CIRCUITO MUNDIAL: NO FEMININO E NO MASCULINO, BRASIL CONQUISTA OURO EM SANTA CATARINA

Ágatha/Duda vence suíças e repete ouro em etapa brasileira

Jogar uma etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia dentro do Brasil é sinônimo de resultado positivo para Ágatha e Duda (PR/SE). A dupla venceu na manhã deste domingo (20.05) as suíças Heidrich e Verge-Depre por 2 sets a 0 (21/19, 21/17), em 36 minutos, garantindo o ouro da etapa de Itapema (SC). Na temporada passada, a primeira da parceria, o título também veio, mas os jogos aconteceram no Rio de Janeiro (RJ).

As brasileiras foram empurradas por uma torcida apaixonada, que lotou a arena de 2,7 mil lugares desde o primeiro duelo do dia. Completando o pódio a medalha de bronze da etapa ficou com as canadenses Heather Bansley e Brandie Wilkerson, que superaram Maria Elisa e Carol Solberg (RJ) por 2 sets 1 (21/18, 18/21, 15/11), em 52 minutos.

Este é o segundo ouro em etapas do Circuito Mundial para Ágatha e Duda. Individualmente, Ágatha soma seis medalhas de ouro, enquanto Duda, de 19 anos, tem quatro. Ágatha comentou a alegria pela vitória, em especial pelo fato da competição acontecer no Brasil. Estiveram presentes familiares e amigos da bloqueadora paranaense.

“É incrível a alegria que estamos sentindo, uma sensação muito especial vencer com minha família aqui presente. Tem aquele algo a mais. A família da Duda também está presente, amigos que vieram de longe, tudo isso faz a gente se emocionar. Aproveitamos esse momento para agradecer esse carinho, estamos felizes e completas pois essas pessoas estão perto”, disse Ágatha, que completou.

“No dia a dia é uma batalha intensa, um trabalho muito duro em busca da evolução, tanto do corpo, como da mente. Então queremos dividir isso com essas pessoas. E também com nossa equipe incrível, são muitas pessoas especiais, parte disso. Somos apenas a consequência do trabalho de todos”, disse Ágatha, que ao lado de Duda soma 800 pontos pela conquista do ouro e recebe um prêmio de cerca de R$ 59 mil.

Somando os naipes masculino e feminino, agora o Brasil soma oito medalhas no Circuito Mundial 2018, sendo três de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Duda também comentou a alegria pela conquista do ouro novamente no Brasil. Especialmente pelo fato de o último pódio no tour internacional ter acontecido em agosto do ano passado.

“O público e nossa família formaram mais um jogador em quadra. É ótimo termos mais um ouro no Brasil, estávamos engasgadas, pois alguns resultados recentes no Circuito Mundial não eram o que tínhamos buscado. Queríamos ir para o pódio. E felizmente conseguimos”, disse Duda.

Na disputa do bronze, Maria Elisa e Carol Solberg lutaram muito, mas não conseguiram vencer. Maria Elisa destacou a torcida, que encheu a arquibancada desde o primeiro dia e projetou os próximos passos no Circuito Mundial.

"As canadenses estão de parabéns, elas jogaram muito bem. A tática delas funcionou, o bloqueio era bem alto, e a defensora muito inteligente. Tivemos que correr atrás do prejuízo o tempo todo, mas não conseguimos reverter. Eu me emocionei ao ver essa arena lotada, o carinho que a torcida aqui nos deu é enorme", disse.

A bloqueadora Wilkerson também comentou a medalha em Itapema. É a primeira da jogadora de 25 anos, que roda o tour internacional desde 2014.

"Este será definitivamente um torneio muito especial para mim. Tenho muita sorte de jogar com alguém como Bansley e acho que merecemos isso como um time, porque trabalhamos muito. Estou muito orgulhosa deste começo para nós. Eu amo o Brasil, eu amei essa cidade, o evento, então será torneio que eu nunca esquecerei”.

O Jogo
As brasileiras começaram com ritmo forte, abrindo três pontos de vantagem na primeira metade do set: 10 a 7. As suíças lutaram e conseguiram a virada em contra-ataque de Heidrich: 13 a 12. Ágatha e Duda não se abateram e empataram em 16 a 16, e pouco depois viraram em bloqueio de Ágatha: 18 a 17. Mantendo a virada de bola e contando com bons saques de Duda, a parceria verde e amarela fechou o set por 21 a 19 em ataque da sergipana.

O segundo set começou mais equilibrado, mas as brasileiras conseguiram abrir dois de vantagem na metade do set: 12 a 10. A dupla suíça conseguiu contra-ataques e empatou, mas logo na sequência Duda voltou a brilhar e a liderança foi retomada: 17 a 14 para o Brasil. Mantendo a virada e contando com apoio da torcida, as brasileiras fecharam o segundo set e o jogo em 21 a 17, em ataque no corredor de Ágatha.

O torneio em Itapema é da categoria quatro estrelas, distribuindo 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem.

O Brasil recebeu em sua história, até a parada de Itapema, 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Esta é a primeira vez que uma cidade da região Sul do país recebe uma etapa do giro internacional.

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA



Evandro e André Stein superam noruegueses e conquistam o ouro em Itapema 
O Brasil fez a dobradinha no lugar mais alto do pódio da etapa de Itapema (SC), válida pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018. Evandro e André Stein superaram os noruegueses Anders Mol e Christian Sorum por 2 sets a 0 (21/18, 21/16) na manhã deste domingo (20.05), conquistando o título da parada brasileira. Mais cedo, Ágatha e Duda também haviam levado a medalha de ouro ao superar as suíças Heidrich e Verge-Depre.

O bronze da parada de Itapema no naipe masculino ficou com os poloneses Losiak e Kantor, que superaram os brasileiros Vitor Felipe e Guto (PR/RJ) por 2 sets a 0 (21/18, 21/16), em 36 minutos, mais cedo neste domingo.  O Brasil soma agora nove medalhas no Circuito Mundial, sendo quatro de ouro, quatro de prata e um bronze (veja abaixo a lista completa).

Esta foi a segunda medalha de ouro da parceria Evandro/André em eventos internacionais. A primeira havia sido no Campeonato Mundial de 2017, na Áustria. Individualmente, Evandro tem seis títulos, enquanto André Stein possui três ouros. A vitória na final rede 800 pontos no ranking geral do tour e um prêmio de cerca de R$ 75 mil aos campeões.

"É um título invicto, de uma etapa do Circuito Mundial em casa e levamos o nosso primeiro ouro da temporada internacional. São muitos motivos para comemorar. Agradecemos muito à comissão técnica e agora temos que descansar e nos preparar para a continuidade dos eventos, pois teremos um período longo em sequência. Estamos trabalhando muito para evoluir nossos pontos fracos, especialmente nosso sistema defensivo. Acreditamos no nosso potencial e felizmente os resultados estão surgindo", disse Evandro.

André Stein também comentou o primeiro ouro da dupla na temporada 2018 do Circuito Mundial, lembrando-se da importância de começar 2019 em boa posição no ranking visando os Jogos de Tóquio-2020.

"Estamos bem felizes. Estivemos na final há duas semanas, em uma etapa dos Estados Unidos, e ficamos com a prata. Voltamos com um sentimento de que não jogamos tudo que sabemos, queríamos a vitória. Aqui viemos focados para conseguir o ouro. E este resultado, que é o nosso primeiro título internacional na temporada, nos coloca novamente no primeiro lugar do ranking. Sabemos que o tour é muito equilibrado e conseguir bons resultados nos deixa em situação mais confortável para a próxima temporada, que é quando já começa a corrida olímpica, nosso principal objetivo", disse André Stein.

Na disputa do bronze, Vitor Felipe e Guto tentaram encontrar soluções para superar o time da Polônia, mas não conseguiram levar a melhor. Após a disputa, Guto analisou a partida e lembrou que a classificação final obtida é importante para a dupla, que ainda nem completou um ano.

"Viramos bem algumas bolas, mas tivemos dificuldades com a finta deles. E fui muito confiante no ataque, mas nem sempre dava certo. Agora temos um mês de preparação, e em seguida nove semanas direto em torneios importantes do Circuito. Nossa equipe tem menos de um ano de formação e chegar em quarto em uma etapa no Brasil é um ótimo resultado", disse Guto.

O próximo desafio das duplas brasileiras no Circuito Mundial 2018 é a etapa duas estrelas de Jinjang, na China. As competições do tour são classificadas de uma a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem. 

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
http://2018.cbv.com.br/galeria/2050/itapema-sc---20.05.2018---circuito-mundial 

VEJA TODOS OS RESULTADOS DO DIA 
http://worldtour.2018.fivb.com/en/mrio2018/men/results/maindraw 

BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2018: 
Etapa de Haia - Holanda (4 estrelas)
Maria Elisa/Carol Solberg - prata 


Etapa de Fort Lauderdale - EUA (5 estrelas)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas - ouro
Carol Horta/Taiana - prata 


Etapa de Xiamen - China (4 estrelas)
Alison/Bruno Schmidt - bronze 


Etapa de Huntington Beach - EUA (4 estrelas) 
Fernanda Berti/Bárbara Seixas - ouro
Maria Elisa/Carol Solberg - prata
Evandro/André Stein - prata 


Etapa de Itapema - Brasil (4 estrelas)
Ágatha/Duda - ouro
Evandro/André Stein - ouro
 


==> Foto: Cristiano Andujar / Inovafoto / CBV

0 comments:

Postar um comentário