
Para a mostra foi realizada uma seleção de filmes recentes produzidos na Espanha e curtas realizados em Brasília. A meta é amenizar os problemas de distribuição e exibição de filmes espanhóis, em outros países ou cidades que dificilmente os receberiam.
O ciclo se complementará com um Encontro sobre Cinema e Audiovisuais organizado pelo cineasta brasiliense Gui Campos. O evento contará com a participação de profissionais espanhóis e brasileiros nas áreas de distribuição, direção, produção e atuação com o intuito de realizar um diagnóstico da produção cinematográfica local e espanhola.
PROGRAMAÇÃO
25/10, terça-feira, 19h
Debate: Quando fazer cinema vira uma profissão
Participantes:
Jimi Figueiredo - Brasil (diretor do longa-metragem Cru, roteirista e diretor de cinema participou de 18 festivais de cinema nacionais e internacionais com seus curtas dois deles premiados no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: Verdadeiro ou falso e Quase verdade)
Marcus Ligocki - Brasil (produtor do longa-metragem Rock Brasília de Wladimir Carvalho, vencedor do prêmio de melhor filme no festival de Paulínia e exibido hors concours no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2011)
Pablo Caballero - Espanha (produtor e organizador de projetos vinculados ao mundo do cinema e da criação. Roteirista de curtas para cinema e TV)
Filmes:
Curta:
"Verdadeiro ou Falso" (Jimi Figueiredo, 2009, 14min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
Marina errou o passo.
Errou a estratégia.
Errou de Adriano.
A humilhação, assim como a cegueira,
é uma consequência natural do amor.
Longa:
A ilha interior (Félix Sabroso e Dunia Ayaso, 2009, 91min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
Gracia, Martín e Coral são três irmãos com vidas completamente diferentes que lutam para seguir em frente. Três náufragos de si mesmos. Mesmo sabendo que precisam um do outro, sempre acabam dando as costas e sem poder se ajudarem porque, talvez, seus problemas se parecem demasiado. Martín quer deixar a casa de seus pais para escrever em Paris. Gracia quer separar a realidade da ficção na qual se transformou sua vida. Coral tão somente quer que a amem.
26/10, quarta-feira, 19h
Debate: Afinal, pra quem fazem os curtas metragens?
Participantes:
Santiago Dellape - Brasil (diretor de "Ratão", super-produção para os padrões de um curta metragem)
Alexandre Costa - Brasil (proprietário da Cult Vídeo e produtor dos DVDs "Curta Brasília – Vols. 1 e 2” e "Anima Brasília". Atua na divulgação comercial de curtas brasilienses)
Pablo Caballero - Espanha (produtor e organizador de projetos vinculados ao mundo do cinema e da criação. Roteirista de curtas para cinema e TV)
Filmes:
Curta:
"Ratão" (Santiago Dellape, 2010, 22min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
Goma é um garoto que ajuda Tio a vender CD's piratas na Feira do Paraguai, em Brasília. Enquanto Tio busca iluminação espiritual, Goma se envolve com a máfia japonesa que controla a Feira.
Longa:
Planos para amanhã (Juana Macías, 2010, 96min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
No transcurso de um dia, Inés, Antonia, Marian e Mônica, mulheres com idades e circunstâncias muito diferentes, deverão tomar importantes decisões que podem mudar suas vidas para sempre: Decidirá Inés seguir adiante com sua gravidez indo contra tudo e todos? Entenderá Marian que a relação com seu marido está acabada e atuará em conseqüência? O Quê fará Antonia quando o verdadeiro amor de sua vida lhe pedir uma segunda chance, agora que é uma mulher felizmente casada e com filhos? O Quê acontecerá com a impotência e o desejo de vingança de Mônica quando sua família se desmorone?
27/10, quinta-feira, 19h
Debate: Documentário e as políticas públicas
Participantes:
Cibele Amaral - Brasil (coordenadora de audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, cineasta e atriz, recebeu 17 prêmios com o afamado curta-metragem “Momento Trágico”, incluindo os Kikitos de melhor filme em 35mm pelo júri, público, direção e ator)
Danyella Proença - Brasil (diretora do curta "Braxília", documentário sobre a poesia de Nicolas Behr. Formada em Jornalismo e mestre em Comunicação Social pela UnB, na linha de pesquisa "Imagem e Som". Sua dissertação de mestrado investiga as relações entre audiovisual e poesia na obra do diretor Luiz Fernando Carvalho)
Pablo Caballero - Espanha (produtor e organizador de projetos vinculados ao mundo do cinema e da criação. Roteirista de curtas para cinema e TV).
Filmes:
Curta:
"Braxília" (Danyella Proença, 2010, 17min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
Braxília é um documentário cujo foco é o olhar do poeta Nicolas Behr sobre Brasília. Com duração aproximada de 15 minutos, o documentário discute as possibilidades da simbiose entre Brasília e Braxília, cidade inventada pelo poeta.
Longa:
Nagore (Helena Taberna, 2010, 77min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
Nagore gira em torno da morte violenta da estudante de Enfermagem Nagore Laffage pelas mãos de um residente de psiquiatria da Clínica Universitária de Pamplona, durante as festas de San Fermín de 2008. O documentário conta com a participação da mãe de Nagore, Asun Casasola, uma autêntica “mãe coragem” que constitui o fio condutor do relato. O longa-metragem recorre os testemunhos de familiares e amigos da vítima, assim como os pontos de vista das diversas partes implicadas no processo judicial: o fiscal, os advogados de ambas as partes e representantes de coletivos contra a violência de gênero, entre outros. O filme contém ademais um interessante material de arquivo, as imagens da reconstrução do crime com o acusado e diversos fragmentos do julgamento, que foi seguido diretamente por numerosos meios de comunicação em toda a Espanha.
28/10, sexta-feira, 19h
Debate: A carreira de ator
Participantes:
Rosanna Viegas – Brasil (atriz, seu primeiro trabalho na televisão foi interpretando a Rosário da novela Ti-ti-ti, atualmente participa da série Malícia do canal Multishow)
André Deca – Brasil (ator e produtor. Participou de diversas produções cinematográficas, entre elas o curta “Momento Trágico” de Cibele Amaral, e “Uma mulher mais ou menos” de Hebert Amaral no qual foi premiado com candango de melhor ator).
Pablo Caballero - Espanha (produtor e organizador de projetos vinculados ao mundo do cinema e da criação. Roteirista de curtas para cinema e TV)
Filmes:
Curta:
Momento trágico (Cibele Amaral, 2003, 17min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
Júlio, abandonado pela esposa Emília durante uma sessão de terapia de casal, decide contratar o atrapalhado e subempregado amigo Santana para espiar a mulher no grupo de terapia que ela freqüenta.
Longa:
Eu também (Álvaro Pastor e Antonio Naharro, 2009, 105min.)
Classificação Indicativa: 16 anos
Daniel, um jovem sevilhano de 34 anos, é o primeiro europeu com síndrome de Down que obteve um título universitário. Começa sua jornada de trabalho na administração pública onde conhece Laura, uma companheira de trabalho. Ambos iniciam uma relação de amizade que logo chama a atenção de seu ambiente profissional e familiar. Esta relação se transforma em um problema para Laura quando Daniel se apaixona por ela. Porém esta mulher solitária que recusa as normas encontra nele a amizade e o amor que nunca recebeu ao longo de sua vida.
Serviço:
Cinema Espanhol em Descoberta
De 25 a 28 de outubro
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Bloco D – Asa Sul)
Entrada Franca
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário