Hamilton de Holanda, Ellen Oléria e outras personalidades na Virada do Cerrado 2017

A programação da Virada do Cerrado 2017 foi disponibilizada esta semana para que a população do Distrito Federal possa se programar para o evento. Entre 1º e 3 de setembro , a edição que tem a água como tema central, acontecerá simultaneamente em 28 regiões administrativas, com ações socioambientais, educativas, esportivas e culturais, integrando todo o Distrito Federal em um grande movimento pela sustentabilidade. 

A mesa de abertura oficial do evento será no gramado do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, às 19h. Entre as atividades que abrem a edição estão shows com artistas locais, como Dillo e Pé de Cerrado. No local acontecerá a tradicional feira com produtos de artesãos de Olhos D’Água-GO e um encontro de telescópios para observação do céu.

No domingo, 3 de setembro, o evento será aberto no Parque da Cidade com a corrida de rua “Cuidando das águas”, às 7h, no Estacionamento 10. O local também será palco de atividades durante todo o dia, com rodas de conversa e tendas temáticas com personalidades ligadas ao meio ambiente, como a atriz Cassia Kis e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Logo após, às 17h30, o Parque receberá a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com shows de Hamilton de Holanda e Ellen Oléria. Também haverá apresentação do tradicional Samba do Banquinho.

Diversas regiões administrativas confirmaram presença e desenvolverão atividades locais em prol do meio ambiente. Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Fercal, Guará, Gama, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Park Way, Planaltina, Paranoá, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Funfo II Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sudoeste, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga e Varjão são as regiões que desenvolverão atividades.

As Regiões do Plano Piloto, Guará, Sobradinho, Santa Maria e Planaltina receberão, cada uma, ao menos três atividades. Trilhas ecológicas, passeios de bicicleta, lançamentos de livros, oficinas e exposições fotográficas fazem parte da programação, que pode ser consultada na íntegra no link: https://goo.gl/59Enis.

A ideia é colocar o público em contato direto com os parques, vegetação e fazer com que todos possam sentir e se engajar no tema da sustentabilidade. Nas Trilhas Ecológicas, temas como reflorestamento e preservação da água serão abordados e estimulados no público.

Para as crianças, oficinas de semente, horta, entre outras são ótimas oportunidades de contato com a terra. Além disso, apresentações de palhaços, contação de história e poesias fazem parte das atividades lúdicas e que cumprem o papel de conscientizar. Destaque para a programação do Jardim Botânico, que conta também com palestras sobre alimentação saudável, ansiedade infantil, entre outros temas.

Outro ponto importante da programação da Virada do Cerrado 2017 são os mutirões de limpeza realizados nos parques do DF. Os Parques Olhos D'Água (Asa Norte), Ecológico Metropolitano JK (Ceilândia), Ecológico de Santa Maria e as nascentes do Morro Azul (São Sebastião) e da Floresta Nacional de Brasília serão beneficiadas por essas atividades. Acesse a programação completa em tonavirada.org/programacao/.  

Corrida Cuidando das Águas
A Corrida Cuidando das Águas acontecerá no dia 3 de setembro, com a participação de cerca de 1.000 pessoas, nas distâncias de 5 e 10 km. O circuito é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente do DF em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. 

Prova de 5 Km
Largada no estacionamento 10 do Parque da Cidade, sentido horário, com retorno no km 2,5 voltando em direção ao local da largada, com conclusão da prova de 5 km no estacionamento 10. 

Prova de 10 km
Largada no estacionamento 10 do Parque da Cidade, sentido horário, com retorno no km 5, retornando em direção ao local da largada, com conclusão da prova de 10 km no estacionamento 10.

Premiação
Pacotes com sementes do Cerrado a todos os participantes que completarem a prova e aos três primeiros colocados de cada categoria (Feminino e Masculino), mudas de espécies arbóreas do Cerrado.



Mais informações

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria do Meio Ambiente
E-mail: comunicacaosema@gmail.com
Telefone: 3214-5611
Subsecretaria de Educação e Mobilização Socioambiental
E-mail: mobilizacao.sema@gmail.com
Telefone: 3241-5621

==> Foto: Felipe Diniz

0 comments:

Postar um comentário