Competição SAE AeroDesign bate recorde de inscrições e cria mais desafios para equipes

Novas medidas para o compartimento de carga e distância reduzida para a decolagem das aeronaves são algumas das novidades no regulamento da 13ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 20 e 23 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP. A competição bateu recorde de inscrições, com 97 equipes (96 em 2010).

As 97 equipes reúnem cerca de 1,4 mil participantes, entre estudantes de engenharia, professores orientadores e pilotos, desafiados a projetar e construir aviões rádiocontrolados a serem submetidos a avaliações teóricas e práticas, conduzidas por engenheiros da indústria aeronáutica. Ao todo, representam 67 instituições de ensino do Brasil, Venezuela e México, num total de 89 equipes brasileiras e oito estrangeiras.

Seis equipes são da Venezuela e duas do México. O Brasil será representado por 14 Estados mais o Distrito Federal. São Paulo tem 35 equipes inscritas. Cresceu a participação do Estado de Minas Gerais, com 14 equipes (nove em 2010). Rio Grande do Sul possui oito equipes, Rio de Janeiro seis e Santa Catarina cinco. O Paraná conta com quatro equipes, enquanto o Pará e o Distrito Federal aparecem com três equipes cada. Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão e Mato Grosso serão representados por duas equipes cada. Já Espírito Santo e Bahia possuem uma equipe cada.

Novo regulamento – Com as mudanças no regulamento da competição, os estudantes terão de desenvolver aeronaves ainda mais leves, com aerodinâmica conciliada a um alto volume do compartimento de carga, capaz de decolar numa distância menor. Terão, ainda, de buscar novas opções em materiais, sistemas adicionais de frenagem e tecnologia embarcada para acompanhar o tempo de voo.

Na categoria Classe Aberta, a distância de decolagem foi reduzida para 50m (61m em 2010) e agora as aeronaves devem ter instrumentos para medir tempo de voo. Os aviões categoria não têm restrições geométricas ou número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores esteja entre 10,65 cm3 (0.65 in3) e 15,07cm3 (0.92 in3). Antes eram 15,08 cc (ou 0,91 in3) e 19,9 cc (1,22in3).

Já na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas, e este ano houve novas delimitações nas dimensões máximas das aeronaves, que devem aparecer na competição com compartimentos de carga maiores em comparação aos anos anteriores. Agora, os projetos da categoria também devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 50m.

LANÇAMENTO A MÃO - É, porém, na Classe Micro a principal novidade: a opção de lançamento da aeronave a mão. Na categoria, os aviões não têm restrições geométricas nem ao número de motores, porém a equipe deve ser capaz de transportar a aeronave dentro de uma caixa de 0,125m³. As aeronaves podem usar motores elétricos e, de acordo com as mudanças no regulamento, os aviões devem decolar em até 25m (30m em 2010).

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2012, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: cinco primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Aberta e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado, como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de vender ideias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”, afirma.

Programação:
Dia 20 – das 8h30 às 17h – solenidade de abertura, showroom dos projetos no Prédio de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes nas salas do Prédio da Divisão Aeronáutica do ITA.
Endereço – praça Marechal Eduardo Gomes, 50, Jardim das Acácias, São José dos Campos
De 21 a 23 - das 7h às 18h – Competição de Voo, na Pista de Táxi do Aeroporto do DCTA – aberta ao público. Acesso pela avenida dos Astronautas, ao lado da Embraer.

0 comments:

Postar um comentário