LADY SHAKESPEARE

No ano em que a Associação Ossos do Ofício comemora seus 10 anos de existência, o Núcleo de Pesquisa Teatral – NPT da Associação apresenta o espetáculo LADY SHAKESPEARE, um recorte feminino, contemplando algumas das principais personagens de William Shakespeare. Amor, ciúmes, poder, ambição, loucura e morte giram a roda da fortuna e se confundem numa teia dramática na qual cada personagem corre atrás de sua paixão, apropriando-se de seu destino. São histórias cotidianas e arquetípicas, que fazem de Shakespeare o maior dramaturgo da história. Para esta montagem o Grupo optou por contemplar cinco grandes peças: MacBeth, Romeu e Julieta, Otelo, Noite de Reis e Hamlet, sob a ótica de: Lady MacBeth, Julieta, Desdemona, Viola e Ofélia.


Resolvemos optar pelo método de encenação a partir de partituras corporais, criadas através do que chamamos de “dança pessoal”, pesquisa que acompanha a direção há quase 20 anos, realizada a partir do livro de Graziela Rodrigues - Bailarino, Pesquisador e Interprete – (Funarte /1998). Trata-se de movimentos físicos espontâneos, realizados a partir de estímulos externos, neste caso a música e sons diversos, levando o ator a dançar tais estímulos e ao final do exercício, extrair seqüências corporais que foram integralmente utilizadas no processo de construção das personagens, no fluxo de emoções e nas trajetórias utilizadas para a encenação.


Esta linha de trabalho está focada diretamente na construção de conhecimento do corpo do ator brasileiro, com sua ancestralidade e memórias corporais evidentes. A partir da dança resgatamos movimentos que estavam esquecidos ou adormecidos em nossos corpos. Este processo vem recheado de surpresas e descobertas, pois tanto as atrizes como a encenação, sofrem influências diretas da movimentação codificada nas partituras corporais. Para cada movimento extraído da dança e encaixado nas partituras, a construção das personagens vai ganhando musculatura e a encenação vai se adaptando e ampliando cada vez mais a capacidade de fabulação do encenador, atores e, principalmente, do público.


Este é o segundo trabalho do Núcleo de Pesquisa, na primeira montagem, FLOR DE BECO – CORAI POR NÓS (2006) ficamos cinco anos apresentando em diversos Estados, tendo participado de inúmeros Festivais de Teatro, sendo agraciados com mais de quinze prêmios em diversas categorias. Para esta temporada contamos com o Patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura – FAC do Governo do Distrito Federal e do Centro Cultural do Banco do Brasil.


Serviço:

LADY SHAKESPEARE, Adaptação do grupo para os originais de William Shakespeare. Direção Débora Aquino e Marcelo Alves, realização Núcleo de Pesquisa Teatral – NPT Ossos do Ofício. Com Daniela Vasconcelos, Hanna Reitsch, Giselle Ziviank, Leila Raquel Letícia Abadia e Tatiana Bittar.

Pavilhão de Vidro do CCBB Brasília de 01 a 23 de outubro de 2011.

Ingressos: R$ 15,00 (inteira), e R$ 7,50 (meia para estudantes, professores, pessoas com mais de 60 anos e clientes BB)

Quinta a domingo sempre às 20 horas.

Classificação etária 14 anos.

0 comments:

Postar um comentário