Antes, Dani Pedrosa havia sofrido com Marco Simoncelli. Atingido pela moto do italiano no GP da França, em Le Mans, o espanhol perdeu três provas - inclusive a da Holanda, neste sábado - e ficou distante do título mundial da MotoGP. Agora, foi a vez de outro espanhol ser alvo de Simoncelli: Jorge Lorenzo, que teve sua Yamaha abalroada pelo italiano na primeira volta da prova disputada em Assen. Isso no GP em que a equipe comemorava 50 anos na motovelocidade.
Melhor para o americano Ben Spies, que venceu a corrida, chegando ao primeiro triunfo na principal categoria das motos - com outra moto da Yamaha Factory. Melhor ainda para o australiano Casey Stoner, que terminou em segundo e abriu vantagem no Mundial. Agora, ele soma 136 pontos contra 108 de Lorenzo, que ficou em sexto em Assen. Até este sábado, a diferença entre eles era de 18 pontos - passou para 28.
Numa prova com o polêmico Simoncelli, da Honda Gresini, na pole, a confusão surgiu logo na quarta curva. O italiano envolveu-se num choque com a moto de Jorge Lorenzo, da Yamaha Factory. No chão, após erro de Simoncelli, o espanhol chegou a dar um empurrão no adversário para recuperar sua máquina e seguir adiante.
Ben Spies, que saíra em segundo lugar, pulou para a liderança. Lorenzo, quarto no grid de largada, caiu para 13º. Simoncelli, para 14º. O americano manteve o domínio da prova holandesa, com Stoner, da Honda HRC, líder do campeonato, na segunda posição. Na metade, após 13 das 26 voltas, Lorenzo tinha se recuperado - estava em oitavo. Mas não conseguiu melhor sorte. Terminou em sexto. Simoncelli foi o nono.
O GP da Holanda foi a segunda prova em que Simoncelli saiu na pole position. E a segunda em que errou feio. Na Catalunha, ele perdeu posições logo na saída e caiu para sétimo. Acabou a prova em sexto na ocasião.
Após o choque com Pedrosa em Le Mans, Simoncelli foi ameaçado de morte por torcedores espanhóis e teve de se justificar perante a Direção de Corrida para explicar o episódio. O espanhol teve de passar por cirurgia na clavícula e perdeu as provas da Catalunha, SIlverstone e Assen. No fim, Simoncelli foi apenas advertido pela MotoGP.
Confira a classificação do GP da Holanda
1- Ben Spies - 41m44s659
2- Casey Stoner - a 7s697
3- Andrea Dovizioso - a 27s506
4- Valentino Rossi - a 30s684
5- Nicky Hayden - a 43s172
6 - Jorge Lorenzo - a 44s536
7- Colin Edwards - a 1m08s112
8- Hiroshi Aoyama - a 1m10s753
9- Marco Simoncelli - a 1m24s925
10- Toni Elias - a 1m26s216
11- Alvaro Bautista - a 1m38s466
12- Hector Barberá - a 1 volta
13- Kousuke Akiyoshi - a 1 volta
14 - Cal Crutchlow - a 2 voltas
Randy de Puniet - não classificado
Karel Abraham - não classificado
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: Reuters
0 comments:
Postar um comentário