da obra, André é o roteirista de O Filme dos Espíritos.
MICHEL DUBRET - Formado em cinema pela FAAP, ingressou no ano de 2003 no Studio Fátima Toledo. Nele trabalhou como assistente da Fátima Toledo no casting e na preparação de atores nos filmes: O Céu de Suely (dir. Karin Ainouz), Mutum (dir. Sandra Kogut), Tropa de Elite (dir. José Padilha) e Linha de Passe (dir. Walter Salles), entre outros. Dirigiu vários curtas-metragens e também adquiriu experiência profissional na Cinemateca Brasileira nos departamentos de catalogação, preservação e restauração de filmes como Deus e o Diabo na Terra do Sol, Macunaíma entre outros.

SOBRE AS CASAS ANDRÉ LUIZ

Homenageada no filme, a entidade de assistência social foi criada em 1949, no bairro de Santana (SP) e, desde o início de suas atividades, passou a trabalhar para gerar qualidade de vida à pessoa com deficiência intelectual. Em Guarulhos criou dois importantes centros de atendimento à pessoas deficientes: na Unidade de Longa Permanência, no bairro de Picanço, moram e são atendidos gratuitamente cerca de 600 pessoas com deficiência intelectual e física associadas. Outro importante centro de atendimento a este público é o Ambulatório de Deficiência Mental, no bairro de Vila Galvão. Nesta unidade ambulatorial são atendidos perto de 1000 deficientes e seus familiares. O trabalho tornou-se referência nacional no atendimento ao deficiente, o que levou as Casas André Luiz a iniciar um processo de criação de novas unidades ambulatoriais visando aumentar em muito o atendimento ao público em referência.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário