Brasil conquista cinco medalhas na última competição antes do Mundial de Ginástica

Os objetivos foram cumpridos pelas Seleções de Ginástica Artística na Copa do Mundo de Osijek, na Croácia. Última competição antes do Mundial de Glasgow, de 23 de outubro a 1º de novembro, os brasileiros tinham como meta, acima de tudo, realizar uma boa preparação final para o campeonato na Escócia, mas fizeram mais do que isso e subiram em cinco pódios da competição. Nas finais deste domingo (20), foram quatro medalhas, com Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano, Caio Souza e Jade Barbosa. Ontem, a estreante Thauany Araújo, de 16 anos, já havia garantido o bronze nas barras assimétricas.

"Foi uma excelente participação nesse evento", elogiou um dos técnicos da Seleção Masculina e chefe de delegação, Marcos Goto. "Os meninos conquistaram duas medalhas de ouro e uma de bronze e foi uma das melhores participações que já tivemos em etapas de Copa do Mundo. A preparação foi muito positiva para o Mundial, pois mesmo nos aparelhos que não fomos medalhistas os ginastas conseguiram notas importantes para nosso planejamento. A comissão técnica masculina parabeniza os nossos atletas Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio e Lucas por toda a dedicação e garra nessa competição. Eles trabalharam com muita disciplina e deixaram mais uma vez uma marca muito positiva da evolução da ginástica brasileira para o mundo. Parabéns para todos os profissionais envolvidos com a nossa modalidade", destacou o treinador, que agradeceu ainda o trabalho em prol da ginástica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e aos clubes dos respectivos ginastas.

Entre os homens, o campeão olímpico, mundial e pan-americano nas argolas, Arthur Zanetti, novamente foi medalhista de ouro no aparelho, com 15,750 pontos. O ucraniano Igor Radivilov veio na sequência, com 15,425, assim como o ginasta da Grã-Bretanha Courtney Tulloch, com 15,275. Lucas Bitencourt ficou em sétimo, com 14,500.

Na barra fixa, dobradinha brasileira no pódio. Arthur Nory Mariano conquistou o ouro, com 14,975, e Caio Souza o bronze, com 14,850. O argentino Nicolas Cordoba fez 14,950 e levou a prata. Caio foi ainda o sétimo colocado no salto, com 14,375.

Entre as mulheres, Jade Barbosa, líder na trave na etapa classificatória, confirmou o favoritismo e obteve o ouro, com 14,225. A húngara Dorina Boczogo ficou com a prata, com 13,575, e a atleta do Panamá Isabella Amado Medrano levou o bronze, com 13,450. Thauany Araújo, finalista nos dois aparelhos que disputou, ocupou a oitava colocação, com 12,375.

Sobre o desempenho de Thauany ontem, quando conquistou o bronze nas barras assimétricas, o treinador Francisco Porath foi só elogios a jovem. "Eu gostei muito da atuação da Thauany, porque essa foi a primeira participação dela em uma etapa da Copa do Mundo, com um sistema de competição que ela nunca tinha feito. Algumas ginastas costumam ficar inseguras na execução dos elementos, mas a Thauany superou o nervosismo e fez a parte dela", encerrou.

A delegação brasileira desembarca no Rio de Janeiro (RJ) nesta terça-feira (22) às 5h (Lufthansa, 0500).

Delegação Brasileira

Ginástica Artística Masculina
Ginastas: Arthur Zanetti, Arthur Mariano, Caio Souza e Lucas Bitencourt
Técnicos: Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Caio Buonanotte
Árbitro: Robson Caballero
Chefe de delegação: Marcos Goto

Ginástica Artística Feminina
Ginastas: Jade Barbosa e Thauany Araújo
Técnico: Alexander Alexandrov e Francisco Porath
Arbitra: Adriana Rita Alves
Chefe de delegação: Marcos Goto

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário