Hume e a Epistemologia

O autor, João Paulo Monteiro, expõe aqui a visão de Hume sobre a teoria do conhecimento e da ciência, enfrentando as diversas áreas nas quais a obra humana se tornou imprescindível: Filosofia, História, Teoria Econômica, Política e Crítica da Religião.

Os três primeiros textos do livro evidenciam os temas nucleares do pensamento de Hume, relativos à teoria do conhecimento e da ciência; o quarto e o quinto ressaltam a crítica ao finalismo, enquanto o sexto especifica o discurso que precede essa crítica. Já o sétimo demonstra a relevância do confronto entre o escocês e o psicanalista Freud, em que são abordados os conceitos de prazer e de realidade propostos pelos pensadores. O oitavo texto relata a tese da continuidade entre o conhecimento comum e o teórico.

Autor: João Paulo Monteiro| 232 páginas | R$ 42,00

 

História natural da religião

Autor: David Hume | 160 páginas | R$ 34,00
História natural da religião é uma profunda reflexão sobre os princípios que dão origem à crença original e como o contexto histórico, cultural e social influencia e é influenciado pelas disposições morais e filosóficas do ser humano. O percurso de Hume leva ao entendimento de que "o bem e o mal se misturam e se confundem universalmente, assim como a felicidade e a miséria, a sabedoria e a loucura, a virtude e o vício". Por esse ângulo, a religião estaria associada a princípios sublimes, ao mesmo tempo que dá ensejo a práticas as mais vis. Uma conclusão audaz para a sua época e dramaticamente corroborada pelo cenário contemporâneo.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário