Cruzeiro recebe pela primeira vez a Geladeira do Livro, com várias atrações culturais

O projeto Refresque Ideias – Geladeira do Livro surgiu em 2011, a partir das experiências do seu idealizador, Lucas Rafael. Lucas tinha em sua casa, uma geladeira que queimou, e achava um desperdício jogá-la fora, então começou a utilizá-la como um armário. E a partir de suas próprias vivências de produção cultural e intervenções urbanas interativas, nasceu a Geladeira do Livro – Projeto Refresque Ideias.

A geladeira do Livro é um projeto de autogestão, sociocultural e fomentador do conhecimento de forma simples e direta. Trazendo para qualquer indivíduo de forma gratuita o processo de se educar, de conhecer, de aprender e de se divertir. Buscando sempre, o desenvolvimento social da comunidade onde a geladeira é instalada.

O projeto Refresque Ideias, arrecada geladeiras e livros, e a cada instalação promove uma ação cultural com artes visuais, música e poesia. Se dentro da geladeira há o conhecimento, por fora existe a arte, em desenhos feitos por grafiteiros e artistas da própria comunidade, onde a geladeira do livro será instalada, agregando valor cultural e social ao projeto. E ainda, transformando o espaço público de forma interativa e lúdica.

A ideia principal do projeto é a reutilização de geladeiras velhas, transformando-as em bibliotecas comunitárias gratuitas. As geladeiras do livro funcionam como uma biblioteca comum, porém não há necessidade de registros. As regras são simples: a pessoa pode doar livros ou pegar para ler e devolver quando quiser.

Para a instalação do dia 28, no Cruzeiro Novo, estarão presentes as atrações musicais Ayla e Sérgio, Helen Dieb, Gabriel Cristan e Tríptico dança; os grafiteiros Julimar dos Santos e Juliana Borgê; a Banca de poetas, Fernanda Morgani e ACL; Contação de histórias com Rêgo Júnior e palco aberto para manifestações artísticas.


SERVIÇO:

Refresque Ideias – Geladeira do Livro
Data: 28/04/18 - sábado
Local: Cruzeiro Novo, Três Quadras, Complexo Lazer Quadra 1205, Brasília - DF.
Hora: 14 às 20h

Atrações Musicais: Ayla e Sérgio, Helen Dieb, Gabriel Cristan e Tríptico dança
Grafiteiros: Julimar dos Santos e Juliana Borgê
Banca de Poetas: Fernanda Morgani e ACL
Contação de Histórias: Rêgo Júnior

Evento Gratuito
E-mail: geladeiradolivro@gmail.com

==> Foto: Luciana Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário