Os amantes do teatro de bonecos
têm muito o que comemorar: o grupo mineiro Giramundo estará em Brasília até o dia 27 de novembro para grande mostra na Caixa Cultural Brasília.
Na Mostra Mundo Giramundo, o grupo que é conhecido como um dos mais estáveis do
teatro brasileiro promete exposição sobre processo criativo, apresentação dos espetáculos “Alice
no País das Maravilhas” (7 a 9/10), “Pedro e o Lobo” (4 a 6/10) e oficina de
manipulação de bonecos (24/11).
A saga na Capital começa com a
exposição que recria os 50 anos de trajetória do grupo. Em uma instalação
cenográfica, o público entra em contato com croquis, desenhos, estudos,
projetos, anatomia de bonecos e exemplares de títeres e marionetes que contam a
história dos 34 espetáculos do Giramundo.
Com entrada franca, a exposição segue em cartaz
até dia 27 de novembro, com visitação de terça a domingo, das 9h às
21hm, na Galeria Principal da Caixa Cultural. Peças de acervo do Museu
Giramundo, aberto em 2001 no bairro Floresta, em Belo Horizonte, compõem a
mostra, que tem curadoria do grupo.
Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, a companhia apresenta a
peça “Pedro e o Lobo”. “É dever do compositor
servir seus companheiros, embelezar a vida humana, e apontar o caminho para um
futuro radiante”. Com esta afirmação cheia do otimismo pós revolucionário,
Sergei Prokofiev anunciava em 1933, ao voltar do ocidente para a Rússia, sua
terra natal, a função social de sua música: contribuir para a construção de um
mundo melhor. Neste momento, Prokofiev, recebendo sugestão de Natalie Satz
(diretora do Teatro Infantil de Moscou), concebe a história de um valente
menino e de um lobo, para ensinar às crianças as diferenças entre os
instrumentos de uma orquestra. Após duas semanas a música estava pronta. O
sucesso da peça musical foi imediato. Prokofiev ganha enorme reputação como
“compositor infantil”, a ponto do Comissário de Suprimentos do Governo
Soviético, Anastas Mikoyan, convidá-lo para conduzir um programa de
popularização de canções, poemas e contos infantis tradicionais.
A versão para bonecos de Pedro
e o Lobo reforça com imagens a ideia inicial da versão musical:
compartilhar com as crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus
principais timbres e grupos de instrumentos. O Giramundo optou pelo marionete a
fio por sua ampla gama de movimentos que proporcionam grande possibilidade de
expressão. A figura e o texto do narrador, previstos na partitura de Prokofiev,
foram substituídos pelos marionetistas que reduziram as intervenções
explicativas dentro da parte musical e reforçaram as informações sobre os
instrumentos musicais. A ideia teatral do espetáculo é sintética e
comunicativa. Os cenários foram substituídos por um desenho em um quadro negro,
as vozes dos personagens surgem ao vivo e o plano do palco passa a ser o do
chão. Ao mesmo nível dos pequenos espectadores. O resultado é uma grande
brincadeira onde as crianças se divertem e aprendem.
“Pedro e o Lobo” teve estreia em um shopping de Belo
Horizonte e sua montagem foi uma das menos pretensiosas do grupo. O ano era
1993 e a oficina em que os artistas trabalhavam passava por uma reforma. O
espetáculo, no entanto, é até hoje a maior bilheteria do Giramundo. Ingressos a
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
Entre 7 e 9 de outubro, o
Teatro da Caixa recebe a apresentação do espetáculo “Alice no País das
Maravilhas”, montagem de 2013 que sintetizou, à época, os 40 anos de trabalho
do grupo, com um retrospecto da experiência acumulada por seus membros e os
novos rumos tomados pela companhia a partir dos anos 2000. Vídeo animações e
teatro de bonecos são a base para “Alice”. Na peça, o grupo investiga as
possibilidades de convivência entre linguagens tradicionais e novas tecnologias.
Cria-se aqui um “teatro virtual”, com o uso de bonecos digitais e projeção
mapeada capazes de oferecer ao espectador uma experiência multissensorial,
ampliando as possibilidades cênicas.
