Fórum de Produtores Culturais na UnB - Ciclo formativo gratuito

Fórum de Produtores Culturais na UnB iniciou suas atividades em setembro de 2014 e acaba de completar 2 anos de existência. As palestras gratuitas semanais com personalidades representativas do cenário artístico-cultural e do empreendedorismo criativo, foram idealizadas pela produtora e gestora cultural Aryane Sánchez e pelo Diretor do Instituto de Artes da UnB, Ricardo Dourado.

Os encontros se realizam todas as quintas-feiras de 18h às 20h, no Auditório do Departamento de Música da UnB e servem de base para a estruturação do curso de extensão universitária sobre Produção e Gestão Cultural da Universidade de Brasília. 

No dia 20 de Outubro,o convidado do Fórum de Produtores Culturais na UnB será o produtor e gestor cultural Alexandre Rangel. Responsável por projetos inovadores com responsabilidade social, como a Revista Traços, o convidado falará sobre "Captação de recursos públicos, cultura e políticas sociais". 

Diretor de projetos, é educador popular, artista, gestor administrativo e cultural, teólogo, especialista em planejamento estratégico e conhecimento notório em gestão de recursos públicos, tendo como destaque algumas experiências: Ministério do Planejamento – 2009 e 2010 – atuação como consultor do Ministério do Planejamento e Cooperação Espanhola, Confederação de Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil – 2005 a 2009, Governo do Distrito Federal - Secretaria de Cultura – 2011 a 2014 – atuação como Subsecretário de Administração Geral, Governo do Distrito Federal – Vice Governadoria– 2007 e 2008, Fundação Perseu Abramo – 1999 a 2005 – coordenação administrativa, Fundação Esquel do Brasil – 2010 a 2012, Associação Flor de Piqui – 2007-2014. Principais Assessorias/Consultorias: Sociedade Brasileira de Física – Gestão de Convênio; IMA (Instituto Nacional de Matemática Aplicada) – gestão de projeto; UNCISAL (Universidade de Estadual de Saúde de Alagoas) – planejamento, elaboração de projeto, captação de recursos e capacitação em gestão de convênios; Ministério do Exército – Capacitação em Gestão de Convênios (SICONV); FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu) – projetos, captação de recursos, gestão de convênios e SICONV; Casa Civil Presidência da República e Ministério da Saúde – capacitação para implementação do programa de comunidade terapêuticas em acesso, gestão e prestação de contas de recursos públicos e SICONV; CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – gestão de projetos e prestação de contas – SICONV; Instituto UNIMED – planejamento estratégico; Instituto SAMEAC – planejamento estratégico, captação de recursos e gestão de projetos. Principais Projetos elaborados / executados CP: Festival São Batuque 2015, Arte Flow 2015, Revista Traços – Elaboração, gestão e Coordenação da Equipe Social, Vivo Musica 2015, Festival Porão do Rock, Satélite 61 2016, Batom Battle 2016, Seletivas YO MUSIC 2016, Fifa Fan Fest 2014 (Secult), Aniversário de Brasília 2011, 2012 e 2013 (Secult). Materiais elaborados / publicados: Manual do Siconv para entidades sem fins lucrativos 2010, Ministério do Planejamento; Manual do Gestor e Manual do artista do SISCULT, Secretaria de Cultura do DF 2013/2014; Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira 2016.


E para fechar o mês, no dia 27 de outubro terá a palavra o produtor e gestor cultural paraibano Lucas Formiga, com a palestra "Elaboração e Execução de Projetos Culturais". 

Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba, Lucas Formiga tem ampla experiência nas áreas do empreendedorismo criativo e cultural; promoção e elaboração de projetos e eventos culturais.  Especializado em elaboração de projetos culturais e leis de incentivo a cultura, foi curador do Palácio da Liberdade, Governo de Minas Gerais, trabalhando com a organização do acervo e mostras artísticas do palácio, na gestão do espaço e do desenvolvimento de projetos, aquisição de material e manutenção do espaço. Foi Diretor de Gestão de Projetos, Gerente de Promoção de Eventos e Assessor da Subsecretaria de Políticas e Promoções Culturais na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, em diferentes gestões.

SERVIÇO
  
Fórum de Produtores Culturais na UnB 
Data: Todas as quintas-feiras de 18h às 20h
Local: UnB- Área 1 - Auditório do Departamento de Música da UnB.
Classificação indicativa: Livre
Evento aberto à comunidade e gratuito

Estacionamento em frente à agência do Banco do Brasil, próximo ao Restaurante Universitário.
Veja como chegar aqui:  https://goo.gl/SkVAf2

Mais informações: 61- 9 8205 4843

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário