
A Maratoninha também é conhecida nacionalmente pela inclusão social que promove. A maior parte dos participantes são crianças inseridas em projetos sociais financiados pelo Estado, iniciativa privada ou por pessoas físicas que dão apoio a crianças de famílias carentes ou em situação de risco. A corrida busca ainda integrar os participantes com programas e ações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), aumentando assim a descoberta de novos talentos.
As crianças inscritas são distribuídas em categorias, se para das por idade. De 6 a 8 anos, 9 e 10 anos e 11 e 12 anos . Nas três categorias, os mini-atletas cumprem o percurso de 300 metros . Na categoria especial, são incluídas crianças de até 12 anos de idade, num trajeto que não ultrapassa 100 metros . O vencedor de cada categoria ganha uma bicicleta, e todos os outros participantes recebem camiseta, boné e medalha.
História - A primeira edição da Maratoninha foi realizada no ano de 2002, em Brasília, e contou com a presença de 800 crianças. Após dez anos, os números cresceram. 21 cidades, 44 mil atletas-mirins, público de 125 mil pessoas e 5 mil empregos gerados são dados que garantem à Maratoninha o título de “maior corrida infantil do País”. O Circuito é patrocinado pela CAIXA, que é também a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.
A Maratoninha, em Brasília, contará com a presença do medalhista olímpico piauiense Cláudio Roberto Souza. Nascido em outubro de 1973, Cláudio é um dos 10 melhores atletas do ranking brasileiro nas provas de atletismo. Em 2000, integrou a equipe nacional de revezamento, que conquistou a medalha de prata. Em 2001, foi titular e finalista no Mundial de Edmonton, Canadá. Em 2003, na França, finalizou a corrida da equipe, que conquistou o vice-campeonato mundial da prova.
Heróis do Atletismo - Cláudio é membro do programa Heróis do Atletismo, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio da Caixa, que tem como principal objetivo criar oportunidades de apresentar às novas gerações a história do atletismo, preservando a memória dos campeões e estimulando a prática do esporte. O programa também procura manter o ex-atleta em atividade, permitindo sua reintegração por meio de eventos e palestras com crianças e jovens.
Serviço:
Circuito Caixa de Maratoninha em Brasília
Data: 09/10/2011
Local: Parque da Cidade Sarah Kubitschek, estacionamento 13
Horário: Início às 8h e término às 12h
0 comments:
Postar um comentário