O uso das redes sociais como ferramentas na divulgação de produtos e marcas e até na geração de novos negócios é sempre tema de discussão e atualmente, elas são parte integrante do processo de divulgação de produtos e serviços e podem também ser parceiras na hora da captação de recursos para as chamadas Organizações Não Governamentais ou Entidades sem fins lucrativos.
Essa é a proposta do livro que a Editora Évora traz este mês - “Mídias Sociais Transformadoras – Ação e mudança no terceiro setor”, das pesquisadoras Beth Kanter e Allison H. Fine. Ele aborda o poder das redes sociais na hora de conectar as pessoas e construir relacionamentos, permitindo o compartilhamento de interesses e paixões, criando uma estrutura para entender como as organizações e entidades sem fins lucrativos podem se tornar mais abertas e conectadas se usarem as mídias sociais de maneira eficiente para as causas que propagam e defendem. Exemplos práticos não nos faltam, como as pesquisas oceânicas, ou o desastre no Haiti, ou ainda as pesquisas cientificas para a cura de alguma doença contemporânea.
Separado em duas partes, a obra traz, no que seria a primeira, capítulos que orientam como se tornar uma organização conectada e utilizar as ferramentas de tecnologia social de forma bem-sucedida e efetiva, com tópicos que explicam o que são as mídias sociais, como criar uma cultura social, como “escutar”, se envolver e construir relacionamentos, como construir confiança e transparência e como simplificar as relações no terceiro setor. Na segunda parte, é descrita a forma pela qual as organizações podem trabalhar quando se estruturam e abordam como trabalhar com grandes grupos de pessoas de fora da organização para espalhar a missão, como as organizações podem monitorar e melhorar continuamente seus esforços envolvendo mídias sociais, como transformar amigos em financiadores por intermédio das mídias sociais, e como as organizações podem utilizá-las para redesenhar a governança. Cada capítulo conta ao final com algumas questões para reflexão que podem ajudar o leitor empenhado em desvendar as mídias sociais para torná-las eficientes na busca de recursos para ajudas humanitárias ou pesquisas.
As autoras apresentam exemplos de pessoas ou organizações que arregaçaram as mangas e, por meio de suas redes, pequenas e limitadas, criaram conexões, usando o ambiente virtual com milhões de associações e novos integrantes para suas causas, na luta pela captação de recursos e voluntários. Sobre o assunto, Kanter explica que “uma constante na vida é que os seres humanos querem e precisam se conectar uns aos outros de maneiras significativas. Essas conexões são feitas por redes sociais, que são os conduítes para as conversações que geram as mudanças sociais. O trabalho de organizações sem fins lucrativos é catalisar e gerenciar essas conversações”.
Sobre as autoras
Beth Kanter é autora do Blog da Beth – http://www.bethkanter.org –, um dos mais antigos e populares blogues voltados para o terceiro setor. Beth é o CEO da Zoetica, uma empresa que presta serviços à organizações sem fins lucrativos e empresas socialmente responsáveis com serviços de marketing online de alto nível.
Allison Fine é escritora e ativista dedicada à compreensão, bem como em reforçar os esforços de uso novas ferramentas de mídia social para a mudança social. Ela apresenta um podcast mensal para o Chronicle of Philanthropy chamado Social Good e escreve o blog A. Fine Blog - http://afine2.wordpress.com/. Também é assessora sênior do Personal Democracy Forum - http://personaldemocracy.com/ - e do CauseWired - http://www.causewired.com/
Sobre o livro
Título: Mídias Sociais Transformadoras
Subtítulo: Ação e Mudança no Terceiro Setor
Autor: Beth Kanter e Allison Fine.
Tradutor: Alexandre Callari
Origem: EUA.
Assunto: negócios, terceiro setor e tecnologia.
Preço: R$ 49,90.
Páginas: 256.
Formato: 16x23 cm.
ISBN: 978-85-63993-02-1.
Edição: 1ª.
Tiragem: 4.000.
Acabamento: brochura.
0 comments:
Postar um comentário