Laura Bergallo utiliza “português da web” para aproximar literatura do público jovem

“Tem 1 garota ae se axando soh por causa da prova de hj” diz Leo, fazendo graça com Mariana. André, que também participa da conversa, diz “?”, ao que a amiga Dani se defende: “n so eu”. Se você não entendeu o diálogo, basta pedir ajuda para qualquer adolescente hard-user da internet, para perceber que, entre eles, de fato existe comunicação. A escritora Laura Bergallo, ganhadora de um Prêmio Jabuti, em 2007, por seus livros infanto-juvenis instigantes e atuais, utiliza esta polêmica variante linguística nos diálogos de O Xamado – Teclando com o além, que acaba de ser publicado pela Editora Vida & Consciência.

O “português da web”, entretanto, não está na obra toda: se faz presente apenas nas conversas entre os quatro amigos – Leo, Mari, André e Dani – no messenger, aplicativo tecnológico de interação em tempo real, delimitando o ambiente no qual tal variante é aceita e se contrapondo ao texto criterioso e bem elaborado da narrativa da autora. A trama começa quando, no meio do bate-papo entre os amigos, um quinto elemento aparece de forma inesperada, sem ter sido “adicionado” por ninguém. É José Eleutério, um personagem misterioso que quer a ajuda desse grupo de amigos para desvendar um crime. Leo desconfia de que se trata de um hacker, e, para desmascará-lo, resolve seguir as pistas e tirar essa história a limpo.

Leo e seus amigos são impelidos a investigar a morte de José Eleutério, a “assombração” que apareceu do messenger. Embora tenha sido noticiada como suicídio, o personagem garante que sua partida deste mundo foi causada por assassinato. E a lista de suspeitos é grande: ex-mulher, colega de trabalho, chefe ambicioso e até a namorada (que após sua morte está “ficando” com o personal trainer de Eleutério).

Laura se utiliza de uma linguagem simples e jovial, com gírias e abreviações da comunicação virtual, para envolver os leitores nessa trama repleta de desafios e provas de coragem. Os quatro amigos “teclam” com o além, criam planos mirabolantes com seus celulares e encontram alternativas inusitadas ao tentar desvendar esse mistério que deixaria qualquer um de cabelo em pé.

Sobre a autora – Laura Bergallo é escritora de literatura juvenil, com doze livros publicados (inclusive na França e nos EUA). É jornalista, publicitária e editora de publicações científicas. Seu livro A Criatura recebeu o Prêmio Adolfo Aizen 2006, da União Brasileira de Escritores, como melhor livro juvenil dos anos de 2004/2005. Alice no espelho ganhou o Prêmio Jabuti 2007 na categoria livro juvenil e foi selecionado para participar do Catálogo FNLIJ da 44th Bologna Children’s Book Fair. A obra Operação Buraco de Minhoca foi selecionada pelo Programa Mais Cultura, do Governo Federal e da Biblioteca Nacional, para distribuição em bibliotecas e pontos de leitura brasileiros, e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola 2011 (PNBE 2011), para distribuição nas escolas federais, estaduais e municipais de todo o país.

Título: O Xamado – Teclando com o além
Autora: Laura Bergallo
Número de páginas: 128
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 24,90
ISBN: 978-85-7722-117-2

Mais informações estão disponíveis no site: www.vidaeconsciencia.com.br


Logo_EVCCom mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a Editora Vida & Consciência completou em 2010 o seu vigésimo aniversário. Sob o lema “20 anos caminhando na espiritualidade”, a casa comemorou lançando uma nova categoria literária, Fatos e Estudos, voltada à divulgação de pesquisas científicas e narrativas de projetos de transformação social. A editora publica, também, um pacote especial de lançamentos em todas as suas categorias já tradicionais: romances espiritualistas, desenvolvimento pessoal, metafísica moderna, literatura infantil e infantojuvenil. Complementaram as festividades iniciativas de aproximação com o público leitor, como concursos culturais e eventos literários com a presença dos autores. Fundada em junho de 1990, a Vida & Consciência tem como missão editorial a valorização da espiritualidade e de seus preceitos éticos.


Assessoria de imprensa Editora Vida & Consciência
[email protected]
(11) 3577-3200 |
www.vidaeconsciencia.com.br | www.twitter.com/vidaconsciencia

Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

0 comments:

Postar um comentário