A sincronia entre atores,
bonecos, vídeos e som gera uma organização que não pode ser caracterizada como
ópera ou musical. Uma sobreposição de camadas de elementos cênicos que provoca
a profusão de estímulos e amplia a recepção de sentidos e a sensação hipnótica
e onírica na qual o espectador imerge, a exemplo do texto original de Lewis
Carroll. A montagem é baseada na trilogia formada por Pinocchio, Vinte Mil Léguas
Submarinas e Alice no País das
Maravilhas, e não somente no texto que dá título ao espetáculo. Sessões às
19h no dia 7 de outubro, e às 16h nos dias 8 e 9 de outubro, com ingressos a R$
20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
Com direção geral e roteiro
adaptado de Marcos Malafaia, além da assistência de direção de Beatriz
Apocalypse, a montagem ganha a animação de Ulisses Tavares, Marcos Malafaia,
Guilherme Amarante, Vinícius Ladeira e Lucas Cancela. A música original,
gravada para o espetáculo, tem assinatura de Fernanda Takai, ao lado de John
Ulhoa (direção musical) e Lulu Camargo, membros do Pato Fu. “Alice” conta,
ainda, com vozes de Takai, Beto Militani e Arnaldo Baptista.
Para complementar a estada do grupo
na capital, uma oficina gratuita ministrada por Beatriz Apocalypse ainda é
oferecida. Em “Treinamento de Manipulação para Marionetistas” a diretora da
companhia repassa os princípios da manipulação profissional de bonecos,
especialmente das técnicas de vara, fio e balcão. Cenas do repertório do grupo e bonecos de acervo serão
utilizados na oficina, que busca proporcionar uma vivência concreta da arte do
teatro de bonecos através de suas possibilidades expressivas.
Realizada dentro do Teatro da
Caixa, com iluminação e palco profissionais, a oficina é uma novidade na
história do grupo, já que utiliza os bonecos e cenas originais do Giramundo
como base do trabalho. A oficina tem carga-horária de seis horas, de 09h às 12h
e 14h às 18h e conta com 18 vagas a serem preenchidas por pessoas acima dos 16
anos. Inscrições por meio do site http://www.giramundo.org/.
SOBRE O GIRAMUNDO
O Giramundo foi criado em 1970,
pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo conta
com 34 espetáculos teatrais criados, sendo que 19 destes ainda estão em
repertório, além de acervo próximo dos 1500 bonecos e objetos de cena. Suas
montagens experimentaram o boneco em múltiplas formas, criando um variado
panorama técnico e expressivo do teatro de bonecos.
Nos anos 1970 e 80, a formação
acadêmica e artística de seus fundadores imprimiu no grupo o rigor metodológico
e atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Estas
características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram
reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do
Teatro Brasileiro.
Durante os anos 2000, o Giramundo
conquistou sua sede própria, base para seu Museu, Escola e Estúdio de Animação.
Neste período o grupo concentrou sua atenção na produção de animações e
conteúdo digital. Mais recentemente, iniciou a produção e comercialização de
livros, vídeos e brinquedos, incorporando o pensamento industrial ao seu modelo
de sustentabilidade institucional.
Atualmente, o Giramundo tem
encarado seu papel no teatro brasileiro como núcleo multimídia, experimentador
de uma cena de animação, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais.
Essa mistura do teatro de bonecos – vídeo, animação, música, dança e artes
plásticas – parece ser o território do grupo no século XXI.
