Spies vence pela 1ª vez na MotoGP em nova lambança de Simoncelli

Antes, Dani Pedrosa havia sofrido com Marco Simoncelli. Atingido pela moto do italiano no GP da França, em Le Mans, o espanhol perdeu três provas - inclusive a da Holanda, neste sábado - e ficou distante do título mundial da MotoGP. Agora, foi a vez de outro espanhol ser alvo de Simoncelli: Jorge Lorenzo, que teve sua Yamaha abalroada pelo italiano na primeira volta da prova disputada em Assen. Isso no GP em que a equipe comemorava 50 anos na motovelocidade.

Melhor para o americano Ben Spies, que venceu a corrida, chegando ao primeiro triunfo na principal categoria das motos - com outra moto da Yamaha Factory. Melhor ainda para o australiano Casey Stoner, que terminou em segundo e abriu vantagem no Mundial. Agora, ele soma 136 pontos contra 108 de Lorenzo, que ficou em sexto em Assen. Até este sábado, a diferença entre eles era de 18 pontos - passou para 28.

Numa prova com o polêmico Simoncelli, da Honda Gresini, na pole, a confusão surgiu logo na quarta curva. O italiano envolveu-se num choque com a moto de Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory. No chão, após erro de Simoncelli, o espanhol chegou a dar um empurrão no adversário para recuperar sua máquina e seguir adiante.


Ben Spies, que saíra em segundo lugar, pulou para a liderança. Lorenzo, quarto no grid de largada, caiu para 13º. Simoncelli, para 14º. O americano manteve o domínio da prova holandesa, com Stoner, da Honda HRC, líder do campeonato, na segunda posição. Na metade, após 13 das 26 voltas, Lorenzo tinha se recuperado - estava em oitavo. Mas não conseguiu melhor sorte. Terminou em sexto. Simoncelli foi o nono.

O GP da Holanda foi a segunda prova em que Simoncelli saiu na pole position. E a segunda em que errou feio. Na Catalunha, ele perdeu posições logo na saída e caiu para sétimo. Acabou a prova em sexto na ocasião.

Após o choque com Pedrosa em Le Mans, Simoncelli foi ameaçado de morte por torcedores espanhóis e teve de se justificar perante a Direção de Corrida para explicar o episódio. O espanhol teve de passar por cirurgia na clavícula e perdeu as provas da Catalunha, SIlverstone e Assen. No fim, Simoncelli foi apenas advertido pela MotoGP.

Confira a classificação do GP da Holanda

1- Ben Spies - 41m44s659

2- Casey Stoner - a 7s697

3- Andrea Dovizioso - a 27s506

4- Valentino Rossi - a 30s684

5- Nicky Hayden - a 43s172

6 - Jorge Lorenzo - a 44s536

7- Colin Edwards - a 1m08s112

8- Hiroshi Aoyama - a 1m10s753

9- Marco Simoncelli - a 1m24s925

10- Toni Elias - a 1m26s216

11- Alvaro Bautista - a 1m38s466

12- Hector Barberá - a 1 volta

13- Kousuke Akiyoshi - a 1 volta

14 - Cal Crutchlow - a 2 voltas

Randy de Puniet - não classificado

Karel Abraham - não classificado


==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reuters

0 comments:

Postar um comentário