CAIXA CULTURAL BRASÍLIA RECEBE GALANGA CHICO REI DE 10 A 13 DE SETEMBRO

O espetáculo de teatro musical afro-brasileiro Galanga Chico Rei chega aos palcos da CAIXA Cultural Brasília para seis apresentações, de 10 a 13 de setembro. O musical, que tem textos e música de Paulo César Pinheiro e direção do premiado João das Neves, narra a fabulosa história de Chico, rei de uma tribo do Congo, que é trazido como escravo para o Brasil e acaba se tornando herói.

A história tradicional do país e da cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira é revista no espetáculo, que usa a tradição oral em cena com as várias versões de uma mesma história contada, muitas vezes, de forma simultânea. O cenário reproduz um quartel de congadeiro, local onde ocorrem festas e cerimônias, apresentando algumas formas fundamentais do congado e suas coreografias.

O espetáculo apresenta a congada, bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, em que os figurantes representam, com cantos, danças, cortejo, cavalgadas e levantamento de mastros, a mescla de cultos católicos com africanos. No elenco há um conjunto de congadeiros, atores, músicos e dançarinos de Minas Gerais, com expressiva trajetória artística.

Maurício Tizumba interpreta Pai Grande, o narrador da história de Chico Rei. O artista, que cresceu no Bairro Nova Esperança em Belo Horizonte e recebeu a tradição congadeira dos parentes que vieram do interior, tornou-se capitão da Guarda de Moçambique, grupo congadeiro com o qual se tornou um dos mais importantes defensores da preservação dessa manifestação.

A parceria entre Paulo César Pinheiro, João das Neves e Maurício Tizumba começou no premiado Besouro Cordão-de-Ouro, em 2006, que mostrou inovação na temática e resultou em turnê de quatro anos, um prêmio Shell de melhor música e diversas críticas positivas em todo país.

Serviço:

Espetáculo musical: Galanga Chico Rei
Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS, Quadra 04, lotes 3/4)
Dias: de 10 a 13 de setembro de 2015 (quinta-feira a domingo)
Hora: quinta e sexta-feira, às 20; sábado, às 17h e 20h; e domingo, às 16h e 19h
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos: à venda a partir de 5 de setembro – R$ 10 e R$ 5 (meia)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de brinquedo.
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

==> Foto: Irene Nóbrega

0 comments:

Postar um comentário