FICHA TÉCNICA DE ALICE
NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Texto Original:
Lewis Carroll
Direção Geral e Roteiro Adaptado: Marcos Malafaia
Direção Geral e Roteiro Adaptado: Marcos Malafaia
Direção Musical:
John Ulhoa
Assistência
de Direção: Beatriz Apocalypse
Supervisão de
Animação: Ulisses Tavares
Preparação de
Ator: Eduardo Moreira
Animação:
Ulisses Tavares, Marcos Malafaia, Guilherme Amarante, Vinícius Ladeira e Lucas
Cancela
Música Original:
John Ulhoa, Fernanda Takai e Lulu Camargo
Supervisão de
Vídeo Projeções - Ulisses Tavares
Alice Voz: Fernanda
Takai
Carroll: Beto Militani
Chapeleiro Louco Voz: Arnaldo Baptista
Carroll: Beto Militani
Chapeleiro Louco Voz: Arnaldo Baptista
Design de Bonecos
- Sandra Bianchi, Beatriz Apocalypse, Marcos Malafaia
Supervisão Construção Bonecos: Madu, Beatriz Apocalypse, Eduardo Felix
Supervisão Construção Bonecos: Madu, Beatriz Apocalypse, Eduardo Felix
Marionetistas:
Beatriz Apocalypse, Deinha Baruque, Endira Drumond, Fabíola Rosa, Mario
Apocalypse, Kdu Dos Anjos e Barbara Andalécio
Iluminação e Montagem
de Palco: Ricardo Da Mata
Figurino:
Beatriz Apocalypse e Endira Drumond
Cenografia:
Daniel Bowie
FICHA TÉCNICA - PEDRO E O LOBO
Música:
Sergey Prokofiev
Adaptação e Direção:
Álvaro Apocalypse
Bonecos e Cenografia: Álvaro
Apocalypse
Marionetistas:
Beatriz Apocalypse, Ulisses Tavares e Beto Militani
Construtores:
Ulisses Tavares, Beatriz Apocalypse e Gustavo Noronha
Iluminação:
Ricardo Da Mata
FICHA TÉCNICA EXPOSIÇÃO/CATÁLOGO
Concepção de
Projeto: Marcos Malafaia
Curadoria:
Beatriz Apocalypse, Ulisses Tavares, Marcos Malafaia
Produção
Executiva: Tamira Abreu
Produção
Brasília: Giral Projetos
Produção:
Jorge Luiz
Asssistência
de Produção: Rafael Talarico
Projeto
Expográfico: Ulisses Tavares e Marcos Malafaia
Coordenação
de Montagem: Beatriz Apocalypse
Logística:
Tito Fernandes
Lettering e
Programação Visual Estandes: Beatriz Apocalypse
Projeto
Gráfico: Marcos Malafaia, Mathews Felipe e Coletivo Touché
Construção
Cenográfica: Oficina Giramundo - Ulisses Tavares, Daniel Bowie, Barbara
Andalécio, Israel Silva, Maíra Pimenta
Preparação de
Acervo: Ricardo da Mata, Barbara Andalécio, Iara Drumond
Montagem da
Exposição: Beatriz Apocalypse, Ricardo da Mata e Ulisses Tavares
Fotografia de
Projetos: Lucas Veríssimo, Pamela Malta
Tratamento de
Imagens projetos Técnico: Ulisses Tavares
Fotografia e
filmagens: Ulisses Tavares
Textos:
Marcos Malafaia
Revisão dos
Textos: Eliana Sabino
Tradução dos
Textos: Eliana Sabino, Cláudia Figueiredo e Érika Essinger
Assessoria de
Comunicação: Um Nome Comunicação
SERVIÇO – MOSTRA MUNDO GIRAMUNDO
EXPOSIÇÃO MUNDO
GIRAMUNDO
Visitação: até 27 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria Principal da Caixa Cultural Brasília
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3206-9448
Visitação: até 27 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 21h
Local: Galeria Principal da Caixa Cultural Brasília
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3206-9448
ESPETÁCULO – PEDRO E
O LOBO (1993)
Datas e horários: 4, 5 e 6 de outubro, às 19h.
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada). Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos, doadores de item solicitado no mês e assinantes do Correio Braziliense.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 406 lugares
Informações: (61) 3206-9448
Datas e horários: 4, 5 e 6 de outubro, às 19h.
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada). Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos, doadores de item solicitado no mês e assinantes do Correio Braziliense.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 406 lugares
Informações: (61) 3206-9448
ESPETÁCULO – ALICE NO
PAÍS DAS MARAVILHAS (2013)
Datas e horários: 7 de outubro, às 19h; 8 e 9 de outubro, às 16h
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada). Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos, doadores de item solicitado no mês e assinantes do Correio Braziliense.
Duração: 76 minutos
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 406 lugares
Informações: (61) 3206-9448
Datas e horários: 7 de outubro, às 19h; 8 e 9 de outubro, às 16h
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 - Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada). Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos, doadores de item solicitado no mês e assinantes do Correio Braziliense.
Duração: 76 minutos
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 406 lugares
Informações: (61) 3206-9448
OFICINA - TREINAMENTO
DE MANIPULAÇÃO PARA MARIONETISTAS
Data e horário: 24 de novembro, das 09h às 12h e das 14h às 18h
Data e horário: 24 de novembro, das 09h às 12h e das 14h às 18h
Local: Teatro da Caixa Cultural
Carga-horária: 6h
Classificação indicativa: a partir
dos 16 anos
Público-alvo: marionetistas,
estudantes de artes, de teatro, e curiosos sobre o teatro de bonecos em geral.
Vagas: 18
Entrada franca
Informações sobre inscrições: (61) 3206-9448
==> Foto: Marcello Nicolato
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